Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Qual a importância da tecnologia laboratorial?

Qual a importância da tecnologia laboratorial?

Um laboratório de análises clínicas pode ser mais eficiente quando equipado com tecnologia de qualidade que auxilia no funcionamento rápido e preciso.

Os avanços científicos em equipamentos de laboratório, bem como uma metodologia de teste que estão disponíveis atualmente, podem ser utilizados em laboratórios de grande e pequena escala.

Por isso, vamos falar sobre algumas tendências que podem tornar um laboratório de análises clínicas muito mais eficiente por meio da tecnologia.

Quer saber qual a importância da tecnologia laboratorial? Então confira agora mesmo o conteúdo que preparamos para você!

Saiba mais sobre a importância da tecnologia laboratorial

Saiba mais sobre a importância da tecnologia laboratorial

Precisamos explorar como os laboratórios de análises clínicas podem agregar valor ao atendimento ao paciente e às operações organizacionais economizando tempo e espaço por meio da automação.

No ambiente de saúde de hoje, os laboratórios são responsáveis ​​por agregar valor de uma forma que tenha um impacto positivo nos resultados dos pacientes e apóie as metas organizacionais por meio de cuidados com boa relação custo-benefício.

O fundamental para isso é garantir a eficiência do laboratório. Uma das contribuições mais significativas para a eficiência nas últimas décadas foi o desenvolvimento da automação laboratorial.

Como os sistemas automatizados combinam várias funções em uma única unidade, eles também permitem que os laboratórios aumentem os volumes de teste sem adicionar membros na equipe ou requisitos de espaço.

Na verdade, em alguns casos, os requisitos de espaço podem ser reduzidos e o tempo da equipe liberado para trabalhos de maior valor.

Por isso, saiba mais sobre a importância da tecnologia laboratorial!

Redução dos custos laboratoriais por meio da tecnologia

Agora você pode evitar máquinas enormes que ocupam espaço e trazer equipamentos menores para substituí-las

Com cada vez mais aparelhos de laboratório disponíveis em tamanhos menores, o que você obtém como um grande benefício é mais espaço livre no laboratório. Por exemplo, amostras anteriores foram armazenadas usando uma série de válvulas e bombas.

Hoje, os suprimentos de laboratório podem fornecer chips integrados que utilizam formas de componentes fluídicos para executar funções múltiplas.

Da mesma forma, o tamanho da amostra também diminuiu do tamanho do tubo de ensaio individual para bandejas de microtitulação.

Deste modo, o equipamento menor oferece os benefícios de mais espaço na bancada, menos mão de obra e custos mais baixos.

Aumento da produtividade por meio da tecnologia laboratorial

A organização de um laboratório tem um efeito direto na produtividade e é fundamental para garantir um fluxo de trabalho eficiente e contínuo.

Deve haver espaço suficiente para que o trabalho permaneça desimpedido e a segurança dos funcionários seja mantida.

Os avanços na automação permitiram que os tecnólogos se afastassem das bancadas manuais compartimentadas, o que deu aos laboratórios mais oportunidades de personalizar seus espaços e projetar seus fluxos de trabalho.

Somado a isso está a disponibilidade de uma variedade de sistemas – desde a automação total do laboratório até os módulos pré e pós-analíticos.

Isso oferece aos laboratórios maior controle sobre seus espaços de trabalho e projetos, e permite que eles escalem os produtos de acordo com os volumes de teste, tamanho do laboratório e requisitos de custo.

Além disso, permite aos laboratórios a flexibilidade para se adaptar e crescer com as mudanças nas necessidades e oportunidades relacionadas à tecnologia, atendimento ao paciente e objetivos organizacionais.

Uma área em que a automação melhorou significativamente os processos é durante as atividades pré-analíticas.

Essas etapas incluem entrada de pedido, centrifugação, verificação de código de barras, verificação de amostra e muito mais.

Esta fase de teste é a mais trabalhosa e envolve uma série de etapas. Além disso, até 75% dos erros de laboratório ocorrem durante as atividades pré-analíticas.

Automatizar tarefas pré-analíticas tem o potencial de tornar as operações do laboratório mais eficientes e seguras, entretanto, os laboratórios devem equilibrar os benefícios da automação com as restrições de custo e espaço.

Sistemas autônomos pré-analíticos automatizados ou unidades de bancada têm oferecido um sinal do que é possível com automação laboratorial.

Garantia de segurança e tecnologia laboratorial

Um ambiente controlado é um pré-requisito para que os testes de laboratório garantam resultados  eficientes.

A tecnologia inovadora também pode ajudar aqui. Instalar sistemas de alerta que registram e enviam dados para uma central pode ser útil para alertar sobre qualquer mudança desagradável no ambiente de laboratório.

Assim, mudanças repentinas na temperatura, por exemplo, podem ser notificadas por meio de smartphones. Além disso, a tecnologia facilita o trabalho ao permitir o monitoramento de testes de locais remotos por meio de computadores ou telefones.

Outra vantagem para os profissionais da área é o compartilhamento instantâneo dos resultados. Isso não apenas melhora a colaboração, mas o laboratório também se torna mais produtivo.

Economia de recursos por meio da tecnologia laboratorial

É necessário que os laboratórios se tornem mais sustentáveis, graças aos seus maiores requisitos de energia em comparação com outros tipos de empresas.

A fim de explorar recursos sustentáveis, o conceito de “laboratório aberto” está ganhando popularidade nos últimos anos, em que o acesso é permitido para compartilhar equipamentos e recursos caros para que a energia e os custos possam diminuir.

O descarte inteligente de resíduos e a compra de itens de laboratório feitos de material reciclado, além de preservar o meio ambiente, também garante a economia.

Com acesso avançado e tecnologia inovadora em softwares, os profissionais podem trabalhar com suas melhores habilidades e adotar uma estratégia muito mais eficiente.

A tecnologia tornou a automação mais aplicável do que nunca, como dissemos, ferramentas que eliminam tarefas manuais e que podem concluir várias tarefas ao mesmo tempo estão tornando os laboratórios altamente eficientes.

Maiores níveis de automação, conforme introduzidos, ajudam na entrega de resultados de testes em microssegundos hoje.

Tendo economizado tempo no registro de dados, os laboratórios podem se concentrar mais na análise crítica de dados.

Neste contexto, vários setores de automação já surgiram, por exemplo, genômica, robótica e triagem primária para a melhoria dos laboratórios e do seu funcionamento.

Gostou de saber mais sobre a importância da tecnologia laboratorial? Então descubra agora como seguir processos em laboratórios de análises clínicas!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *