Sabemos que um laboratório de análises clínicas que busca crescimento sustentável precisa olhar para o futuro, planejar com estratégia e investir com visão de longo prazo. Nesse contexto, a métrica TCO (Total Cost of Ownership) — ou Custo Total de Propriedade — é uma importante aliada. Ela permite avaliar de forma completa os custos envolvidos na aquisição de bens ou contratação de serviços, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas e eficientes.
Mas, se você sabe o que é o TCO é mais importante ainda, sabe como calculá-lo? Neste artigo trouxemos esses assuntos de maneira detalhada e ainda explicamos como utilizar essa métrica para contratar o Autolac.
O que é o TCO?
O TCO ou Custo Total de Propriedade é uma métrica utilizada por empresas que analisa o custo total de um ativo, um bem a ser comprado, um serviço contratado ou um investimento a longo prazo. Ela não considera apenas o custo inicial, mas sim todos os custos adicionais como o de operação e manutenção.
O TCO para laboratório de análises clínicas também é utilizado para comparar as opções disponíveis, ajudando a identificar o melhor valor a longo prazo, mesmo que o preço inicial seja mais alto. Além disso, a métrica também identifica os setores onde os custos podem ser diminuídos ao longo do ciclo de vida de um produto.
Como calcular o TCO para laboratório de análises clínicas?
Para calcular está métrica deve-se fazer um cálculo matemática:
Custo de Aquisição + Somatória dos custos associados [operacionais + manutenção + downtime + treinamento + descarte + custos ocultos] – o valor do equipamento após a depreciação.
A importância de utilizar o TCO nas tomadas de decisões
Utilizar a métrica do Custo Total de Prioridade para laboratório de análises clínicas, como dito anteriormente neste artigo, pode ajudar os laboratórios a tomarem decisões mais estratégicas e precisas.
Ela tem um grande impacto no setor financeiro, pois ajuda a compreender quais serão os efeitos de uma decisão de compra. O TCO fornece uma visão mais ampla do custo total de um produto e assim contribui para compras mais inteligentes.
Um exemplo que podemos idealizar disso: imagine que você é proprietário de um laboratório de análises clínicas e está buscando um software de gestão para a sua empresa. A primeiro momento, você é atraído por aquele que tenha o menor preço inicial, correto?
Porém, utilizando o TCO, em vez de escolher o software pelo preço inicial, você entende que a longo prazo com os custos de manutenção, suporte e atualizações, pode tornar esse software “barato” mais caro.
Assim, um software mais caro no início pode ser mais econômico a longo prazo.
Como o TCO para laboratório de análises clínicas pode ser um aliado para escolher o Autolac CLOUD?
Quando observados o Custo Total de Prioridade em relação ao software Autolac, temos uma dualidade entre o Autolac Local e o Autolac Cloud.
Escolher por uma opção local a primeiro momento pode parecer algo benéfico, principalmente porque o equipamento está ali, diante dos seus olhos, criando uma sensação de maior controle e segurança, além também do custo inicial parecer mais “barato”.
Porém, quando utilizamos a métrica do TCO para laboratório de análises clínicas, percebemos que manter a versão local pode gerar mais gastos e trabalhos ocultos. Abaixo, listamos alguns itens que serão importantes no momento de adquirir um software local.
- Servidores locais requerem investimentos contínuos;
- Equipamentos como, no-breaks, racks, switches, entre outros, são muito caros;
- Ar-condicionado 24/7 para evitar superaquecimento;
- Ambiente seguro, protegido, e compatível com os requisitos do hardware.
- Servidores consomem energia o tempo todo;
- Falhas em componentes físicos exigem uma equipe disponível para suporte;
- Licenças de sistemas como firewalls e antivírus;
- Planos de recuperação diante de desastres ou falhas que podem ser lentos e limitados;
Isso faz com que, por mais que no primeiro momento manter a versão local de um software seja mais barata, quando observamos o cenário a médio e longo prazo percebemos que no decorrer do tempo os gastos que os laboratórios terão para manter o software podem ser bem mais altos.
Como já citado neste artigo também, o TCO para laboratório de análises clínicas ajuda a analisar e escolher a melhor opção entre as disponíveis e no caso do Autolac, a versão Cloud é uma boa opção.
Ao escolher a versão Cloud, por mais que seja uma opção com um custo inicial mais alto, a longo prazo os laboratórios de análises clínicas não precisarão de muitos investimentos ou terão custos desnecessários, fazendo com que essa seja uma opção mais econômica.
Com o Autolac Cloud, não há necessidade de comprar servidores ou criar uma sala climatizada, sem manutenção ou atualizações de hardware, nenhum pagamento adicional além de sua assinatura mensal com vantagens previsíveis, utilização do sistema diretamente no Windows, tablets, notebooks ou smartphones, entre muitos outros benefícios.
Além desses, outros benefícios que a versão Cloud oferece:
- Economia significativa de energia e operação.
- Compliance com a LGPD e outras regulamentações, garantindo conformidade legal em todas as operações.
- Suporte técnico especializado 24/7.
- Operações sem interrupções e acesso em qualquer lugar.
- Link de 1 Gbps externo e 40 Gbps entre servidores internos, garantindo performance superior.
Conclusão
Por fim, podemos concluir neste artigo que o TCO para laboratório de análises clínicas é um recurso muito benéfico, principalmente para analisar sistemas de gestão que realizarem suas rotinas.
O Custo Total de Prioridade vem como algo positivo que ajuda os gestores de laboratórios a trabalharem com decisões econômicas de verdade para as empresas, pensando no futuro, no desenvolvimento do negócio e crescimento a longo prazo.
Ao utilizarmos a métrica para analisar o Autolac Cloud e o Local, percebemos que o Autolac Cloud é o que performa melhor. Por mais que a primeiro momento ele tenha um custo inicial maior, ao longo do tempo ele não precisa de grandes investimentos e gastos com manutenção, atualizações e etc para continuar entregando qualidade e ajudando no funcionamento dos laboratórios.
Ficou interessado em saber mais sobre o Autolac cloud? Entre em contato com o nosso time comercial e saiba como o sistema pode modernizar seu laboratório e ajudar a automatizar os processos.
