Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

10 dicas para agilizar o atendimento em laboratórios de análises clínicas

10 dicas para agilizar o atendimento em laboratórios de análises clínicas

Hoje em dia, os laboratórios têm o desafio de atender às maiores demandas de testes, melhorar a eficiência, fornecer resultados confiáveis e de alta qualidade, ao mesmo tempo em que enfrentam problemas de espaço, falta de tecnologia, de funcionários qualificados e restrições de orçamento.

Por isso, os laboratórios estão explorando maneiras de melhorar ainda mais seu desempenho, consolidando seus sistemas de teste de rotina para obter reduções no tempo de trabalho, espaço, mão de obra e custos, agilizando o atendimento.

Quer saber como agilizar o atendimento em laboratórios de análises clínicas? Então confira o conteúdo sobre o tema!

Descubra agora como agilizar o atendimento em laboratórios!

Descubra agora como agilizar o atendimento em laboratórios!

Quer transformar seu laboratório oferecendo serviços mais eficientes e práticos? Quando estamos trabalhando em um laboratório de análises clínicas, estamos focados em práticas mais ágeis e técnicas simplificadas.

Existem algumas maneiras diferentes de melhorar o atendimento e seus serviços laboratoriais de diagnóstico para obter mais eficiência e produtividade.

1. Tenha uma equipe colaborativa

As práticas de laboratório são frequentemente feitas de forma independente, mas há momentos em que a colaboração é necessária.

Na verdade, isso pode levar a mais inovação, já que muitos solucionadores de problemas estão trabalhando juntos para encontrar soluções. Sempre que resultados difíceis forem obtidos, designe um espaço de trabalho para seus técnicos e profissionais colaborarem na discussão.

Aprender a se comunicar também pode melhorar seu atendimento e seus serviços de laboratório, fornecendo a seus clientes todas as informações e suas conclusões.

2. Use equipamentos de laboratórios modernos

Se você tiver a opção, deve optar por equipamentos de laboratório modernos que ainda podem realizar o trabalho de forma mais ágil.

Essa é uma ótima maneira de economizar tempo em seu laboratório. Eles também podem incentivar a cooperação e economizar dinheiro.

As tendências em equipamentos de laboratório mudam constantemente e isso geralmente leva a designs mais elegantes e maior eficiência. Além disso, muitos tens como coifas e máquinas de teste estão sendo projetados com o espaço do laboratório em mente.

3. Defina bem os espaços de trabalho

A fim de maximizar as necessidades de teste de diagnóstico, você deve designar espaços de trabalho específicos para certas tarefas.

Isso fornecerá a você um espaço para realizar cada atividade com eficiência. Mantenha todos os equipamentos, suprimentos e materiais dentro ou próximos a esses espaços de trabalho para facilitar a realização de cada etapa do procedimento sem interrupção.

4. Elimine a desordem no laboratório

É fundamental manter as bancadas de trabalho livres de confusão. Isso reduz as chances de erros, derramamentos ou outros problemas que podem surgir quando há distrações no laboratório.

Ao organizar os suprimentos e materiais que estão na bancada de trabalho, você pode manter o foco na tarefa em questão. Isso ajuda a garantir resultados mais ágeis, de qualidade e precisos.

5. Rotule os suprimentos de maneira adequada

Ao organizar seus suprimentos e equipamentos, você deve usar etiquetas adequadas para ajudar a alertar sua equipe sobre sua localização e finalidade.

Isso evitará confusão e caos quando chegar a hora de usar esses suprimentos. Os rótulos também são uma ótima maneira de comunicar quaisquer mudanças no espaço do laboratório, o que pode promover a eficiência, mantendo todos na mesma página.

6. Utilize sistemas de automação laboratorial

Os recursos avançados de computadores e robôs para completar tarefas repetitivas que tradicionalmente eram realizadas manualmente, agora liberam essa força de trabalho humana para se concentrar em áreas mais estimulantes e recompensadoras.

Em vez de coletar e assimilar dados, os humanos agora podem concentrar suas energias e atenção na análise de dados para fornecer uma visão crítica e conduzir os processos de laboratório adiante.

A automação também pode ajudar a otimizar os processos existentes e torná-los mais simplificados, alcançando resultados mais rápidos e confiáveis ​​do que os métodos pré-existentes de operação de laboratório jamais conseguiriam.

7. Garanta a segurança dos dados

Enquanto os equipamentos de laboratório sensíveis são tradicionalmente protegidos a sete chaves, os avanços tecnológicos agora permitem um sistema mais sofisticado de gerenciamento de acesso.

Existem mecanismos de hardware e software que podem permitir ou negar o acesso de indivíduos designados ao equipamento disponível, facilitando a segurança e permitindo aos administradores um controle maior do que nunca.

8. Reduza os gastos com energia

Com o aumento das preocupações com o impacto humano no mundo natural, a sustentabilidade é agora a principal prioridade para empresas e indivíduos em todo o mundo.

Em média, um laboratório consome até cinco vezes a quantidade de energia que um escritório normal, criando um perfil ambiental pouco atraente e uma conta muito alta no fim do mês.

Felizmente, os avanços no consumo de recursos, geração de energia, eficiência de processos e técnicas permitem que laboratórios em todo o mundo alcancem melhores resultados em todos os seus empreendimentos.

9. Garanta eficiência em todas as etapas de operação laboratorial

Os avanços tecnológicos permitem uma maior eficiência não apenas em termos de automação de processos e procedimentos analíticos, mas também no espaço.

Técnicas inovadoras de amostras significam que a mesma quantidade de informação agora pode ser obtida em uma fração do tempo daqueles usados ​​anteriormente, enquanto um único recurso agora é capaz de realizar a mesma função que várias pessoas e equipamentos empreenderam no passado. Tudo isso resulta em maior eficiência e mais espaço no laboratório.

10. Utilize softwares laboratoriais eficientes

Assim como os aparelhos inteligentes habilitados para utilizar em casa podem nos permitir controlar o ambiente remotamente, inúmeras ações também podem ser feitas remotamente em um laboratório.

É claro que algumas decisões podem ser ainda mais impactantes quando se trata de lidar com amostras sensíveis, portanto, a capacidade de acessar e controlar fluxos remotamente por meio de um software inteligente é um grande benefício para os profissionais de laboratórios.

Estas são dez maneiras de melhorar seu laboratório de análises clínicas para que seus serviços sejam realizados de forma mais produtiva, precisa e eficiente. Em última análise, tudo isso irá ajudá-lo a fornecer o melhor serviço laboratorial para auxiliar os médicos em procedimentos diagnósticos.

Gostou de saber mais sobre como agilizar o atendimento em laboratórios? Então não deixe de conferir o conteúdo sobre como proteger a privacidade do paciente em laboratórios!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *