Entenda a importância da tecnologia para os laudos médicos

No contexto da saúde, ciência e áreas afins, a tecnologia é uma das principais aliadas quando o assunto é a consecução de resultados mais eficientes, ágeis e precoces no tratamento de patologias. Os avanços na construção de equipamentos, o desenvolvimento de novas metodologias e o aperfeiçoamento das já existentes são exemplos de como as inovações no campo tecnológico podem repercutir na área da saúde, sobretudo no que se refere ao reforço da qualidade dos laudos médicos.

Hoje, grande parte das atividades realizadas por médicos, farmacêuticos, bioquímicos, entre outros profissionais, são apoiadas por recursos automatizados, fruto do acelerado processo de inovação presente no mundo moderno. Graças a isso, pacientes podem receber respostas em menor tempo, com maior precisão e de maneira muito mais acessível.

No entanto, como veremos adiante, essas não são as únicas vantagens trazidas pela tecnologia no reforço aos diagnósticos e prognósticos médicos. Continue a leitura e entenda melhor como as inovações tecnológicas têm transformado o panorama da saúde, sobretudo no aumento da qualidade dos laudos médicos!

Entenda os avanços tecnológicos na emissão de laudos

Durante muitos anos, os processos envolvendo a avaliação de pacientes e a realização de exames laboratoriais eram tidos como tarefas burocráticas, lentas e com pouco ou nenhum tipo de recurso de automação.

Essa realidade dificultava bastante a rotina dos profissionais da área da saúde que, na maioria dos casos, ficavam presos a processos pouco eficientes. Isso principalmente quando havia a necessidade de troca de informações entre diferentes especialistas e em localidades distintas.

Contudo, com os avanços da tecnologia e da própria ciência médica, esse cenário vem se transformando positivamente a cada dia. Hoje, a burocracia não é mais um entrave na rotina dos profissionais que atuam na área.

Com o auxílio de sistemas automatizados e novos metodologias de comunicação e de troca de informações, os expedientes médicos se tornaram muito mais fluidos e eficientes, mesmo envolvendo profissionais, empresas e pacientes de diferentes pontos do país.

A sofisticação dos meios empregados nas análises clínicas somada à integração alcançada por diferentes campos da saúde aumentou significativamente a eficiência dos procedimentos e atendimento aos usuários dos serviços.

Tudo isso encurtou o tempo de resposta e dinamizou a elaboração e apresentação dos laudos médicos. E aqui estamos nos referindo ao trabalho realizado em diferentes estabelecimentos, seja em consultórios médicos e empresas que atuam na área de saúde suplementar, seja em planos de saúde.

De maneira geral, atualmente os laudos têm uma roupagem bastante diferente do que era observado no passado. A utilização de papel, dos registros manuais e de envio por meio físico deu lugar aos softwares de automação, capazes de centralizar as informações do paciente e seu histórico.

A partir disso, tornou-se possível subsidiar a tomada de decisão do profissional, aumentando não só a produtividade, mas a confiabilidade da medicina diagnóstica moderna.

As funcionalidades dos softwares laboratoriais

Como dito, grande parte das rotinas desenvolvidas nos empreendimentos ligados à saúde suplementar estão sendo apoiadas por softwares. Soluções automatizadas assumem uma série de tarefas, sobretudo aquelas repetitivas e que pouco agregam valor ao negócio.

Assim, permite-se aos colaboradores focarem em ações mais estratégicas e que de fato contribuem para a satisfação dos destinatários de seus serviços.

Nesse contexto, os softwares são tidos como ferramentas indispensáveis para a realidade atual dos laboratórios. Isso porque a grande demanda a que são submetidos e o rigor operacional que se exige desse tipo de empreendimento requer soluções inovadoras e capazes de suprir as exigências do mercado e das normas vigentes.

Não por outro motivo, os sistemas automatizados são empregados em diferentes pontos do laboratório. Suas funcionalidades reforçam desde a parte operacional do empreendimento até a parte gerencial, englobando rotinas administrativas. Confira a seguir algumas dessas funções.

Faturamento eletrônico

Manter as finanças da empresa em dia e em perfeita simetria com a realidade é, sem dúvida, um fator importante para o sucesso geral dos negócios. Por isso, aumentar a eficiência da gestão do faturamento por meio de um software é o mais indicado.

Atualmente, não é incomum softwares de gestão laboratorial contarem com módulos de faturamento eletrônico. Eles centralizam a maior parte dos expedientes financeiros, ajudando na visualização do desempenho do negócio, além de colocá-lo em conformidade com as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como é o caso do TISS — Troca de Informações na Saúde Suplementar.

O faturamento eletrônico aumenta o controle dos dados financeiros do laboratório, permitindo controlar as entradas de caixa de fontes como convênios e o próprio SUS.

Integração com parceiros

Outra função dos softwares de gestão laboratorial é a integração da empresa com seus parceiros. A ideia aqui é garantir a agilidade no laboratório em todo o processo de atendimento, evitando esperas na confirmação de cobertura de procedimentos e, por consequência, problemas e tumultos na recepção do estabelecimento.

A integração com os parceiros tem um papel determinante no sucesso do laboratório. Primeiro porque agiliza o atendimento e segundo porque aumenta a gama de serviços que podem ser prestados aos usuários, ainda que em regime de parceria.

Tudo isso contribui para que os resultados sejam disponibilizados em menor tempo e de forma mais segura. Além disso, o reforço trazido na relação com os parceiros ajuda o laboratório a gerenciar melhor seus custos operacionais ao terceirizar determinados processos.

Automação de processos

A automação é a essência dos softwares. É a partir dessa característica que o laboratório pode imprimir uma rotina operacional muito mais acelerada, regular e eficiente em termos de ocorrência de erros e outras inconsistências. E, claro, a produção dos laudos médicos ganha com isso!

Automatizar é, hoje, uma das principais demandas das empresas, indiferentemente da área de atuação. O fato é que substituir processos lentos e repetitivos por soluções autônomas e padronizadas é muito mais vantajoso para o negócio.

No contexto dos laboratórios de análises, a realidade não é diferente. Nesses empreendimentos, os softwares de gestão são a base para uma série de atividades, tais como:

  • agendamento de procedimentos;
  • cadastro de pacientes;
  • gestão eficiente da informação do negócio, especialmente em relação àquelas de caráter sigiloso;
  • integração de diferentes setores da empresa;
  • controle de estoque e manutenção da relação com fornecedores, entre muitas outras.

Como funcionam os laudos online?

Seguindo com nosso artigo, passamos a falar agora sobre um assunto que tem se tornado cada vez mais comum na área médica: os laudos online. Essa prática está revolucionando a relação entre profissionais/empresas que atuam na área da saúde e seus pacientes.

Um dos conceitos que está contribuindo para a popularização dos laudos médicos à distância e sua sofisticação é a telemedicina. Ela alia todo o potencial de integração e comunicação da tecnologia às demandas mais recorrentes em laboratórios e clínicas médicas.

A estruturação das atividades com base em laudos online, embora pareça demandar grandes mudanças no funcionamento da empresa ou no trabalho do profissional que utiliza essa tecnologia, na realidade é bastante simples.

A base de tudo é o compartilhamento de informações por meio de plataformas próprias, criadas para que profissionais de diferentes especialidades e localidades possam acessar com segurança todos os dados de que precisam. Assim, conseguem tirar suas conclusões e elaborar o laudo.

É muito comum, por exemplo, que médicos solicitem exames complementares a seus pacientes, até para que possam reforçar a qualidade das conclusões. No entanto, a depender das especificidades do procedimento e da necessidade de uma avaliação mais criteriosa, tanto os laboratórios quanto os profissionais aptos a realizá-los podem estar em locais diferentes.

Assim, é necessário haver uma ponte entre os envolvidos na relação, a fim de que a melhor resposta seja obtida. Nesse contexto, os laudos online facilitam bastante a vida de profissionais, empresas e usuários dos serviços de saúde.

As soluções tecnológicas da telemedicina possibilitam o compartilhamento de exames, imagens, histórico do paciente, entre outras informações que servirão de embasamento para a formulação do laudo final. Isso independentemente da localização dos responsáveis pela tarefa.

De maneira geral, os laudos online facilitam o tratamento de doenças e tornam mais acessíveis as vantagens da tecnologia para todo tipo de paciente. Por exemplo, reduz-se a necessidade de deslocamento de pacientes do interior para a capital – o que ainda é muito comum –, bem como do envio de documentação por meios físicos, algo bastante arriscado e demorado.

Os benefícios da tecnologia para as clínicas

Não há dúvidas de que a tecnologia é um dos pilares das ciências médicas e das empresas que atuam nesse setor. O que não faltam são exemplos de como os avanços tecnológicos estão contribuindo para a melhoria do diagnóstico de doenças e para seu tratamento.

A adoção de equipamentos mais modernos, pautados na automatização de processos, já é realidade na maioria dos empreendimentos da área da saúde. A dependência dos recursos humanos vem se reduzindo gradativamente, conforme as soluções tecnológicas se tornam mais autônomas.

Por si só, isso já representa uma grande vantagem para as empresas, já que erros humanos se tornam mais raros e a precisão/padronização dos serviços prestados se eleva.

Contudo, existem muitas outras vantagens que a tecnologia traz para as clínicas. E é exatamente isso que vamos mostrar adiante. Confira!

Melhor organização do ambiente

Dispor de um ambiente organizado e sistematizado, no qual todos os que nele trabalham tenham conhecimento dos processos é um diferencial bastante valorizado quando o assunto é qualidade operacional.

Nesse sentido, a tecnologia dá uma grande contribuição. No contexto das clínicas e dos laboratórios, hoje é muito mais fácil para médicos e colaboradores terem acesso às informações de que precisam para trabalhar de forma eficiente.

Em ambientes em que dezenas – ou até mesmo centenas – de procedimentos são realizados diariamente, a organização dos dados é um item elementar para a boa produtividade e para a credibilidade da empresa.

Desde o atendimento na recepção até a entrega de um laudo, inúmeras informações são manipuladas. Tudo isso faz parte do processo e, de alguma forma, será útil para a tomada de decisão do profissional, especialmente quando se trata de um acompanhamento mais longo e/ou mais complexo do paciente.

Dessa forma, sistemas de gestão, por exemplo, solucionam essa questão ao centralizarem dados e, mais do que isso, armazená-los de forma segura por meios digitais. Lembrando que eles permitem o acesso ao longo dos anos.

Menor incidência de erros em laudos

Outro ponto diretamente relacionado ao papel da tecnologia nas clínicas médicas é a eficiência e a precisão nos laudos médicos disponibilizados aos usuários.

O fato é que quem procura auxílio profissional para cuidar de sua saúde está em busca de resultados positivos ou, pelo menos, de uma conclusão precisa e confiável sobre sua condição de saúde. Sendo assim, qualquer equívoco nessa relação pode colocar em risco a credibilidade do empreendimento e pesar negativamente em sua imagem.

Portanto, investir em métodos, expedientes e equipamentos inovadores é uma medida altamente estratégica. Como vimos, a substituição de atividades manuais, lentas e burocráticas, por alternativas mais tecnológicas, pode aumentar – e muito – a qualidade operacional do negócio.

A tecnologia e os recursos que dela advêm, atualmente, garantem muito mais precisão e profundida às avaliações e interpretações de exames médicos ao possibilitar a participação de diferentes especialistas e a utilização de recursos complementares. Esse é o caso das análises feitas em laboratórios, com metodologias e equipamentos específicos para a finalidade desejada.

Redução dos custos operacionais

Outro reflexo positivo da adoção da tecnologia no ambiente de uma clínica médica é a redução dos custos operacionais. Essa vantagem é percebida em diversas frentes do empreendimento que, quando somadas, melhoram o orçamento do negócio de maneira significativa.

Inicialmente, vale destacar o papel da tecnologia no que se refere à redução da dependência de recursos humanos. Como dito, a automação trazida por recursos e soluções tecnológicas reduz bastante a necessidade das clínicas em contar com grande quantidade de colaboradores. Em razão disso, os líderes e gestores podem alocar melhor seus funcionários, aproveitando-os em tarefas mais estratégicas e menos operacionais.

A parte de documentação da clínica, isto é, a manutenção de fichas, prontuários, cadastros dos pacientes e relatórios, por exemplo, pode facilmente ser substituída por alternativas informatizadas, baseadas em sistemas de gestão integrados aos mais diferentes setores da empresa.

A redução de custos é ainda observada a partir do momento em que os processos executados na empresa são otimizados pela tecnologia. A utilização de equipamentos próprios para cada função torna a ocorrência de erros muito mais rara dentro da rotina do negócio, evitando retrabalho e gastos com a correção de falhas.

Por fim, a tecnologia também possibilita que a clínica aumente sua gama de serviços sem necessariamente ter que gastar com isso. O regime de parcerias e a facilidade de integração externa trazidos pelos softwares permitem que empreendimentos médicos trabalhem com o apoio de profissionais de todas as especialidades remotamente. Então, fica garantida a total precisão e a agilidade nos laudos médicos emitidos.

Diferencial competitivo valioso perante o mercado

Com o grande número de empresas e profissionais atuando na área da saúde, o nível operacional exigido a profissionais e empreendimentos que atuam nesse ramo fica cada vez mais elevado. Por esse motivo, investir em diferenciais competitivos acaba por se tornar uma necessidade para quem deseja se manter atrativo e atualizado com as demandas de seu público.

Para atingir tal finalidade, é indiscutível o quanto a tecnologia pode fazer a diferença. Clínicas modernas e que se valem de inovações tecnológicas em sua atuação certamente têm uma posição de destaque no mercado. Isso porque a tecnologia tende a melhorar a reputação do negócio, passando uma imagem de preocupação com a qualidade dos serviços prestados.

Uso estratégico de dados

Na era da informação, garantir uma atuação de sucesso depende basicamente de como o negócio consegue trabalhar com seus dados. Hoje, tanto informações internas quanto registros de pacientes quanto dados externo oriundos do mercado formam uma base sólida para que a empresa consiga ajustar suas atividades. Assim, ela consegue melhor atender seu público.

No caso de um laboratório, os dados podem dizer muito a respeitos de seus usuários, como faixa etária, sexo e principais demandas. A partir disso, é possível ajustar o atendimento realizado na recepção de forma a torná-lo ainda mais personalizado e atrativo.

Do mesmo modo, sabendo quais são as demandas mais recorrentes, o gestor pode priorizar investimentos, focando nas áreas que trazem mais resultados para os objetivos do negócio.

Os benefícios da tecnologia para os pacientes

Após conhecermos algumas das vantagens da tecnologia para as clínicas, cumpre destacar também o diferencial trazido pelas inovações no que se refere à experiência dos usuários dos serviços. Ou seja, agora você vai saber como a tecnologia melhora a vida dos pacientes.

A seguir, listamos alguns dos fatores que mais contribuem para a melhoria da qualidade dos procedimentos e dos serviços prestados pelas clínicas quando ela opta por se apoiar na tecnologia.

Agilidade nas entregas

Esse é, sem dúvida, um dos pontos mais sensíveis da relação entre usuários e empreendimentos médicos. A demora na produção dos laudos médicos, na entrega de resultados ou mesmo na lentidão na realização de procedimentos é um dos fatores que mais impactam a satisfação dos pacientes. Afinal, quando se trata de assuntos ligados à saúde, é comum as pessoas terem pressa em obter respostas.

Nesse contexto, a telemedicina e a própria mudança na postura das empresas que prestam serviços de saúde estão contribuindo para que os diagnósticos sejam cada vez mais rápidos e precisos. Isso porque tais empresas estão agora muito mais pautadas na integração e no compartilhamento de dados.

Clínicas médicas podem receber o apoio de laboratórios de análises, aumentando a robustez dos diagnósticos e o encurtamento dos prazos de resposta. Para se ter ideia, atualmente, hemogramas completos – um dos exames mais comuns solicitados por médicos – podem ser feitos rapidamente e encaminhados de forma online para avaliação profissional.

Esse contato direto elimina a necessidade de o paciente ir até a clínica somente para buscar o resultado.

Facilidade do contato médico-paciente

A facilidade na comunicação também representa uma grande vantagem para os pacientes. Atualmente, recursos simples, como aplicativos de troca de mensagens, permitem que médicos e pacientes mantenham um contato mais próximo, otimizando todo o acompanhamento.

O fato de a comunicação ser mais fácil, em muitos casos, evita que o paciente tenha que ir até a clínica para tirar uma simples dúvida com seu médico ou para solicitar uma orientação.

Tal fato, além de poupar tempo do paciente, alivia a agenda do profissional da medicina, não precisando ocupar sua agenda para solucionar uma questão passível de ser resolvida remotamente.

Do ponto de vista operacional, a tecnologia também otimiza a relação do usuário com a clínica, especialmente no quesito atendimento. Exemplo disso é a possibilidade de o paciente marcar sua consulta de maneira totalmente remota, simples e fácil, por meio de um aplicativo próprio, de SMS ou de outro serviço de comunicação comum.

Maior acessibilidade aos serviços prestados

Como já mencionamos anteriormente, a tecnologia é um elemento de redução de custos. Para comprovar tal afirmação, basta lembramos como era complexo e oneroso para uma pessoa conseguir fazer uma radiografia no passado.

Atualmente, graças aos avanços tecnológicos e ao aprimoramento dos equipamentos que realizam esse procedimento, pessoas de todas as classes sociais têm acesso a tal tipo de serviço.

Por esse e outros motivos, podemos afirmar que um dos maiores benefícios da tecnologia para a vida dos pacientes é a redução da complexidade e dos custos na realização de certos procedimentos.

Como se sabe, a tecnologia está sempre em busca de soluções mais práticas, cômodas e eficientes para melhorar a vida das pessoas, seja qual for o aspecto. Logo, o que se percebe é que, no cenário médico, quanto mais ela avança, mais acessíveis seus benefícios se tornam aos pacientes.

Ainda tratando de acessibilidade, outro ponto que vale ser mencionado é a possibilidade de profissionais e clínicas de diversas partes do mundo contribuírem para o tratamento de pacientes também de diferentes localidades. Nesse sentido, mais uma vez, a telemedicina é o conceito que marca os avanços na área da saúde.

Enfim, como foi possível perceber, hoje em dia a qualidade dos laudos é diretamente proporcional ao nível tecnológico presente dentro de clínicas e laboratórios.

A sofisticação dos meios empregados nos atendimentos e nos procedimentos realizados é um dos fatores que mais contribuem para que a qualidade dos laudos médicos seja elevada. Quanto a isso, não há muito o que questionar, uma vez que a tecnologia é sabidamente uma das principais aliadas da saúde e das empresas que atuam na área.

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