Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Tendências e soluções para a área da saúde em 2023

Nos últimos anos, o crescente desenvolvimento tecnológico possibilitou avanços importantes para a estrutura da saúde e, principalmente, para inovações que podem beneficiar a vida dos pacientes e também dos profissionais da área.

A tecnologia ajuda na simplificação e agilidade de processos, tornando operações cotidianas mais eficientes. Em conjunto, é claro, com profissionais qualificados no centro de todo trabalho.

Especialmente em um laboratório de análises clínicas, a tecnologia é uma aliada primordial da gestão de qualidade e fortalece a confiabilidade de cada etapa na rotina laboratorial.

A automatização proporciona integração de informações, de forma objetiva e confiável. Isso, por sua vez, traz ao laboratório um valor imenso e possibilita rotinas de trabalho mais assertivas e processos mais eficientes (tendo em vista que os colaboradores terão em mãos recursos que otimizam o exercício de suas responsabilidades).

Olhar para as tendências do campo da saúde é indispensável para aprofundar a discussão sobre a melhoria do seu acesso, bem como explorar os caminhos já disponíveis para soluções positivas sejam proporcionadas a todos – pacientes, profissionais da saúde, médicos e empresas.

Continue a leitura para conhecer algumas das tendências para a área da saúde em 2023.

Videoconsultas

As vídeoconsultas vieram para revolucionar o setor da saúde, podendo assistir diversos campos abrangidos por ele. Por meio das consultas online, o contato com atendimentos é muito mais flexível, e pode acontecer de qualquer lugar que o paciente esteja.

A popularização da Telemedicina abre portas para o tão necessário debate sobre a acessibilidade aos cuidados com a saúde. Ao evitar o deslocamento de pacientes, ela pode, por exemplo, facilitar o acesso a indivíduos impedidos de sair de casa por alguma complicação.

Antes da pandemia, o autocuidado e a saúde mental estavam em pauta, mas não eram questões tão amplamente discutidas como são hoje. 

Tendo em vista todo o contexto atual, é extremamente necessário que se ampliem as formas de oferecer atendimentos, serviços e tratamentos médicos, para que sejam cada vez mais acessíveis ao cidadão, independente do formato.

Digitalização da saúde

De acordo com uma pesquisa realizada pela CB Insights, relacionada à análise de negócios, a aceleração da transformação digital corresponde, hoje, a 40% do mercado global da área da saúde, através da atuação de startups e de outros players digitais.

É uma tendência crescente, tanto para profissionais da saúde quanto para pacientes, que apresentam um perfil cada vez mais digital. A modernização de processos no campo da saúde traz consigo incontáveis benefícios. 

A otimização de tempo e esforços, tomada de decisões mais assertiva frente à informações organizadas do negócio e o rastreamento de processos para ações mais estratégicas são apenas alguns exemplos do que a tecnologia pode proporcionar.

Nesse sentido, cabe ao profissional verificar as necessidades do seu público e, claro, do seu negócio. Com acesso constante à informação, os pacientes desejam cada vez mais se envolver em decisões referentes ao cuidado com a saúde, e esperam praticidade e eficácia na resolução de questões médicas.

Para atender tais demandas, atraindo e fidelizando pacientes, os profissionais devem sempre analisar estratégias para que o atendimento ocorra da forma mais fluida possível. Com a tecnologia certa em mãos, é possível agilizar o contato com o paciente, oferecendo a ele autonomia e serviços de qualidade e prontidão.

Inteligência Artificial

A tendência é que a IA (Inteligência Artificial) seja cada vez mais utilizada em diversos campos da saúde. 

Hoje, já é possível ordenar dados e informações específicas em algoritmos para auxiliar a prática médica, permitindo o rastreio, controle e gestão de cada etapa da jornada do paciente desde sua entrada no sistema de saúde, o que oferece mais segurança e praticidade ao serviço clínico.

Prontuários eletrônicos que acompanham o histórico do paciente e dispositivos que auxiliam a tomada de decisão médica frente a exames e cirurgias complexas, são apenas alguns exemplos de soluções em evolução que agregam recursos digitais ao trabalho.

A IA, quando aplicada no campo da saúde, é capaz de fazer com que softwares e máquinas entendam determinados padrões baseados em dados reais. Por exemplo, se uma máquina recebe milhões de imagens de mamografias, ela passa a entender que, deste total, todas que apresentam anomalias em locais específicos, são provenientes de pacientes diagnosticados com câncer. A partir deste processo, o equipamento é capaz de identificar um padrão que pode auxiliar no diagnóstico de novos exames, com ainda mais precisão e segurança

Internet das Coisas (IoT)

A Internet of Medical Things (Internet das Coisas Médicas ou IoMT) é composta por uma diversidade de dispositivos médicos e aplicativos que podem ser conectados a sistemas de assistência médica de forma online. Dispositivos médicos equipados com Wi-Fi permitem o que chamamos de uma comunicação “máquina para máquina”, que representa grandes avanços no ramo da saúde.

Os dispositivos IoMT são capazes de se conectar a plataformas de nuvem, como Amazon Web Services, que não só armazenam, mas também analisam dados capturados do paciente. 

Alguns exemplos de IoMTs incluem o monitoramento remoto de pessoas com condições crônicas, rastreamento de pedidos de medicamentos para pacientes e controle dos internados de um hospital. Além disso, existe também a possibilidade de utilizar bombas de infusão que, quando conectadas a painéis analíticos e leitos hospitalares, acompanham os sinais vitais dos pacientes através de sensores. 

Resumidamente, no campo da Internet of Medical Things, smartphones, ou weareables (“vestíveis”) como os relógios digitais inteligentes, auxiliam o monitoramento da saúde, os hábitos saudáveis e a identificação de sintomas pertinentes à jornada do paciente.

5G

A tecnologia 5G é capaz de proporcionar uma velocidade até 100 vezes maior que a do 4G, e atraso muito menor do que a geração anterior, devido a suas bandas de radiofrequência.

Com a chegada desta nova tecnologia, o envio e emissão de dados poderá ser feito de forma muito mais rápida, revolucionando não só nosso cotidiano, mas também toda a esfera da saúde de diferentes formas.

Aos pacientes, a previsão é de um acesso mais fácil aos seus dados de saúde, melhor experiência de atendimento e custos mais baixos. Para os profissionais da saúde, a comunicação em tempo real com os pacientes será agilizada. A velocidade da rede 5G permitirá que análises prescritivas, análises preditivas e dados de IA executem funções mais complexas, como determinação de diagnósticos e montagem de planos de tratamento para pacientes.

Na indústria farmacêutica, os dispositivos de IoMT podem facilitar a coleta de dados para testes clínicos e a análise de dados em tempo real deve diminuir o tempo de duração de estudos.

A telemedicina já vem sendo ampliada há algum tempo, com a disponibilização de laudos à distância e diagnósticos online. Tudo isso será fomentado pela presença do 5G, que tornará os processos mais assertivos, ágeis e dinâmico para usuários e especialistas. 

O advento do 5G também é um caminho importantíssimo para que a saúde chegue a áreas remotas. E quando olhamos para um país continental como o nosso, isso representa um avanço expressivo na qualidade de vida das pessoas e na economia para os sistemas de saúde.

Softwares de Gestão

A informatização de empresas de saúde unifica as etapas das áreas administrativas e de atendimento em um só ambiente digital. 

Essa tecnologia traz não apenas benefícios de contenção de custos expressivos para o negócio, mas também oferece algumas outras vantagens dentro do ambiente de um laboratório. Um software de gestão possibilita o uso de linhas personalizáveis, que podem ser organizadas a fim de atender requisitos e modelos específicos de diferentes laboratórios.

Inúmeras evidências demonstram que um software para laboratórios de análises clínicas projetado de forma eficiente, é significativamente eficaz para reduzir o tempo de resposta do laboratório e aumentar sua produtividade.

Muitos objetivos podem ser alcançados essencialmente pela otimização do fluxo de trabalho, automatizando o desvio ou priorização de tarefas entre diferentes profissionais, especialmente quando um deles está sobrecarregado ou existe alguma falha técnica, por exemplo.

Médicos não possuem mais a necessidade de preencher prontuários à mão, secretárias não precisam mais recorrer à fichas de bancada como sua principal forma de comunicação em laboratórios. Devido à transformação digital, podemos contar com ferramentas com sistemas que possuem rotinas de atendimento e gestão completa dos pacientes, dispensando atividades que não agregam valor à jornada de trabalho e desperdiçam o tempo dos profissionais envolvidos nos processos clínicos.

Empresas como o Autolac tem inovado todos os dias, focando naquilo que mais importa: o cuidado com as vidas.

Gostou deste conteúdo? Que tal ler um pouco mais sobre tecnologias para área da saúde?

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *