Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como a tecnologia pode oferecer suporte aos laboratórios de análises clínicas?

Como a tecnologia pode oferecer suporte aos laboratórios de análises clínicas?

Nem é preciso dizer que a tecnologia revolucionou os laboratórios de análises clínicas, certo?

Os registros dos pacientes que antes eram mantidos em formulários de papel duplicados e confinados a qualquer pasta agora são registrados eletronicamente para fácil acesso e compartilhamento de informações.

Os testes que antes precisavam ser conduzidos manualmente agora podem ser enfileirados e gerenciados por estações de trabalho automatizadas.

O relatório de resultados, antes limitado pela velocidade do serviço, agora pode ser conduzido instantaneamente.

Ainda assim, embora o laboratório tenha se tornado mais eficiente na era digital, o ritmo acelerado do avanço tecnológico também tornou seu gerenciamento mais desafiador para muitos.

Assim, várias empresas desenvolveram soluções de software para laboratórios clínicos na forma de sistemas de gestão laboratorial para simplificar as requisições laboratoriais, o gerenciamento de testes e o relato de resultados.

Quer saber como a tecnologia pode oferecer suporte aos laboratórios de análises clínicas? Então confira o conteúdo que preparamos para você!

Por que utilizar a tecnologia como suporte aos laboratórios de análises clínicas?

Por que utilizar a tecnologia como suporte aos laboratórios de análises clínicas?

Talvez a tendência mais prevalente no mercado atual seja a ênfase cada vez maior na tecnologia e na conectividade.

Conforme dissemos anteriormente, as empresas estão adotando sistemas eletrônicos para aprimorar as comunicações laboratoriais e manter as informações dos pacientes.

Além disso, os laboratórios estão mudando cada vez mais seus relatórios de resultados para sistemas baseados na internet, de modo que os resultados estejam disponíveis sob demanda para qualquer pessoa com acesso.

Este tipo de software oferece aos laboratórios sistemas flexíveis que apresentam um design modular para se adaptar às necessidades de testes especializados.

Os sistemas personalizáveis ​​baseados em regras oferecidos por vários fabricantes fornecem uma extensão da flexibilidade oferecida pelos relatórios baseados na internet.

Os sistemas baseados em regras permitem que o usuário especifique respostas fixas do sistema de software em resposta a uma ampla gama de resultados.

Os resultados laboratoriais críticos não têm que esperar pela intervenção humana para levá-los ao próximo nível. O sistema reconhece automaticamente como necessitando de testes ou análises imediatas e adicionais.

A tecnologia dos softwares laboratoriais reduz erros e auxilia na tomada de decisões para encaminhamento de pedidos, auto-aprovação de resultados de pacientes, testes adicionais, comentários automáticos e recomendações de acompanhamento clínico.

Na verdade, muitas empresas de software estão estendendo a automação além da geração de relatórios de resultados para áreas como faturamento, chamados de planos de saúde e comunicação entre laboratórios.

Além de interfaces baseadas na internet e sistemas baseados em regras personalizáveis, existem vários outros recursos exclusivos no mercado de software de laboratório.

Utilize a tecnologia como suporte para laboratórios de análises clínicas

Embora o desenvolvimento dos softwares laboratoriais mais avançados esteja ajudando a tornar o trabalho do laboratorista mais eficiente, um sentimento comum é que o avanço da tecnologia de teste e software também pode ser um problema para profissionais limitados.

À medida que mais testes e programas se tornam componentes esperados da base de conhecimento do laboratório, mais pressão é colocada sobre os trabalhadores de laboratório para dominar essas novas ferramentas.

Sistemas totalmente adaptáveis, implementações de novos sistemas, projetos massivos de migração de dados e treinamento de usuários costumam ter um custo proibitivo ou simplesmente opressor para muitos integrantes de equipes considerarem.

As demandas de aprendizagem dessas novas tecnologias estão, de muitas maneiras, trabalhando contra a dinâmica de mudança da força de trabalho do laboratório. Há menos tecnólogos treinados disponíveis, portanto, mais trabalho é realizado por uma equipe com menos educação.

Curiosamente, porém, várias empresas viram isso como um problema que os avanços no software de laboratório clínico poderiam ajudar a aliviar. Melhorar a eficiência e a produção com menos funcionários.

A demografia da força de trabalho do laboratório influencia os designers de software a produzir sistemas que sejam mais fáceis de usar, fáceis de solucionar e que exijam tempo mínimo de treinamento.

À medida que as opções de teste se expandem, a pressão sobre o laboratorista também aumenta, quando ele passa da execução de um teste para determinar se o resultado é bom.

Este último ponto é especialmente relevante, visto que as opções de teste certamente estão se expandindo.

Tecnologia e padronização dos laboratórios de análises clínicas

Muitos softwares laboratoriais têm subsistemas projetados para complementar o hardware de laboratório específico. Isso levanta um outro ponto.

Com a maior ênfase na conectividade e nos registros eletrônicos discutidos anteriormente, um desafio associado é garantir que os sistemas sejam compatíveis.

O maior desafio que o laboratório enfrenta é a integração e a comunicação bem-sucedida de pedidos e resultados.

Uma comunidade internacional de especialistas no assunto de saúde e cientistas da informação colaboram para criar padrões para o intercâmbio, gerenciamento e integração de informações eletrônicas de saúde.

Muitas empresas estão trabalhando para tornar seus sistemas compatíveis com uma variedade de hardware de laboratório, registros médicos eletrônicos e sistemas de gerenciamento de prática.

O futuro da tecnologia para laboratórios de análises clínicas

Mudando dos desafios de hoje para o futuro da indústria de software laboratorial, muitas empresas enfatizam que a conectividade, a comunicação baseada na internet, a padronização e a automação continuarão a ser tópicos importantes nos próximos anos.

No entanto, há uma diversidade considerável de outras questões-chave levantadas. As necessidades do setor de saúde são tão amplas e expansivas que é demais para qualquer fornecedor integrado lidar.

Os melhores sistemas continuarão a existir e prosperarão para preencher as lacunas deixadas pelos sistemas legados.

As organizações estão entrando no mercado de laboratórios comerciais e mudando a estrutura de suas finanças de um centro de custo para um centro de lucro.

Eles atuam como laboratórios comerciais, solicitando clínicas e consultórios médicos, além disso, os avanços contínuos em hardwares de computadores serão utilizados por sistemas de softwares de laboratórios de análises clínicas de próxima geração.

Esperamos ver mais conectividade dentro do laboratório para novos tipos de instrumentos e dispositivos, além de suas paredes para sistemas laboratoriais e redes regionais de informação de saúde, e mais amplamente para registros e organizações de monitoramento de doenças infecciosas.

Em última análise, embora os desenvolvimentos em softwares de laboratórios de análises clínicas apresentem desafios para os laboratoristas, eles também trazem a promessa de benefícios.

Maior compatibilidade do sistema de gerenciamento, de resultados baseados na internet e de sistemas de comunicação aprimorados devem agilizar os testes e melhorar os processos em todos os sentidos.

Ao mesmo tempo, pacotes de software cada vez mais especializados e personalizáveis ​​garantirão que cada laboratório possa encontrar um sistema para atender às suas necessidades.

No final, o desenvolvimento contínuo de software laboratorial deve permitir que as tecnologias manejem uma parte maior do trabalho rotineiro, permitindo que os profissionais de laboratório apliquem suas habilidades nas áreas onde são mais necessárias.

Gostou de saber mais sobre como a tecnologia pode oferecer suporte aos laboratórios de análises clínicas? Então descubra agora como seguir processos em laboratórios de análises clínicas!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *