Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Por que a automatização elimina desafios de padronização para laboratórios?

Por que a automatização elimina desafios de padronização para laboratórios?

Nos últimos anos, vimos novas tecnologias digitais sendo lentamente assimiladas nos laboratórios, e a automação talvez seja a mais revolucionária.

Automação é um equipamento que pode operar com o mínimo de interferência humana, projetada para reduzir os aspectos repetitivos do trabalho no laboratório.

A automação laboratorial vem em várias formas: sistemas de gerenciamento de laboratórios, sistemas de execução de laboratório, bots colaborativos, entre outros.

Considerando os benefícios que a automação traz, não é surpreendente que ela esteja se tornando um componente-chave do movimento mais amplo para conectar o ambiente laboratorial.

Afinal, os laboratórios são ambientes altamente padronizados, projetados para garantir replicabilidade, rastreabilidade e precisão dos dados e testes.

Agora, a automação no ambiente laboratorial pode dar aos profissionais da área maior controle sobre seus instrumentos para elevar os padrões e acelerar o processo de testagem.

Quer saber como a automatização elimina desafios de padronização para laboratórios? Então confira o conteúdo que preparamos para você!

Como a automatização elimina desafios de padronização para laboratórios?

Como a automatização elimina desafios de padronização para laboratórios?

A automação transformou os laboratórios nos últimos anos, permitindo-lhes realizar mais exames, com menos profissionais envolvidos e menores custos – tudo isso ao mesmo tempo em que vem ajudando a eliminar os desafios de padronização. Saiba mais a seguir!

1. Reduz o risco de erro humano

Em primeiro lugar, a automação reduz substancialmente o risco de erro humano no laboratório.

Tarefas repetitivas que costumavam cair no domínio dos profissionais são realizadas com facilidade por soluções automatizadas. Anteriormente, ao conduzir um teste, você teria que registrar manualmente todas as saídas da máquina, uma tarefa repetitiva que levava muito tempo e esforço para ser concluída de forma adequada.

Agora, com equipamentos autônomos, os dados de saída das máquinas podem ser transmitidos diretamente para o registro eletrônico do laboratório, minimizando o risco de erro humano que vem dos especialistas registrando manualmente os dados da máquina.

A automação oferece uma solução para os problemas de risco de erros que todos encontramos no processo laboratorial, além de remover os aspectos repetitivos dos experimentos, o que permitirá que você gaste menos tempo em tarefas rotineiras e mais tempo em tarefas mais importantes.

2. Unifica os dispositivos laboratoriais

A automação também facilita as oportunidades de conectar os processos do laboratório.

Sem automação, os dispositivos laboratoriais são fragmentados em um conjunto de inúmeras soluções isoladas. O problema é que isso não se traduz em práticas laboratoriais eficazes e produtivas e não maximiza o equipamento ou o potencial do profissional.

Ao implementar um sistema autônomo no laboratório, você pode controlar dispositivos remotamente, o que oferece uma abordagem mais flexível para a realização de testes.

Você não terá mais que deixar de realizar um teste em um determinado momento só porque não está em seu horário de trabalho. Dependendo da situação, você pode controlar seus dispositivos a qualquer hora e em qualquer lugar com conectividade com a internet e receber atualizações em tempo real sobre o andamento de seu processo em seu dispositivo móvel.

3. Maximiza todos os dados gerados

A coleta mais fácil de dados existentes não é o único benefício de ter um laboratório automatizado.

Há também os benefícios que surgem dos dados extras que podem ser gerados. As máquinas não retêm apenas dados e resultados, eles também têm o potencial de coletar dados relativos à usabilidade ou condições ideais.

Essa mina de ouro de dados normalmente não é explorada e aproveitada, simplesmente devido ao tempo que levaria para registrar todos esses dados extras manualmente.

No entanto, as formas de automação permitiriam que você acesse facilmente esses dados ocultos e os transmita em um formato online para que possa usá-los para tomar decisões cruciais sobre o posicionamento da máquina e as condições para determinado procedimento.

4. Reduz os custos de testes

A automação do laboratório foi ampliada da organização em lotes de testes para a capacidade de realizar uma grande variedade de testes em um pequeno conjunto de plataformas.

Integrado com sistemas de classificação, um grande número de testes pode ser realizado por um número limitado de pessoas, eliminando a maior parte do trabalho manual.

Além disso, a flexibilidade das plataformas automatizadas permite que os testes sejam realizados em um espaço limitado, reduzindo custos com utilidades e equipamentos, fazendo com que os gastos de capital sejam amortizados em um número maior de testes.

5. Garante um processamento mais rápido

Eliminar a necessidade das pessoas manusearem amostras significa que elas podem ser preparadas para testes com muito mais rapidez.

Isso significa que os testes bioquímicos podem ser realizados rapidamente, e tecnologias de diagnóstico molecular, cromatografia líquida e até cultura microbiana e de tecidos podem ser realizadas sem a necessidade de intervenção humana.

Desta forma, os testes podem ser realizados mais rapidamente, permitindo tempos de resposta mais rápidos para os resultados.

6. Facilita a interação entre sistemas

Os sistemas de informação laboratorial têm sido usados ​​para rastrear os resultados e seguir as tendências dos pacientes.

O que a automação de laboratório pode fazer com os sistemas é permitir pedidos de testes mais sofisticados para sugerir testes que podem ser apropriados com base nos resultados.

Integradas com os sistemas de informação de saúde, essas informações podem ajudar nas decisões clínicas e orientar médicos e pacientes para tratamentos mais eficazes.

7. Permite a customização de módulos

Os sistemas de automação de laboratório são personalizáveis ​​- o número e os tipos de módulos disponíveis significam que diferentes tecnologias de teste podem ser adicionadas e removidas.

Isso dá aos laboratórios a oportunidade de evoluir com seus pacientes e com a tecnologia, fazendo com que os serviços oferecidos sejam mais relevantes para todos. Além disso, também limita o risco de obsolescência, justificando o custo de capital geral.

8. Disponibiliza mais tempo para tarefas importantes

A redução do trabalho manual significa que os profissionais do laboratório têm mais tempo livre para se comunicar com seus colegas de saúde sobre como funcionam os testes de laboratório.

Eles podem orientá-los para testes que os ajudarão a responder a perguntas clínicas de forma eficaz e evitar testes que podem ser desnecessários.

Eles também podem ajudar a explicar a ciência por trás dos testes para melhor auxiliar os profissionais de saúde quanto ao que está acontecendo com o paciente à sua frente, permitindo-lhes ajustar os tratamentos conforme apropriado.

Gostou de saber mais sobre como a automatização elimina desafios de padronização para laboratórios? Então descubra agora como seguir processos em laboratórios de análises clínicas!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *