Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

10 dicas para melhorar o laboratório

10 dicas para melhorar o laboratório

Aumentar a eficiência em seu laboratório de análises clínicas deve ser uma prioridade para garantir resultados de qualidade, produção eficiente e o retorno financeiro contínuo.

Por isso, implementar o processo correto, otimizar os recursos e fazer o gerenciamento de pessoas adequadamente ajudará na tentativa de aumentar o reconhecimento laboratorial e o bem-estar da equipe, minimizando o desperdício de tempo e energia.

A seguir falaremos sobre algumas dicas para ajudá-lo a melhorar a eficiência do seu laboratório sem tomar caminhos que reduzam a qualidade ou sobrecarregam a sua equipe.

Quer saber mais sobre dicas para melhorar o laboratório? Então confira o conteúdo sobre o tema!

Dê atenção à sua equipe

1. Dê atenção à sua equipe

Ter as pessoas certas nas funções certas é fundamental para garantir a máxima eficácia em qualquer ambiente de trabalho.

Todos precisam conhecer o escopo de suas funções e ter a educação e a experiência para desempenhá-las sem muito aprendizado adicional. No entanto, também é importante que eles continuem a aprender e a ganhar experiência. Além disso, é essencial que permaneçam motivados para atingir seus objetivos.

A liderança do laboratório precisa garantir que a equipe tenha tudo o que é necessário para desempenhar suas funções e preservar altos níveis de motivação.

Eles também precisarão manter a coesão da equipe e uma boa comunicação entre os membros do laboratório.

Tenha os melhores equipamentos

2. Tenha os melhores equipamentos

Ter os melhores equipamentos possíveis no laboratório de análises clínicas ajudará a aumentar a produtividade da equipe e a qualidade das entregas enquanto limita o desperdício.

O equipamento deve ser sempre mantido de acordo com as instruções do fabricante e em condições adequadas de limpeza e funcionamento. Ao fazer isso, você pode impedir que ele se quebre durante uma análise e desperdice amostras e outros consumíveis.

Coloque o equipamento fixo em uma posição que não exija muito espaço, seja fácil de configurar e usar e de forma em que todos os outros itens necessários para a análise sejam facilmente acessíveis.

Também é importante notar que comprar o equipamento mais barato pode acabar sendo mais caro no longo prazo, limitando a qualidade de sua produção. Se um item quebrar e levar muito tempo para ser substituído, isso pode prejudicar seriamente suas entregas, custando tempo e energia valiosos.

Digitalize o seu laboratório de análises clínicas

3. Digitalize o seu laboratório de análises clínicas

São muitas as vantagens de digitalizar o seu laboratório, mas algumas delas incluem:

  • Ter todas as informações em um formato indexado;
  • Economia de tempo e facilidade para encontrar informações já registradas;
  • Aprimoramento do compartilhamento, colaboração e ideias inovadoras;
  • Redução do desperdício de papel e espaço de armazenamento;
  • Oportunidade de se planejar com antecedência, se baseando em dados;
  • Garantia de segurança e registro de todas as informações.

Portanto, deixar de usar o papel economizará tempo e esforço e também pode promover o bem-estar da equipe e melhorar a produção clínica do laboratório.

Obtenha informações sobre o mercado laboratorial

4. Obtenha informações sobre o mercado laboratorial

Uma das melhores maneiras de otimizar os fluxos de trabalho de seu laboratório e de seus processos é perguntar a quem tem mais experiência.

Você pode muito bem estar fazendo análises de ponta, mas para muitos procedimentos não será o primeiro no mundo a usá-las.

A maioria dos novos processos são derivações de trabalhos anteriores. Será necessário ajustar os protocolos aos seus experimentos, mas também é provável que alguém possa lhe dar alguns conselhos sobre como fazê-lo.

Organize o seu espaço de trabalho

5. Organize o seu espaço de trabalho

Ao decidir por onde começar ao organizar seu espaço de trabalho, você precisa considerar o que vai fazer no espaço e onde é melhor colocar equipamentos imóveis, ferramentas usadas com frequência, soluções, amostras, armazenamento e resíduos.

Todos os equipamentos fixos devem ser instalados no local mais conveniente para serem usados, sem ocupar muito espaço do laboratório. Além disso, considere como você pode precisar manter e limpar esses itens ao escolher seu local.

Eletrônicos e soluções não costumam funcionar bem uns com os outros, então eles precisam ser separados por uma barreira apropriada para evitar qualquer dano.

Utensílios usados ​​com frequência, como pipetas e pinças, devem estar todos disponíveis. Se o funcionário for destro, mantenha-os à direita e vice-versa.

Pode ser necessário fazer novas soluções para cada análise, ou pode ser correto usar uma já preparada com bastante antecedência.

Para evitar desperdícios, certifique-se de ter todas as soluções necessárias com antecedência e ter o equipamento para preparar novas soluções.

Itens não perecíveis, como vidraria e tubos, devem ser mantidos bem fora do caminho, mas devem ser de fácil acesso se necessário. Itens perecíveis podem precisar ser colocados em uma geladeira ou freezer, mas em um local conveniente para que possa alcançá-los rapidamente.

Todos os resíduos precisam ser tratados de forma adequada. Ao lidar com amostras biológicas, precisará de um saco de risco biológico para descartá-las, por exemplo. Você também pode precisar de uma lixeira e um sistema de eliminação de resíduos tóxicos.

Melhore seu controle de estoque

6. Melhore seu controle de estoque

Ter um sistema de gerenciamento de estoque perfeito é fundamental para o bom desempenho laboratorial.

Além de não produzir resíduos, ele deve garantir o fornecimento constante de itens necessários e não exigir grandes quantidades de armazenamento.

Existem muitos sistemas diferentes disponíveis para gerenciar os níveis de estoque. Encontrar o caminho certo para o seu laboratório será principalmente uma questão de saber o que funciona para você.

Há muitos conteúdos online sobre gerenciamento de estoque e perguntar a seus colegas como eles fazem isso também pode ser um excelente recurso durante a pesquisa.

Um dos maiores problemas do controle de estoque são os itens perecíveis. Você precisa ter certeza de ter esses itens estarão disponíveis quando necessário, sem ter muito em estoque de forma em que você acabe tendo que jogar fora.

Para aprimorar o gerenciamento de estoque em geral, você também pode se associar a outros laboratórios caso faça parte de uma rede. Isso deve permitir que você compre em grandes quantidades e, potencialmente, acabe economizando e dividindo o gerenciamento de estoque por todo o grupo.

Registre todas as informações de forma digital

7. Registre todas as informações de forma digital

Registrar tudo o que acontece no laboratório, embora pareça um desgaste no momento, será útil a longo prazo, especialmente se você fizer isso de maneira padronizada.

Registre todos os protocolos detalhadamente, para que qualquer membro do seu laboratório possa examiná-los e saber exatamente como realizar esse procedimento.

Esses documentos também ajudarão na delegação de tarefas, especialmente em funções que não são do dia a dia, ou seja, aquelas que os funcionários do laboratório podem espalhar entre si.

Registre todos os reagentes, amostras, tempos e resultados de forma organizada! Você pode querer voltar a essas anotações daqui a um tempo e ainda será capaz de interpretá-las.

Se algo funcionar particularmente bem, anote. Você poderá usar essas informações para realizar a mesma tarefa com mais eficiência no futuro.

Se algo não funcionar, anote. Você poderá usar essas informações para garantir que não crie o mesmo problema no futuro.

Tudo isso pode ser feito de forma otimizada por meio da utilização de um software laboratorial adequado.

Analise todos os seus processos e fluxos de trabalho

8. Analise todos os seus processos e fluxos de trabalho

Para analisar melhor as operações diárias de sua equipe, pode ser útil construir um fluxograma de processos laboratoriais.

A análise de processos laboratoriais comuns pode ajudar a identificar operações que são repetitivas ou ineficientes, bem como ajudar a determinar gargalos no fluxo de trabalho. Por meio de uma ferramenta para a gestão laboratorial adequada, você será capaz de administrar todas essas informações de maneira prática e eficiente.

Explore os recursos da automação laboratorial

9. Explore os recursos da automação laboratorial

Automatizar certos procedimentos que são frequentemente realizados também pode ser uma forma de não apenas melhorar a eficiência do laboratório, mas também aumentar a produção.

Você pode adotar, por exemplo, a análise de um modelo baseado em fluxo de caixa e observar quanto custa um procedimento automatizado em comparação com a execução manual do mesmo procedimento.

Embora seja uma análise muito aprofundada, isso pode dar aos gestores do laboratório uma boa ideia dos custos incorridos pela execução manual de um procedimento em vez da implementação de uma solução automatizada e, assim, facilitar a avaliação sobre a troca.

Adote um software para gestão laboratorial

10. Adote um software para gestão laboratorial

Sabemos que as tecnologias mudam muito rapidamente! E elas se transformaram tanto nos últimos anos, que implementar um novo software pode parecer a ação mais complexa para um laboratório de análises clínicas aumentar a sua eficiência.

Mas hoje, existem inúmeras soluções de fácil implementação, capazes de se atualizar sem a necessidade de alteração da rotina laboratorial e que também podem ajudar a aumentar a produtividade, economizando o tempo de profissionais que, muitas vezes, já estão sobrecarregados.

A adoção de um software adequado será capaz de auxiliar as mais diversas práticas laboratoriais, além de apoiar todas as dicas descritas anteriormente.

Após isso, é importante garantir que todos no laboratório sejam capazes de obter essas informações, bem como as instruções sobre como usar os recursos e manter todos os processos do laboratório.
Utilize essas dicas para alcançar o desempenho máximo do seu laboratório, melhorando assim a sua produção, obtendo reconhecimento no mercado e aumentando o seu lucro.

Gostou de conhecer essas dicas para melhorar o laboratório? Então não deixe de conferir como escolher um software de fácil implementação para laboratórios!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *