Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Por que investir em tecnologia para laboratórios de análises clínicas?

Por que investir em tecnologia para laboratórios de análises clínicas?

Para os laboratórios de análises clínicas sobrecarregados, as soluções tecnológicas apresentam uma oportunidade de obter resultados de testes consistentes e precisos, padronizados pelo setor e reproduzíveis.

Como um subproduto do uso da tecnologia no laboratório, os requisitos de fluxo de trabalho diário se tornam mais eficientes e eficazes e, assim, a equipe se torna mais produtiva.

O uso de tecnologia no laboratório de análises clínicas também se mostrou econômico e lucrativo para os laboratórios que aproveitaram os benefícios que as soluções oferecem, como a organização de dados e o fluxo de trabalho simplificado.

Por isso, se você quer saber mais sobre os motivos para investir em tecnologia para laboratórios de análises clínicas, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Conheça os principais motivos para investir em tecnologia para laboratórios de análises clínicas

Conheça os principais motivos para investir em tecnologia para laboratórios de análises clínicas

A tecnologia oferece a assistência necessária por meio de soluções de software projetadas para agilizar os fluxos de trabalho do laboratório, aumentando a precisão dos resultados dos testes e a produtividade geral, ao mesmo tempo que reduz o risco de erros humanos práticos.

Mesmo assim, ainda existem laboratórios que não adotaram o uso de tecnologia por vários motivos.

Um dos maiores obstáculos para instalar e integrar um sistema para a gestão laboratorial é geralmente a idade e o tamanho da infraestrutura existente no laboratório. Para laboratórios menores e de baixo volume, o custo para substituir a infraestrutura existente por novos sistemas – presumindo que o novo sistema ocuparia a mesma quantidade de espaço e não exigiria mais – tradicionalmente manteve a ideia fora do alcance financeiro. Por outro lado, laboratórios maiores são os principais candidatos para usar soluções tecnológicas simplesmente porque suas demandas são maiores, sua equipe é maior e as chances de obter um retorno sobre o investimento bem-sucedido também são melhores, em sua maioria.

Mas hoje, sabemos que existem opções de softwares para gestão laboratorial com alta qualidade e custo acessível, mesmo para os pequenos laboratórios.

Ao revelar fatores atuais ou variáveis ​​que afetaram o uso ou a adoção de tecnologia em seus laboratórios, a resposta mais comum são as novas habilidades de teste ou as mudanças regulatórias nacionais ou internacionais.

Muitos laboratórios também apontam questões relacionadas a orçamento e custos, bem como questões corporativas, falta de pessoal e recursos, restrições de espaço e questões relacionadas à tecnologia e treinamento.

A importância da adoção de um software para gestão laboratorial

Considerando a enorme quantidade de dados gerados pelos laboratórios de análises clínicas, há uma necessidade de um lugar para abrigar tudo e organizar até que sejam necessários.

É aqui que os laboratórios podem se beneficiar de ter sistemas para gestão laboratorial em funcionamento! Para garantir não só a privacidade e segurança dos dados do paciente, mas também a recuperação rápida dos dados do paciente quando o diagnóstico e o tratamento precoce forem equivalentes a esforços para salvar vidas.

Esse tipo de sistema serve para reduzir as tarefas manuais repetitivas do laboratório, permitindo um maior processamento de dados e gerenciamento de resultados sem as mãos.

A maioria dos profissionais que adotam esse tipo de recurso em suas rotinas relatam que o utilizam para pedidos eletrônicos e resultados. Eles também alegam que a conectividade de dados clínicos é o segundo motivo, seguido em importância por menos intervenção manual, atendimento ao cliente e agendamento online. Além disso, podem ser incluídos o planejamento e otimização de estoque, a otimização da receita de vendas, a maior precisão das previsões, a revisão de qualidade e a geração de relatórios.

A principal prioridade ao considerar uma tecnologia inclui o uso de um software para a gestão laboratorial, especialmente pela maior segurança do paciente, melhor fluxo de trabalho, integridade de dados, segurança e escalabilidade, bem como conectividade total. Outras opções listadas são os relatórios avançados e a maximização dos lucros.

Atrás das portas de qualquer laboratório clínico, certas conversas tendem a se repetir. Essas conversas geralmente começam e terminam com a mesma palavra: orçamento.

Por exemplo, quando um gestor de laboratório alega a necessidade de contratar mais funcionários, quase sempre é informado de que não há orçamento para isso.

Espera-se que os laboratórios clínicos produzam dados confiáveis ​​sob maior pressão e restrições de tempo de médicos que estão ansiosos para iniciar o tratamento do paciente assim que tiverem os resultados dos testes em mãos. Às vezes, pode parecer o maior obstáculo no atendimento ao paciente.

Mas há algumas boas notícias relacionadas a utilização da tecnologia em laboratórios de análises clínicas: os clientes tendem a aumentar em comparação ao período anterior a utilização deste tipo de recurso, os clientes se tornam fidelizados após a adoção de alguns tipos de tecnologia e o lucro é, certamente, maximizado

As boas notícias continuam com relação ao uso da tecnologia para apoiar a operação e o gerenciamento do laboratório! Os relatórios automatizados têm sido usados como ferramentas para definir estratégias de preços de produtos, participação de mercado, maximizar o lucro, entre outras tomadas de decisão.

Os desafios tecnológicos precisam ser superados

Quais são os planos para o futuro do seu laboratório? Quais as áreas que gostaria de ver seu laboratórios expandido no futuro?

A resposta mais popular a essa pergunta está relacionada aos testes de monitoramento do estado de doenças crônicas, as ferramentas escaláveis ​​para expandir o diagnóstico molecular, os testes de sequenciamento de última geração, os testes de patologia anatômica e serviços de análise genética e as soluções que automatizam a gestão laboratorial.

Além disso, a maioria dos laboratórios esperam que no futuro possam contar com itens, como os melhores recursos de gerenciamento laboratorial, melhores equipamento, fluxo de trabalho e integração, testes de doenças infecciosas emergentes, mais funcionários, mais espaço, mais ferramentas de alcance, integração, mais interface entre hospitais ou clínicas, maior eficiência, mais interfaces de instrumentos sem fio, mais suporte tecnológico e nova instrumentação para expandir menus de teste.

Quando questionados sobre sua principal prioridade estratégica de tecnologia para sua organização nos próximos três anos, a maioria dos gestores de laboratórios dizem que é a otimização da análise de dados para apoiar a gestão do laboratório.

Isso serve para nos lembrar que a maioria dos laboratórios de análises clínicas estão usando ou planejando usar a tecnologia para análises no futuro.

Ao detalhar sobre os desafios que suas organizações enfrentam ou enfrentarão nos próximos três anos em seu ambiente de planejamento e previsão, como evidência clara das preocupações dos gestores laboratoriais com o orçamento e as demandas do laboratório, as respostas mais populares são as finanças, a equipe e o lucro.

As soluções para gestão laboratorial vieram para ficar

Como muitas áreas da saúde, os laboratórios de análises clínicas estão em constante mudança, com produtos e tecnologia destinados a beneficiar e melhorar todos os aspectos do atendimento ao paciente.

À medida que os pacientes passam pelo ciclo de atendimento com especialistas, o papel do laboratório é indiscutivelmente a parte mais importante da equipe de tratamento de um paciente. No entanto, como os médicos continuam a confiar no laboratório de análises clínicas para obter os resultados de testes que os ajudam a criar planos de tratamento, o mercado precisará fornecer o financiamento e a equipe necessários para atender às demandas crescentes de diagnóstico, doença e gerenciamento de dados.

Conforme os laboratórios de análises clínicas tentam acompanhar as necessidades de teste e gerenciamento de dados que não mostram nenhum sinal de declínio, as administrações terão de encontrar novas fontes de receita que permitam aos laboratórios integrar soluções que se concentram na eficiência e produtividade, como softwares para gestão laboratorial e sistemas automatizados.

As tendências em laboratórios de análises clínicas provam que é somente por meio de opções tecnológicas com visão de futuro e profissionais competentes que os laboratórios serão capazes de superar os desafios que existem hoje, bem como enfrentar qualquer novo obstáculo que apareça no futuro.

Gostou de saber mais sobre como ser um laboratório de análises clínicas reconhecido? Então não deixe de conferir o conteúdo sobre melhoria contínua para laboratórios: 5 dicas essenciais!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *