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Como garantir um atendimento rápido para os pacientes em laboratórios?

Como garantir um atendimento rápido para os pacientes em laboratórios?

Garantir um atendimento rápido para os pacientes do seu laboratório de análises clínicas faz com que eles se sintam mais satisfeitos e, consequentemente, com que os seus lucros aumentem. Mas como fazer isso sem perder a qualidade?

Os laboratórios de análises clínicas estão adotando tecnologias inovadoras em um ritmo mais rápido do que nunca, mas o gerenciamento clínico do fluxo de trabalho continua sendo um ponto problemático para muitos deles.

Como os profissionais da área enfrentam pressão para fazer mais em menos tempo, ferramentas de tecnologia parecem uma solução prática, mas a implementação de novas tecnologias nem sempre resolve problemas de fluxo de trabalho.

Por isso, na hora de adotar uma tecnologia para garantir um atendimento rápido em seu laboratório, vários questões precisam ser levadas em consideração.

Quer saber mais sobre como garantir um atendimento rápido para os pacientes em laboratórios? Então confira o conteúdo sobre o tema!

Como garantir um atendimento rápido para os pacientes com automação e tecnologia?

Como garantir um atendimento rápido para os pacientes com automação e tecnologia?

Acompanhe a seguir algumas dicas que ajudarão você a garantir um atendimento rápido para os pacientes do seu laboratório de análises clínicas!

Aproveite todas as oportunidades para otimizar e automatizar tarefas manuais

Um dos principais ativos de um laboratório de análises clínicas é a experiência dos pacientes que atendem.

Já se foram os dias em que os funcionários precisavam fazer ligações para informar os pacientes sobre seus exames. Se o seu laboratório ainda gasta muito tempo com isso, pode mudar tudo usando o software para laboratórios.

Existem milhões de maneiras pelas quais os laboratórios podem usar a tecnologia para otimizar seus processos. Por exemplo, a adoção de um registro eletrônico ajuda a reduzir o tempo gasto na busca de arquivos em papel e a se livrar da papelada.

Os sistemas eletrônicos garantem que todos os registros estejam disponíveis em qualquer local. Os laboratórios também podem tirar proveito da tecnologia de imagem corporativa para capturar, gerenciar, visualizar e analisar todo o seu conteúdo clínico de multimídia para aprimorar seus registros eletrônicos.

Dessa forma, fica mais fácil enviar lembretes sobre os exames aos pacientes por meio de diferentes tipos de recursos, como e-mails, SMS e Whatsapp.

Elimine os papéis para automatizar o atendimento e remover gargalos

Se você deseja criar uma experiência positiva de visita ao paciente, a automação sem papel é um bom começo.

A simplificação das tarefas administrativas associadas à visita de um paciente às suas instalações pode fazer muita diferença para a satisfação do paciente e a produtividade da equipe.

Todo o fluxo de trabalho da visita do paciente – desde a entrada até a saída – pode ser automatizado para remover gargalos e melhorar o fluxo do atendimento.

Adote softwares específicos para laboratórios que possam melhorar o fluxo de trabalho, a usabilidade e a segurança do paciente

O fluxo de trabalho, a usabilidade e a segurança do paciente podem ser aprimorados através de um software específico para laboratórios de análises clínicas.

As lições aprendidas com a implementação de um software para melhorar o fluxo de trabalho no laboratório fornecem um primeiro passo para mudar de uma perspectiva apenas centrada no faturamento e passa a mostrar também como manter informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre os pacientes.

Essas recomendações apontam o caminho para um sistema de gerenciamento que incorpora noções mais amplas de suporte ao gerenciamento de carga de trabalho, suporte ao fluxo flexível de pacientes e tarefas, permitindo trabalho distribuído entre os membros da equipe clínica e suporte ao rastreamento dinâmico de etapas nas tarefas que têm distribuições de tempo mais longas.

Implemente sistemas de laboratório clínico para ajudar na tomada de decisões complexas

Ao automatizar e padronizar o processo de tomada de decisão através da implementação de sistemas de informações do laboratório, o laboratório pode diminuir a margem de erro humano e aumentar a qualidade dos resultados.

Novos sistemas de informação e tecnologia de ponta permitem o monitoramento constante das funções do analisador, alertando a técnica quanto ao comprometimento de qualquer aspecto do teste, simplificando a tomada de decisões complexas para otimizar o fluxo de trabalho do laboratório e o processo de gerenciamento de resultados.

Os sistemas de gerenciamento de dados ajudam a determinar o custo dos erros causados ​​por práticas de trabalho ineficientes e visam minimizar as chances de perda.

Ao rastrear o trabalho e os resultados, o laboratório vai começar a ver uma diminuição na duplicação do trabalho, nas decisões clínicas errôneas e no uso ineficiente dos recursos.

Colete os dados do paciente no pré-atendimento

Há uma oportunidade de envolver os pacientes em um fluxo de trabalho de pré-atendimento antes mesmo de pisar no local, por meio de qualquer dispositivo pessoal, como laptop, smartphone ou tablet.

Vários itens entram em um fluxo de trabalho de pré-atendimento, alguns dos quais podem incluir uma confirmação, uma atualização das informações demográficas e de plano de saúde de um paciente, o preenchimento de formulários ou questionários e pagamento de faturas.

A coleta antecipada dessas informações tem um grande impacto quando se trata de algo que precisa ser enviado ao paciente, como lembretes de compromissos, cobranças, prescrições de pedidos por correio e demais resultados de laboratório.

Procure os parceiros certos de tecnologia

Procure fornecedores que não apenas sejam especialistas em TI, mas que também sejam especialistas no mercado laboratorial, para que assim possam aproveitar os conhecimentos sobre as rotinas dos laboratórios.

Antes de selecionar uma tecnologia, peça aos possíveis fornecedores que realizem uma avaliação do fluxo de trabalho mostrando o impacto de suas soluções ou plataformas.

O mapeamento de lacunas em certos processos esclarecerá como a tecnologia realmente funcionará em pontos críticos da prestação de assistência ao paciente. Os fornecedores de tecnologia também devem entender a importância da segurança e conhecer os regulamentos e protocolos de privacidade mais recentes.

Verifique a experiência do fornecedor em trabalhar com laboratórios de análises clínicas e peça também uma lista das credenciais de segurança obtidas.

Reduza os não comparecimentos com lembretes automáticos

Usar um serviço de notificação automatizado para enviar lembretes de compromisso por texto ou email é uma boa idéia, mesmo se você já esteja fazendo chamadas telefônicas para lembrar.

Ele fornece um caminho adicional para alcançar os pacientes e, se você tiver um dia em que não é viável fazer chamadas de lembrete, ainda terá suas bases cobertas se puder contar com os lembretes automáticos.

Desta forma, esses serviços são tão úteis e fáceis de implementar que não faz sentido não usá-los.

Adote alternativas digitais para substituir processos analógicos

A interoperabilidade continua sendo um desafio para a troca contínua de informações e documentações dentro e fora dos laboratórios.

Isso leva à persistência de tecnologias desatualizadas que podem ser um grande dreno na produtividade, como pagers, aparelhos de fax, registros em papel. Todas as funções críticas atendidas por esses processos manuais e analógicos poderiam ser significativamente melhoradas com equivalentes digitais.

Aproveite os recursos tecnológicos para humanizar o atendimento

A tecnologia tem potencial para fornecer informações aos laboratórios quando surgirem questões de diferentes ordens.

Os esforços atuais para manter os laboratórios atualizados sobre os desenvolvimentos mais recentes carecem de personalização, portanto, os profissionais da área  perdem tempo revisando o que já sabem ou examinando conteúdo que não é diretamente relevante para suas práticas.

Por outro lado, a tecnologia pode personalizar o conteúdo que os profissionais que precisam e desejam, analisando dados sobre a prática, atendimentos e pesquisas online de avaliações formais concluídas automaticamente.

Reduza os custos com a adoção de uma tecnologia eficiente

Com a adoção de um software laboratorial de qualidade, além de eliminar a necessidade de um time de TI em todo o laboratório, para evitar redundâncias ou ineficiências, a digitalização também permite a entrega rápida e consistente dos principais serviços ao paciente.

À medida que o setor laboratorial continua a se transformar, a digitalização desempenha cada vez mais um papel central no suporte a fluxos de trabalho, especialmente em áreas como registros eletrônicos e traz implantações de dispositivos, trabalho remoto e integridade conectada.

É fundamental investir nas tecnologias certas e em uma rede sólida para executar essas soluções. Além disso, para fechar a lacuna sobre o atendimento, os laboratórios precisam de sistemas de TI que funcionem e sejam construídos para que o futuro continue lucrativo

Considere a usabilidade na hora de escolher soluções laboratoriais

Embora os profissionais do setor laboratorial tenham relatado um alto nível de uso e satisfação com certos recursos de TI, ainda existem vários desafios com a usabilidade.

O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia indicou que a usabilidade é frequentemente negligenciada na adoção de sistemas.

A TI de integridade não projetada e implementada para dar suporte ao processo de diagnóstico pode aumentar a vulnerabilidade a erros de diagnóstico. Por isso, na hora de escolher uma solução para o seu laboratório, é preciso avaliar os requisitos cognitivos e de fluxo de trabalho.

Se um sistema de suporte à decisão clínica depender da iniciativa do laboratório, recomendamos que o uso do sistema seja cuidadosamente monitorado e que sejam tomadas medidas para garantir que os profissionais do setor acessem o recurso conforme pretendido.

Por meio de todas essas medidas, o seu laboratório será capaz de garantir um atendimento rápido e eficiente aos seus pacientes e, consequentemente, a satisfação dos mesmos e o aumento dos lucros.

Gostou de saber mais sobre como garantir um atendimento rápido para os pacientes em laboratórios? Então não deixe de conferir o conteúdo sobre melhoria contínua para laboratórios: 5 dicas essenciais!

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