Com o aumento das tecnologias digitais na área da saúde, o setor vem acompanhando transformações que contribuem para uma maior praticidade tanto para gestores, como também para funcionários e clientes. Os laboratórios de análises clínicas que operam por processos manuais, agora apresentam condições para realizar atendimentos de maneira mais eficiente, rápida e organizada. Um exemplo disso é o módulo fila de atendimento do Autolac, homologado a um totem de autoatendimento.
Você provavelmente já deve ter ido realizar uma consulta e teve que enfrentar fila na recepção, desperdiçou tempo aguardando para ser chamado, teve que explicar sobre informações cadastrais erradas ou perdeu seu lugar na fila de atendimento porque outra pessoa passou na frente.
Essas situações estressantes ainda são bem comuns e, são nesses pontos que afetam negativamente não apenas o atendimento, mas a rotina de trabalho dos funcionários. Dessa forma, o totem de autoatendimento surge como uma alternativa para melhoria.
Essa tecnologia permite que os pacientes realizem uma série de tarefas de forma mais independente e organizada, oferecendo um atendimento rápido e sem a necessidade de interação direta com a recepção. Mas, o que realmente impulsiona o uso dessa ferramenta nos laboratórios é a sua capacidade de melhorar a gestão de senhas e o fluxo de pacientes.
Se você se interessou por esse assunto, continue lendo o conteúdo completo que preparamos. Nele, vamos explorar os benefícios desse sistema e como ele pode melhorar a experiência para o seu laboratório e clientes.
Totem de autoatendimento e a modernização
Os tempos em que os clientes precisavam aguardar longamente na recepção para serem atendidos já não é mais uma realidade. Hoje, as empresas contratam sistemas de automação, como os totens de autoatendimento, que facilitam o dia a dia de todos os envolvidos no processo de atendimento.
O totem de autoatendimento é um equipamento eletrônico que possui um sistema implementado que permite aos clientes realizarem algumas operações sem depender da recepção. Entre as funcionalidades mais comuns estão a emissão de senhas para o atendimento, impressão de guias de procedimentos e registro de horas de coleta de exames.
Essa ferramenta agiliza processos e elimina a necessidade de interação direta com a recepção, o que traz mais agilidade tanto para os clientes como para os profissionais que trabalham na empresa.
Relação entre o totem e a gestão de senhas no atendimento
Um dos aspectos mais fundamentais para o bom funcionamento de um laboratório que apresenta uma alta demanda e circulação de pessoas é a gestão de senhas. Organizar a ordem de atendimento, priorizar pacientes e gerenciar emergências são tarefas que exigem precisão. Qualquer erro nesse processo pode impactar na satisfação dos clientes.
Quando relacionamos a gestão de senhas ao totem de atendimento, temos uma combinação que se complementa. Isso porque, a gestão de senhas é um dos principais recursos oferecidos pelos totens de autoatendimento.
Ela permite que o cliente ao chegar no estabelecimento se registre no sistema e receba uma senha de atendimento de forma rápida e simples. O sistema, por sua vez, organiza as senhas em ordem cronológica, respeitando o pré-cadastro, ordem de chegada e emissão da senha, prioridades, entre outros.
Um dos aspectos mais fundamentais para o bom funcionamento de um laboratório que apresenta uma alta demanda e circulação de pessoas é a gestão de senhas. Organizar a ordem de atendimento, priorizar pacientes e gerenciar emergências são tarefas que exigem precisão. Qualquer erro nesse processo pode impactar na satisfação dos clientes.
Quando relacionamos a gestão de senhas ao totem de atendimento, temos uma combinação que se complementa. Isso porque, a gestão de senhas é um dos principais recursos oferecidos pelos totens de autoatendimento.
Ela permite que o cliente ao chegar no estabelecimento se registre no sistema e receba uma senha de atendimento de forma rápida e simples. O sistema, por sua vez, organiza as senhas em ordem cronológica, respeitando o pré-cadastro, ordem de chegada e emissão da senha, prioridades, entre outros.
Principais benefícios do totem de autoatendimento
Agora que já contextualizamos o que é um totem de autoatendimento e seu impacto nos estabelecimentos que oferecem serviços relacionados a área da saúde, abaixo, iremos destacar quais são os benefícios dessa funcionalidade.
Personalização
Os totens de autoatendimento podem ser configurados de acordo com as necessidades de cada laboratório. Essas configurações podem ser relacionadas ao tipo de atendimento, como exames laboratoriais, emergência, entre outros,
Especificamente sobre priorizar o atendimento de pacientes com necessidades especiais ou que demandem maior urgência, essa personalização é especialmente útil em laboratórios que operam simultaneamente e com níveis de urgência variados.
Segurança e Privacidade
O totem de atendimento contribui diretamente com a proteção dos dados pessoais dos clientes. Isso porque, nos métodos tradicionais de atendimento, os pacientes são chamados pelo nome, já com o uso do totem, essa exposição de informações não é feita.
A tecnologia também garante que o processo seja totalmente auditável. Todas as interações dos pacientes com o totem são registradas no sistema, o que possibilita o acompanhamento de qualquer incidente ou irregularidade que possa ocorrer. Além disso, as informações dos pacientes no sistema, são sempre seguras e estão protegidas em conformidade com as normas de proteção de dados, como a LGPD.
Como o Módulo Fila de Atendimento do Autolac, homologado a um totem de atendimento pode ser a solução?
Um dos grandes diferenciais do Módulo fila de atendimento do Autolac, homologado a um totem de atendimento é a sua possibilidade de ter o total acesso e controle do TAT (Tempo de Atendimento Total). Isso significa que o laboratório consegue ter uma gestão completa do tempo de atendimento, desde o momento que o cliente dá entrada no laboratório até o momento em que ele deixa o local.
Além da fila de atendimento, também tem como ter o controle da fila de coleta das amostras para análise. Assim, os coletores conseguem fazer o registro da hora exata em que as coletas são realizadas.
O Módulo Fila também apresenta a personalização das senhas. Assim, o laboratório pode personalizar os tipos de senhas que deseja oferecer aos clientes como: senha normal, prioritárias, pré cadastro entre outras. Além de escolher os tipos de atendimento como: realizar exame, entregar resultado, receber materiais, orçamentos, entre outros.
Essa integração completa elimina a necessidade de processos manuais ou de sistemas desconectados, garantindo que todas as operações sejam realizadas de forma fluida e eficiente. Isso também possibilita uma visão mais ampla e detalhada do desempenho da clínica, já que todos os dados estão centralizados em um único sistema.
O uso de totens de autoatendimento com foco na gestão de senhas representa um grande avanço para clínicas e laboratórios que desejam otimizar seus processos e melhorar a experiência de seus pacientes.
Integrado ao Autolac, esse sistema permite uma gestão mais eficiente, personalizada e segura, tornando o atendimento mais ágil e eliminando os gargalos tradicionais da recepção. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a obter o módulo fila de atendimento com do Sistema Autolac!