Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como criar um laboratório de análises clínicas de sucesso?

Como criar um laboratório de análises clínicas de sucesso?

O rápido crescimento do setor de saúde e diagnósticos levou a um aumento massivo dos laboratórios de análises clínicas nos últimos anos.

O mercado mundial de diagnósticos está crescendo e a criação de um laboratório de análises clínicas pode ser uma ideia de negócio extremamente lucrativa.

Por isso, se você quer saber mais sobre como criar um laboratório de análises clínicas de sucesso, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Saiba como criar um laboratório de análises clínicas de sucesso

À medida que a população em geral continua envelhecendo, mais e mais pessoas precisarão de cuidados médicos adicionais, incluindo os serviços de laboratórios médicos.

A abertura de um laboratório, seja ele construído do zero ou adquirido de outra empresa existente, pode ajudar a fornecer os serviços de suporte tão necessários para esse segmento crescente da população.

No entanto, os laboratórios médicos são altamente regulamentados, caros para financiar e complexos de gerenciar. Mas, se você quer ter um laboratório de análises clínicas de sucesso, siga as dicas a seguir para iniciar seu próprio centro de diagnóstico!

Escolha localização e estrutura adequadas

O principal requisito para qualquer negócio de saúde é a escolha do local que deve ser acessível a um número maior de pessoas.

Seu laboratório de análises clínicas deve estar em uma área higiênica, pois os arredores contaminados podem levar à contaminação das amostras. Os equipamentos requerem amplo espaço e um ambiente fresco para um funcionamento eficiente, portanto, uma temperatura baixa deve ser mantida por um ar condicionado adequado.

Um laboratório deve ser preferencialmente situado no andar térreo ou contar com o suporte de um bom elevador para a conveniência dos idosos, mulheres grávidas e portadores de deficiência.

Garanta a segurança dos pacientes

Qualquer empresa de serviços de saúde, incluindo os laboratórios, deve se manter segura contra erros e omissões.

Às vezes referido como negligência ou falta de responsabilidade profissional, o seguro pode cobrir funcionários negligentes que causaram ferimentos durante a coleta de uma amostra de sangue, por exemplo, ou cuja negligência resulta em diagnósticos falsos para o paciente.

A cobertura de responsabilidade das instalações também é uma ideia inteligente. Esse tipo de seguro oferece cobertura para o seu negócio quando clientes ou fornecedores se machucarem ao escorregar e cair sobre sua propriedade, por exemplo. A cobertura adequada de seguro é fundamental para proteger sua empresa e o sustento de seus funcionários.

Existem várias licenças que são necessárias para iniciar seu laboratório de análises clínicas. Tome medidas legais e solicite as licenças necessárias. O registro junto às autoridades governamentais é necessário antes da abertura e do credenciamento.

Organize o setor financeiro

Os laboratórios requerem um investimento financeiro substancial. Uma das despesas mais significativas é garantir instalações adequadas para o laboratório e escritórios, quer alugando instalações existentes, se puder encontrar instalações adequadas para alugar, quer construindo-as desde o começo.

Você também precisará alugar ou comprar o equipamento necessário para o laboratório. Além desses custos, você também precisará de fluxo de caixa suficiente disponível para cobrir as despesas operacionais.

É preciso ter certeza de que pode cobrir despesas como salários e custos de fornecedores até que os pagamentos sejam recebidos.

Começar um laboratório de análises clínicas requer certo capital. A qualidade dos equipamentos constitui a espinha dorsal dos serviços que você fornece. É preciso ter em mente que as máquinas necessárias para o diagnóstico e os exames são caras. Portanto, você deve ter capital suficiente para a compra desses instrumentos.

Além de máquinas, você deve ter investimento adequado em equipe, aluguel, eletricidade, água, manutenção, entre outros custos.

Saiba como criar um laboratório de análises clínicas de sucesso

Invista no gerenciamento da equipe

Como em qualquer empresa, você precisará estar familiarizado com as leis que regem seus direitos e responsabilidades como empregador.

As leis estaduais e federais regulam a relação entre empregado e empregador. Essas leis incluem estatutos e podem prescrever certas obrigações relativas ao gerenciamento da folha de pagamento, avisos de seguro e muito mais.

Você também precisará garantir que contratou trabalhadores de laboratório devidamente licenciados para colher e processar sangue e outras amostras físicas. Além disso, haverá treinamento e deveres de supervisão para evitar a responsabilidade por trabalhadores mal treinados ou negligentes que possam causar ferimentos ou outros danos aos pacientes.

Contrate as pessoas adequadas para os cargos de liderança. Um patologista, um médico com treinamento especializado em medicina de laboratório, supervisionará as operações de desenho e teste do laboratório. Um gerente de laboratório supervisionará o orçamento e os aspectos de pessoal do laboratório. Equipe de apoio, como assistentes administrativos e equipe de processamento de amostras, também são vitais.

Uma organização nada mais é do que um reflexo de sua equipe. Você vai precisar de uma equipe de profissionais altamente qualificados, como médicos, enfermeiros, técnicos, patologistas, entre outros, para o sucesso do seu laboratório.

Além dos funcionários básicos, você também precisará de RH, recepcionista, contador e pessoal de limpeza para os trabalhos administrativos. Certifique-se de ter um bom plano de recrutamento para contratar as pessoas certas.

Adote tecnologias para laboratórios

As capacidades analíticas dos laboratórios de análises clínicas continuam a se expandir e melhorar como resultado de desenvolvimentos técnicos e avanços feitos em um amplo espectro de disciplinas afins.

Como consequência, o laboratório evoluiu das pequenas operações manuais de ontem para as grandes organizações centrais de hoje. A tecnologia continua a ter um impacto no laboratório, especialmente com o advento dos sistemas analíticos totalmente automatizados que estão tendo um efeito tão profundo na forma como o laboratório é formado, equipado, organizado e operado.

Com a taxa acelerada em que novos desenvolvimentos estão ocorrendo, é seguro supor que mudanças dramáticas continuarão a ocorrer nesta área. Consequentemente, será cada vez mais importante para os laboratoristas de análises clínicas estarem cientes desses novos desenvolvimentos, entendê-los e antecipar como eles serão assimilados e integrados no sistema da organização.

A genialidade do futuro não está apenas na tecnologia, mas na capacidade de gerenciá-la. Por isso, não basta adotar bons softwares para gestão laboratorial, é fundamental que toda equipe seja capaz de se integrar aos sistemas utilizados.

Gostou de saber mais sobre como criar um laboratório de análises clínicas de sucesso? Então não deixe de conferir o conteúdo sobre melhoria contínua para laboratórios: 5 dicas essenciais!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *