Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

5 vantagens de implantar interfaceamento em seu laboratório

Todo laboratório tem preocupações com desempenho e segurança, e é para suprir essas preocupações que usamos o interfaceamento laboratorial. Essa ferramenta traz uma série de vantagens para o trabalho no laboratório, e aqui vamos cobrir algumas delas, explicando seus benefícios e como o interfaceamento pode auxiliar. São elas:

  • Redução da chance de erros
  • Redução de retrabalho
  • Redução de custos operacionais
  • Aumento na produtividade e expansão do laboratório
  • Maior competitividade no mercado

Mas antes de passarmos por cada uma dessas vantagens, vamos tirar qualquer dúvidas que você ainda possa ter sobre como exatamente funciona esse interfaceamento laboratorial.

O que é interfaceamento laboratorial?

O que é interfaceamento laboratorial?

O interfaceamento é uma tecnologia que permite uma comunicação mais rápida no laboratório entre todo o processo de realização do exame, desde o agendamento, passando pela análise dos testes até a entrega dos resultados.

No momento que a requisição de um determinado exame é cadastrado no sistema, ele já aparecerá em uma lista para ser enviado ao aparelho que realizará o teste. Quando for concluído, ele é automaticamente enviado para a próxima etapa do processo, onde é analisado e entregue ao paciente.

Esse tipo de sistema traz uma série de benefícios para o laboratório, que vamos ver a seguir.

5 vantagens de usar o interfaceamento laboratorial

5 vantagens de usar o interfaceamento laboratorial

Agora que você já entendeu como o interfaceamento funciona, podemos seguir para as 5 vantagens que separamos para apresentar neste texto. São elas:

Redução da chance de erros

Todo laboratório possui uma preocupação muito grande com a assertividade dos resultados. Empresas relacionadas à saúde têm naturalmente uma responsabilidade muito maior neste quesito, pois qualquer erro de análise pode ter impactos graves para os pacientes, assim como consequências para a reputação do laboratório, que pode perder clientes por isso.

Redução de retrabalho

Além do impacto para os pacientes, erros trazem também impactos de custos para a empresa, que precisará refazer o exame e gerar um novo resultado. Isso tem um impacto financeiro tanto de uso de equipamentos e materiais como do tempo dos colaboradores.

Com a automatização do interfaceamento, os erros são reduzidos drasticamente, pois a interferência humana no processo diminui muito, deixando de ser necessário que um colaborador passe as informações de uma etapa do processo para a outra, que pode resultar em erros de digitação, inserção errada de dados, perda de prazos ou confusão entre cadastros, além de diversas outras situações que podem ocorrer.

Redução de custos operacionais

Além do caso já citado de custos relacionados a retrabalho, o interfaceamento também ajuda a diminuir o custo aumentando a performance do laboratório.

O que a automatização do interfaceamento permite é uma agilidade na realização dos exames. Assim, menos pessoas são necessárias no processo, possibilitando uma redução de recursos humanos necessários para desempenhar o trabalho e também no tempo que o exame leva para ficar pronto.

Aumento na produtividade e expansão do laboratório

Com esse aumento na produtividade e no tempo de realização dos exames, o interfaceamento acaba resultando também em um aumento de lucratividade, visto que mais exames poderão ser executados, e com isso o laboratório consegue realizar mais exames na mesma quantidade de tempo.

Assim, o laboratório conseguirá atender mais pacientes e entregar mais exames do que concorrentes que ainda trabalham de forma manual, permitindo que o laboratório expanda sua área de atuação.

Maior competitividade no mercado

Quando um laboratório se destaca em performance em relação aos demais, ele ganha competitividade, pois conseguirá atender mais clientes, oferecendo prazos para entrega de exames mais rápidos e até mesmo preços mais baixos, visto que o custo para realização de exames de um laboratório que utiliza a automatização do interfaceamento é menor do que naquele que ainda realiza todos os processos de forma manual.

Essas são algumas das vantagens de utilizar o interfaceamento em seu laboratório, mas é claro que benefícios como redução de custos e aumento de performance acabam trazendo junto deles mais uma série de outros benefícios. Por exemplo, quando o laboratório tem menos custos na execução dos exames, consegue dedicar esse orçamento para outros fins, como melhorar a infraestrutura de alguma sala, oferecendo assim mais conforto para os clientes e um atendimento mais humanizado.

E você, já está usando o interfaceamento laboratorial? Se ainda não estiver, nos conte nos comentários os benefícios que espera ver quando fizer a implementação e saiba mais sobre a integração de informações e processos em laboratórios.

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *