Muitos laboratórios começam como empreendimentos empresariais sem desenvolver um plano de negócios adequado.
Como tal, um laboratório de análises clínicas tem requisitos empresariais que devem ser atendidos para que se desenvolva com sucesso e se torne um negócio completo.
Por isso, se você quer saber mais sobre a importância do plano de negócios para laboratórios, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!
Saiba como elaborar um plano de negócios para laboratórios
O início do seu laboratório deve começar com um plano de negócios que inclui, nesta ordem, um resumo executivo, uma descrição da empresa, uma análise de mercado, uma seção de organização e gerenciamento, uma seção de serviço ou linha de produtos e uma seção de solicitação de financiamento.
O sumário executivo é a parte mais importante de um plano de negócios, pois descreve sua experiência e histórico, bem como as decisões que o levaram a iniciar seu negócio. O sumário executivo também explica por que sua ideia de negócio será bem-sucedida. Se você está procurando financiamento, o resumo executivo também é sua primeira oportunidade de atrair o interesse de um potencial investidor.
O resumo executivo deve destacar os pontos fortes de seu plano geral de negócios e demonstrar que você fez uma análise de mercado completa. Deve incluir informações sobre uma necessidade ou lacuna em seu mercado-alvo e como suas soluções específicas podem preenchê-la.
O sumário executivo deve convencer o leitor de que você pode ter sucesso em seu mercado-alvo. Embora o resumo executivo apareça primeiro no plano de negócios, é a última seção do plano de negócios que você deve redigir.
A seção de descrição do laboratório fornece uma revisão de alto nível dos diferentes elementos do seu negócio. Isso pode ajudar os leitores e investidores em potencial a entender rapidamente o objetivo do seu negócio e sua proposta de valor. A seção de descrição da empresa inclui uma descrição da natureza do seu negócio e explica as vantagens competitivas que você acredita que farão do seu negócio um sucesso.
A seção de análise de mercado deve destacar sua indústria e conhecimento de mercado, bem como quaisquer descobertas e conclusões de sua pesquisa. Deve incluir uma descrição do seu setor, incluindo seu tamanho atual e taxa de crescimento histórica, bem como outras tendências e características, como estágio do ciclo de vida e taxa de crescimento projetada. Ele também deve incluir informações sobre o mercado-alvo, suas características distintivas, tamanho do mercado-alvo primário e sua participação projetada nele, uma análise competitiva e quaisquer requisitos regulatórios ou governamentais que afetarão seus negócios.
A seção de organização e gestão deve incluir a estrutura jurídica e organizacional do seu laboratório, o perfil de gestão e as qualificações do seu conselho de administração. A seção de serviço inclui uma descrição de seu serviço com detalhes.
A seção de gerenciamento de marketing e vendas inclui sua estratégia geral de marketing e vendas – ou seja, suas estratégias de penetração no mercado, crescimento, canais de distribuição e comunicação.
A seção de solicitação de financiamento do plano de negócios deve incluir seus requisitos de financiamento atuais e quaisquer requisitos de financiamento futuros durante os próximos cinco anos, apoiados por informações financeiras históricas e prospectivas. A seção de solicitação de financiamento também deve incluir uma análise do uso prospectivo dos fundos solicitados.
Configure sua estrutura de negócios
Quer a estrutura de negócios do seu laboratório seja uma sociedade, uma corporação ou uma parceria, ela terá implicações fiscais e jurídicas de curto e longo prazo que devem ser consideradas. É aconselhável buscar assessoria jurídica e tributária antes de adotar a estrutura final do negócio.
Saiba cuidar das finanças de seu laboratório
Muitos empreendedores investem no laboratório com seus recursos pessoais ou com os recursos de amigos e familiares. Este financiamento inicial irá pagar o aluguel do laboratório, configuração do laboratório, salários dos funcionários e consultores, despesas gerais administrativas e outras despesas, como seguro, taxas legais e contábeis.
Garanta um espaço adequado para seu laboratório
Existem muitas opções disponíveis para estabelecer a localização física do laboratório. Isso inclui o aluguel de um espaço em um local comercial ou em uma incubadora.
Tradicionalmente, é mais caro para o laboratório alugar um espaço comercial com as instalações existentes do que estabelecer um laboratório em uma incubadora.
Depois de garantir o espaço do laboratório, seja em uma incubadora ou em uma instalação comercial, o próximo passo é garantir os equipamentos de escritório e laboratório, novos ou usados.
Novos equipamentos de escritório e laboratório estão disponíveis no mercado aberto, e equipamentos usados de escritório e laboratório podem ser adquiridos em grandes leilões farmacêuticos ou em canais de vendas de ativos excedentes que atendem às indústrias de biotecnologia, ciências biológicas e farmacêutica.
Também é importante observar que os laboratórios podem se beneficiar de descontos iniciais oferecidos por certos fornecedores. Além disso, é fundamental que os laboratórios adotem um bom software para gestão laboratorial.
Conte com uma equipe qualificada
Um bom gestor deve estar ciente das leis trabalhistas e de emprego para a contratação de funcionários e consultores, a fim de garantir o cumprimento.
Essas leis trabalhistas e de emprego podem incluir a oferta de benefícios aos funcionários, a redação de descrições de cargos eficazes ou o fornecimento de ferramentas de comunicação, como manuais do funcionário.
Funcionários e consultores geralmente estão disponíveis pelos canais usuais ou por meio de recursos de aquisição de talentos. Muitas empresas oferecem recursos para aquisição de talentos, como networking no LinkedIn e eventos de networking de talentos.
Depois que seu laboratório estiver configurado, a próxima etapa é operar e gerenciar o laboratório para garantir o crescimento e o sucesso contínuos. Os laboratórios nos estágios operacionais e de gerenciamento têm certos requisitos empresariais.
Garanta tecnologia e suporte de gestão
O apoio à gestão é um conceito amplo e inclui ter uma equipe de consultores ou prestadores de serviços disponíveis para gerenciar as funções de negócios, finanças, contabilidade, jurídico, tecnologia e recursos humanos.
Nos estágios iniciais, os laboratórios podem contratar consultores externos para cumprir essas funções e, à medida que crescem, podem contratar funcionários dedicados. Outra forma de apoio à gestão é a rede de um empresário residente com colegas de outros laboratórios.
Seu laboratório precisa contar com um software laboratorial qualificado para desenvolver e expandir seus negócios por meio de tecnologia, gestão e orientação técnica baseada em dados. Desta forma, você terá acesso a oportunidades que permitem que seus resultados se tornem sólidos.
Gostou de saber mais sobre a importância do plano de negócios para laboratórios? Então não deixe de conferir o conteúdo sobre melhoria contínua para laboratórios: 5 dicas essenciais!