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8 dicas para garantir a agilidade em laboratórios de análises clínicas

8 dicas para garantir a agilidade em laboratórios de análises clínicas

Quando o mês está chegando ao fim, muitos gestores laboratoriais se esquecem daquelas metas que definiram anteriormente. Portanto, agora é a hora de olhar para os seus relatórios e ver se você está atingindo seus objetivos.

Esteja satisfeito ou não com os resultados, vamos falar sobre algumas maneiras de aumentar a agilidade e a receita do seu laboratório de análises clínicas.

Neste artigo, daremos ideias e dicas que certamente aumentarão seus resultados neste ano. Agora, você tem que trabalhar para que isso aconteça, mas, se definir metas e priorizar alcançá-las, terá sucesso garantido.

Por isso, se você quer saber mais sobre como garantir agilidade em laboratórios de análises clínicas, confira o conteúdo sobre o tema!

Como garantir agilidade em laboratórios de análises clínicas?

Como garantir agilidade em laboratórios de análises clínicas?

Para saber mais sobre como garantir agilidade em laboratórios de análises clínicas, confira as dicas a seguir!

1. Construa sua presença laboratorial

A presença é importante e deve ser uma prioridade! Se você não está conscientizando as pessoas sobre seu laboratório e seus serviços, está perdendo vendas potenciais.

Quando seus serviços de laboratório são necessários, as pessoas pensam em entrar em contato com você? Se não, isso é um problema e é hora de corrigi-lo.

A presença traz consciência. Se os clientes em potencial não souberem que você existe, eles não farão negócios com você. Para criar consciência, comece a anunciar. Coloque anúncios onde seus clientes possam vê-los. Se o seu orçamento for pequeno, tente escrever bons artigos e publicá-los na internet. É gratuito e cria consciência de forma muito eficaz.

Outra forma de aumentar a conscientização é participar de eventos e conferências do setor, como o workshops e simpósios. Melhor ainda, consiga um estande e seja um expositor. Se o seu orçamento for pequeno, seja um apresentador e faça uma apresentação informativa para um grande grupo.

Também recomendamos que você participe de eventos e conferências onde seus clientes em potencial estarão. Se a concorrência for baixa, você poderá encontrar muitos novos leads com muito pouco esforço.

Presença é a chave para construir o reconhecimento da marca. Se você não fizer isso, outro laboratório o fará. Para colher os frutos, você precisa se esforçar e estar sempre presente!

2. Inicie uma forte rede de apoio

Agora que você já está construindo uma presença, é hora de aproveitar os benefícios de criar uma forte rede de apoio.

O networking é importante e pode levar a muitas oportunidades imprevistas. Em última análise, pode ser a arma secreta para aumentar significativamente as vendas e receitas de laboratórios por meio de referências boca a boca.

As referências boca a boca são a melhor maneira de ganhar clientes valiosos e aumentar a receita. Se você não tiver certeza, consulte este artigo da Harvard Business Review. De acordo com a pesquisa, 65% dos novos negócios vêm de indicações e o valor gasto por um novo cliente indicado é 16% maior.

Para começar, saia e encontre pessoas! Melhor ainda, conheça pessoas. Para obter os melhores resultados, ajude outras pessoas, mesmo que o faça gratuitamente. Não apenas ajude, saia do seu caminho, acima e além das expectativas, para impressionar os outros.

Acredite, você será lembrado e as pessoas vão pensar em você quando precisarem do seu serviço.

Além disso, é importante trabalhar em seu argumento de vendas. Pratique-o dizendo e esteja pronto para entregá-lo rapidamente! As pessoas não têm muito tempo, então você precisa fornecer a elas apenas as informações mais importantes. Diga às pessoas o seu nome, o nome do seu laboratório e o que o seu laboratório faz. Se quiserem saber mais, perguntarão.

A rede é enorme! Sabemos que pode ser intimidador, mas as recompensas são ilimitadas. A maioria das pessoas que você conhece terá interesses semelhantes aos seus. Isso permitirá que você se comunique facilmente sem a sensação estranha. Quem sabe, você pode até fazer alguns novos amigos? Em troca, eles podem indicar sua empresa a amigos e clientes para que eles possam se beneficiar dos serviços de seu laboratório.

3. Crie as parcerias certas

Quando você está trabalhando em rede e fazendo conexões, é importante considerar o potencial de construir relacionamentos com outros laboratórios.

Muito provavelmente, você tem clientes que precisam de testes e exames que estão fora do escopo de seu laboratório. Isso significa que você deve subcontratar ou encaminhar o trabalho para outro laboratório. Ou pior, você pode perder esses clientes todos juntos para um laboratório que será um ponto único para o cliente.

Para encerrar este ciclo, tente fazer parceria com laboratórios que possam se beneficiar de seus serviços e vice-versa. Por exemplo, se você realizar testes automatizados, tente fazer parceria com um laboratório que forneça testes manuais. Juntos, seus laboratórios são mais fortes, podem fornecer melhor atendimento ao cliente e manter relacionamentos mais longos com o cliente.

Outro benefício da parceria é a capacidade de oferecer suporte a grandes contratos de trabalho. Tenho certeza de que você evitou licitar contratos ou grandes contas corporativas devido ao escopo de seus serviços. Com o parceiro certo, isso não será mais um problema. Então, junte-se e vá atrás de empregos maiores!

4. Otimize o atendimento ao cliente

A qualidade do atendimento ao cliente pode te fazer crescer ou quebrar seu negócio. É muito importante para aumentar a receita e reter clientes. Um ótimo atendimento ao cliente levará você longe, enquanto um péssimo atendimento ao cliente o levará ao fracasso, não importa o quão bom seja seu laboratório.

Você sabia que custa muito mais obter novos clientes do que reter seus clientes atuais? Os clientes têm mais probabilidade de comprar de um concorrente se o problema estiver relacionado ao serviço em relação ao preço.

Então, que tipo de experiência você oferece aos seus clientes? Pare um momento e pense sobre isso. Se você já comeu em restaurantes caros com boa comida e péssimo serviço, então sabe que realmente o deixa irritado e frustrado por gastar muito dinheiro por uma experiência terrível. Muito provavelmente, você não voltará a esse restaurante e, se o fizer, não será tão cedo. O mesmo acontece com os clientes de seu laboratório de análises clínicas.

A lição aqui é que o atendimento ao cliente e a velocidade são mais importantes do que o preço. Treine sua equipe para oferecer a seus clientes uma ótima experiência e invista em tecnologias, como a automatização do atendimento. Se você não fizer isso, eles provavelmente levarão seus recursos para outro lugar.

5. Entregue os resultados mais rapidamente

Com que rapidez seu laboratório pode gerar um resultado e entregá-lo? Se você não sabe, isso é um problema! Respostas lentas às consultas dos clientes podem estar matando sua taxa de conversão e vendas.

Coloque-se no lugar do cliente por um segundo. Você fica frustrado quando solicita um serviço de uma empresa e eles não respondem por alguns dias ou mesmo uma semana? Se você fizer isso, seus clientes também farão quando você fizer a mesma coisa com eles. O resultado é que eles levam seus recursos para outro lugar.

Portanto, monitore e acompanhe o tempo que leva para responder às solicitações dos clientes e tenha como objetivo responder todas as solicitações em um prazo alinhado ao mercado. Faça isso e observe sua taxa de conversão e aumento de receita.

6. Melhore o tempo de resposta

Quanto tempo leva para seu laboratório processar os pedidos do cliente? Se o seu laboratório leva duas semanas ou mais para processar, você precisa avaliar o seu processo.

Os clientes que recebem tempos de resposta mais rápidos normalmente se tornam clientes habituais. Além disso, eles gastam mais dinheiro em serviços, têm melhores taxas de retenção, enviam mais trabalho para o laboratório e são mais propensos a recomendar seus serviços.

Se você ainda acha que o tempo de resposta não importa, pergunte a seus clientes!

7. Garanta uma boa gestão logística

Não importa o quão rápido seja o seu tempo de resposta, você ainda precisa se preocupar com o tempo em trânsito.

Os serviços de remessa lenta podem afetar a percepção do cliente sobre o tempo de resposta geral e levar a clientes irritados.

Quando seu laboratório envia materiais que estão geograficamente próximos de sua localização, a entrega pode levar apenas um ou dois dias. No entanto, quando você envia itens em todo o país, pode levar de 4 a 6 dias. Conte esse tempo em ambas as direções e você pode acabar com clientes irritados que irão buscar serviços em outro lugar.

Para resolver esse problema, recomendamos entrar em contato com os clientes para discutir suas necessidades e expectativas. Em seguida, estude várias opções de envio que atenderão às suas necessidades.

Outra opção é adotar um software para a gestão laboratorial e otimizar o seu processo de logística, identificando falhas e tomando as melhores decisões.

8. Adote uma tecnologia eficiente

Vamos falar sobre eficiência: a arma secreta para aumentar a agilidade e a receita do laboratório! Ao tornar sua organização mais eficiente, você pode realizar mais trabalho em menos tempo e com menos recursos. Em troca, você aumentará muito a receita e a produtividade sem afetar a qualidade.

Antes de dizer que não é possível, continue lendo. Vou lhe contar o segredo para conquistar enormes ganhos! Primeiro, dê uma olhada em todo o seu processo, desde a entrada até a saída, e mapeie-o. Agora, teste seu processo e acompanhe o desempenho de cada etapa.

Se tudo funcionar sem problemas, tente sobrecarregar cada estágio de forma independente e procure redundâncias e gargalos.

Quando você encontrar os pontos fracos do seu processo, formule soluções que irão melhorar o desempenho geral. Use um software para gestão laboratorial para ver qual mudança apresentará a maior melhoria. Continue testando seu processo até que você o tenha otimizado para o rendimento máximo.

Quando começar a avaliar os processos de laboratório para reduzir o tempo de retorno, precisará do apoio de uma tecnologia eficiente. Usando esse recurso, conseguirá rastrear facilmente o desempenho e encontrar os gargalos.

Quando removemos os gargalos, aumentamos a agilidade e o rendimento. Não só melhoramos o tempo de resposta, mas também conseguimos faturar as demandas com mais rapidez e melhorar nosso fluxo de caixa.

As dicas que fornecemos aqui não são complexas. Com um pouco de comprometimento com a melhoria e a definição de metas, você pode facilmente causar um grande impacto na agilidade de seu laboratório – além de aumentar os ganhos financeiros sem qualquer investimento extra em vendas ou marketing.

Agora, não estamos dizendo que as vendas e o marketing não são importantes, porque são – e muito! Em vez disso, estamos dizendo que muitas vezes culpamos as influências externas por nossos problemas, em vez de nos concentrarmos na solução de questões internas.

Então, experimente essas dicas e não deixe de entrar em contato com a gente para saber como podemos ajudar você a garantir mais agilidade para o seu laboratório de análises clínicas!

Gostou de saber mais sobre como garantir agilidade em laboratórios de análises clínicas? Então não deixe de conferir como escolher um software de fácil implementação para laboratórios!

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