Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como a pandemia influenciou a qualidade dos laboratórios de análises clínicas?

Como a pandemia influenciou a qualidade dos laboratórios de análises clínicas?

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, os gestores de inúmeros laboratórios de análises clínicas se deparam com o desafio de contribuir para o diagnóstico correto da covid-19. Algo essencial para que as decisões sobre os cuidados com a saúde dos pacientes sejam tomadas de forma rápida e eficiente. 

Mas, não podemos deixar de citar que, em paralelo ao cenário da pandemia, diversos pacientes demandam aos laboratórios diagnósticos sobre o seu estado de saúde ou exames de controle para evitar o agravamento de doenças crônicas já em tratamento.

Dado o cenário, é fundamental que os laboratórios de análises clínicas se adaptem e façam do controle de qualidade o seu principal aliado para superar os desafios atuais e os que estão por vir.

Quer entender um pouco mais sobre como a pandemia influenciou a qualidade dos laboratórios de análises clínicas? Confira o conteúdo que preparamos para você!

Covid-19 e a pandemia causada pelo novo coronavírus

Covid-19 e a pandemia causada pelo novo coronavírus

A humanidade está passando por um momento muito delicado, vivendo uma realidade inimaginável há alguns meses: uma pandemia de enorme proporção e transmissibilidade. 

Os números da covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, crescem diariamente. A covid-19 é uma infecção respiratória causada por um vírus recém-descoberto. Os primeiros casos da doença foram identificados em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, sendo que a nova cepa do coronavírus foi confirmada em janeiro de 2020.

Em março de 2020, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a covid-19 como pandemia. Segundo Tedros, “Nunca vimos uma pandemia provocada por um coronavírus, e estamos respondendo da melhor maneira desde os primeiros casos. Convocamos diariamente todos os países a tomarem ações urgentes. […] A contenção do vírus ainda é o mais importante neste momento”.

Ainda não é possível prever, mas certamente são muitos os impactos globais causados pela atual pandemia da covid-19, entre eles estão: o impacto à saúde, à economia, à política e os impactos psicológicos provocados especialmente pelas medidas de isolamento social e suas consequências.

Como dissemos, a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus afeta e seguirá afetando a maior parte da população mundial em níveis individuais e coletivos. A rotina de todos nós está mudando e, possivelmente, algumas destas mudanças seguirão conosco ao longo do tempo.

No caso dos laboratórios de análises clínicas, esta premissa também se faz, já que para enfrentar a pandemia da covid-19, diversas adaptações e rotinas laboratoriais foram alteradas. Desta forma, podemos afirmar que a pandemia influenciou muitas mudanças à todos os setores laboratoriais, inclusive o setor de qualidade dos laboratórios de análises clínicas.

Como a pandemia influenciou a qualidade dos laboratórios de análises clínicas?

Como a pandemia influenciou a qualidade dos laboratórios de análises clínicas?

O cenário atual exige que os processos laboratoriais sejam muito bem administrados para que os atendimentos sejam realizados de forma eficiente e para que os efeitos da pandemia possam ser mitigados.

 

Conforme dissemos anteriormente, além da alta demanda e do diferente fluxo estabelecido para os atendimentos de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, ainda existe a necessidade de atender às demandas relativas a outras enfermidades que acometem a população e que necessitam de diagnóstico para o tratamento e acompanhamento adequado. 

Como o controle de qualidade laboratorial deve ser feito?

Diante do contexto abordado acima, o controle de qualidade laboratorial precisa ser muito bem administrados para que a qualidade das entregas e a segurança dos pacientes e da equipe envolvida em seu atendimento seja garantida. 

É fundamental que a equipe de controle de qualidade do laboratório de análises clínicas atue de forma integrada para apoiar os demais setores do laboratório com orientações e informações confiáveis, para que, desta forma, os demais profissionais possam focar com tranquilidade a atenção e os esforços aos seus respectivos campos de atuação.

Mesmo com os ajustes voltados ao combate da covid-19, as adequações e a redução das equipes para adaptação ao cenário pandêmico não podem afetar o controle de qualidade ou a reputação do seu laboratório de análises clínicas. 

O controle de qualidade laboratorial eficiente é justamente um dos principais meios dos laboratórios de análises clínicas se manterem sustentáveis, já que é fundamental para a redução de erros, inclusive na fase analítica do processo laboratorial e de custos.

Nunca é demais enfatizar que quando um paciente tem uma enfermidade não detectada, ele não terá a oportunidade de receber um tratamento adequado. Além disso, caso receba um diagnóstico errado, pode ser que o paciente adote tratamentos capazes de colocar a sua saúde em risco.  

Dado este cenário, ainda é possível somar diversos outros tipos de inconvenientes, como o estresse psicológico, a preocupação familiar, entre outros. Sendo assim, como o laboratório de análises clínicas pode otimizar a sua gestão de qualidade em meio pandemia do novo coronavírus?

A resposta para esta questão é complexa, mas podemos afirmar que quaisquer dos caminhos escolhidos passam pela adoção de uma tecnologia eficaz e segura.

 

Qual o papel da tecnologia no controle de qualidade laboratorial?

A pandemia do novo coronavírus está modificando não só nossa rotina, mas a economia mundial e o sistema de saúde de todo o mundo. Como dissemos, desde o primeiro diagnóstico da covid-19 em Wuhan, China, o novo coronavírus já se espalhou para pela maioria dos países. 

A China, quando iniciou a sua resposta ao novo coronavírus, se apoiou em seu enorme setor de tecnologia e, como podemos analisar por diferentes perspectivas, a tecnologia é capaz de nos garantir muito mais do que comodidade, mas ações muito mais rápidas e seguras.

Atualmente, a tecnologia está presente em diversos segmentos e esta é uma realidade que não tem mais volta. Não se trata mais de uma tendência! E o mercado hoje não abre espaço para o negacionismo digital. 

Processos laboratoriais que antigamente eram feitos manualmente, custavam caro, causavam atrasos e perdas, hoje são substituídos por ferramentas seguras e ágeis.

A inclusão de um software laboratorial automatizado na rotina da instituição contribui de forma significativa de inúmeras maneiras. Confira a seguir algumas vantagens que uma ferramenta adequada é capaz de proporcionar ao laboratório de análises clínicas!

 

  • Maior segurança, agilidade, produtividade, qualidade técnica e, especialmente, aumento da qualidade do atendimento aos pacientes;
  • Maior controle de qualidade laboratorial e eficiência operacional;
  • Menos tempo gasto com a correção de processos improdutivos e com processamento de lotes de produção;
  • Menor índice de não-conformidade e trabalhos que precisam ser refeitos;
  • Redução do tempo de entrega dos resultados e maior produtividade da equipe laboratorial;
  • Aumento da qualidade devido a redução de erros técnicos ou operacionais;
  • Aumento da agilidade no atendimento das demandas do mercado e dos pacientes;
  • Rastreabilidade de todos os processos e facilidade de acesso à qualquer informação de forma eficiente e com confiabilidade operacional;
  • Melhor gestão laboratorial por meio da automação das atividades diárias e redução do trabalho administrativo;
  • Cumprimento dos requisitos de atendimento, integridade, rastreabilidade, confidencialidade e autenticidade dos registros. 

Hoje, as melhores ferramentas desenvolvidas especialmente para os laboratórios de análises clínicas são completas, possuem controle desde o primeiro atendimento ao paciente até a emissão de laudos, assim como os faturamentos de convênios de saúde de forma ágil e organizada, entre outros benefícios como a personalização de acordo com as necessidades de cada instituição.

Oferecendo um bom atendimento e construindo uma relação de confiança, certamente o seu laboratório de análises clínicas será capaz de se manter relevante durante e após a pandemia causada pelo novo coronavírus. E, para isso, o controle de qualidade é um aliado fundamental para que os desafios resultantes do atual cenário possam ser mitigados.

Gostou de saber mais sobre como a pandemia influenciou a qualidade dos laboratórios de análises clínicas? Então não deixe de conferir o nosso webinar sobre gerenciamento de riscos e gestão de crises em laboratórios de análises clínicas!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *