O que é plano de marketing para laboratórios de análises clínicas?

O que é plano de marketing para laboratórios de análises clínicas?

No mundo moderno de hoje, tudo e todos estão conectados à internet e sua reputação como laboratório de análises clínicas vale muito mais do que um anúncio pago de jornal.

Um plano de marketing é um roteiro para apresentar e entregar seus serviços aos clientes em potencial. Não precisa ser longo e não precisa custar muito dinheiro para ser concluído, mas exigirá um pouco de pesquisa e esforço.

Trabalhar para criar esse plano de marketing pode ajudar a garantir o sucesso do seu laboratório no futuro. Para isso, saber como você pode usá-lo é fundamental.

Portanto, proprietários, gestores e funcionários de laboratórios tomem nota e se preparem para construir o tão desejado reconhecimento de marca para o seu laboratório!

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O que é um plano de marketing?

O que é um plano de marketing?

Um plano de marketing descreve a estratégia de marketing específica de um negócio e inclui ações concretas a serem tomadas e resultados esperados.

Os planos de marketing servem como roteiros para as empresas executarem e medirem os resultados do esforço de marketing durante um período específico. Existem diferentes tipos de planos de marketing, incluindo:

  • Marketing pago: investimento em publicidade e anúncios online ou offline;
  • Marketing para mídias sociais: utilização de diferentes canais de mídias sociais, como Facebook, Instagram ou Twitter;
  • Marketing por período de tempo: campanhas usadas apenas durante um período designado;
  • Marketing de conteúdo: criação de conteúdo original para apresentar e ranquear um produto ou serviço;
  • Marketing de novos produtos ou serviços: plano para apresentar o lançamento de um produto.
Como funciona o plano de marketing?

Como funciona o plano de marketing?

Um plano de marketing eficaz ajudará o seu laboratório a entender seu mercado-alvo e a concorrência, o impacto e os resultados das decisões de marketing e fornece orientação para iniciativas futuras.

Você não pode desenvolver um plano de marketing sem pesquisa de mercado, que orienta a direção de todos os seus esforços de marketing, fornecendo informações vitais sobre seus clientes potenciais, seu mercado-alvo, e a viabilidade de seus produtos e serviços. A pesquisa de mercado deve incluir o seguinte:

  • Monitoramento das tendências da indústria e economia;
  • Exploração da concorrência para determinar como você pode obter uma vantagem competitiva em preços e atendimento ao cliente;
  • Determinação das melhores maneiras de atingir seu mercado-alvo por meio de publicidade tradicional, mídia social e outros canais.

Os planos de marketing podem variar dependendo do tipo de produtos ou serviços e metas que você deseja alcançar, mas existem certos elementos essenciais que a maioria dos planos inclui, como:

  • Resumo executivo e descrição do negócio;
  • Análise da situação;
  • Metas de marketing e objetivos de negócios;
  • Mercado-alvo e plano de entrega;
  • Proposta e táticas de venda exclusivas;
  • Diretrizes de mensagens;
  • Despesas;
  • Rastreamento e avaliação.

O resumo é uma visão geral de alto nível do plano de marketing. Esta seção deve fornecer uma breve síntese do plano para aqueles que não podem ler o documento inteiro.

A descrição do negócio é o que o negócio trata – incluindo a localização, proprietários de negócios, posição no mercado, declaração de missão e valores essenciais da empresa e fatores externos que estão atualmente impactando ou podem eventualmente afetar os negócios.

Sua análise de situação detalha o contexto de seus esforços de marketing. Nesta seção, você deverá examinar de perto os fatores internos e externos que influenciarão sua estratégia de marketing. Muitas empresas fazem uma análise SWOT, que combina a análise externa e interna para resumir seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

As metas de marketing estarão vinculadas aos objetivos gerais de negócios, mas se concentrarão apenas nas partes do negócio em que o marketing pode influenciar. Por exemplo, se o objetivo geral é aumentar a receita de negócios repetidos em uma certa porcentagem no próximo ano, a meta de marketing relacionada pode ser fazer com que um determinado número de clientes se inscreva em um programa de recompensas a cada mês.

O conceito de mercados-alvo é um dos aspectos mais importantes do marketing. É irreal pensar que você pode atrair a todos, então você precisa identificar seus clientes ideais.

Você quer saber do que eles gostam, do que não gostam e onde pode encontrá-los. O plano de distribuição e entrega descreve como o laboratório venderá e entregará seus serviços aos clientes. Os métodos de vendas e entrega incluem varejo, atacado, direto para residências ou empresas ou online.

A proposta de venda exclusiva descreve como o laboratório obterá uma vantagem competitiva no mercado, fornecendo um ou mais dos seguintes benefícios aos clientes:

  • Fornecendo um serviço único ou superior;
  • Oferecendo preços mais baixos;
  • Oferecendo melhor atendimento ao cliente.

Estratégias são as abordagens que você deseja adotar para atingir esses objetivos. Por exemplo, se você está tentando fazer com que um determinado número de pessoas se inscrevam em um programa de recompensas para clientes a cada mês, sua estratégia pode ser apresentar o programa de recompensas a novos clientes com convites personalizados que destacam recompensas nas quais eles podem estar interessados ​​e em seguida, fornecendo excelente atendimento ao cliente para ajudá-los a começar

Suas táticas são as ações específicas que você executará para realizar as estratégias definidas. Suponha que você apresente o programa de recompensas a novos clientes com convites personalizados. Nesse caso, uma tática que você pode usar é enviar e-mails que abordem cada novo cliente pelo nome e informá-los sobre algumas recompensas específicas que podem receber, junto com um link para se inscrever facilmente no programa de recompensas.

A mensagem certa pode ajudar a estabelecer a posição de sua marca no mercado, ajudá-la a se destacar dos concorrentes, demonstrar valor para clientes em potencial e atingir públicos específicos.

Você pode definir algumas diretrizes de mensagens em seu plano geral e, em seguida, usá-las como ponto de partida para criar mensagens mais específicas para cada campanha e diferentes segmentos de seu mercado-alvo.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre algumas das necessidades básicas para que um plano de marketing para laboratórios de análises clínicas funcione, confira!

Tenha um site funcional

Com as pessoas carregando smartphones habilitados com internet no bolso, as informações são fáceis de serem obtidas.

A primeira coisa que qualquer paciente faria é pesquisar online e acessar seu site para entender sua prática, serviços e avaliações, sendo assim, a prioridade deve ser construir um site que responda às necessidades dos pacientes ou dos clientes.

Forneça a ele as informações que estão procurando sobre o seu laboratório. Concentre-se em fornecer informações de saúde que sejam úteis para eles, talvez você possa falar sobre cuidados preventivos e maneiras de viver uma vida saudável no site ou blog. A primeira impressão é a última impressão, se os pacientes entenderem que você se importa com eles – eles passarão a confiar em você como parceiro de saúde.

Mantenha presença nas mídias sociais

Quase todas as pessoas estão disponíveis em alguma plataforma de mídia social. Para alguns, o Facebook é a escolha preferida, enquanto outros podem contar com o Instagram, Twitter ou LinkedIn para se manterem conectados ao mundo.

Essas plataformas virtuais podem ajudá-lo a alcançar o círculo pessoal mais íntimo de uma pessoa por meio de postagens envolventes. Tente aparecer nos feeds de notícias das redes sociais o máximo possível para obter presença para qualquer paciente quando precisar. Compartilhe dicas úteis nas redes sociais para mantê-los interessados e lembre-se de responder todas as interações em tempo hábil.

Otimize seu site para ser encontrado

O cliente potencial, quando precisa de informações, vai procurar o Google, certo? Certifique-se de que seu laboratório seja exibido no topo da lista quando o seu cliente buscar por “melhor laboratório da cidade” ou “melhor laboratório para exames”.

Esse é o poder da otimização de mecanismos de pesquisa e SEO. O desenvolvedor do seu site pode ajudá-lo aqui, concentre-se em palavras-chave específicas. Não há necessidade de contratar um recurso em tempo integral para essa tarefa, alguns minutos todos os dias de um consultor experiente podem resolver o problema.

Estimule a transmissão de informações entre pacientes

Você sabe qual é a melhor forma de marketing? É o boca a boca entre pacientes e funcionários atuais.

Cada pessoa é um porta-voz, portanto, trate bem seus funcionários e mantenha seus pacientes satisfeitos, apenas esses dois juntos podem fazer o que é mais necessário para o seu laboratório.

Sempre que um paciente ou cliente visitar seu laboratório, tente avaliar o máximo de informações possível. Manter uma lista de e-mail de assinantes pode ser muito útil durante a divulgação de informações.

Compartilhe informações benéficas com os pacientes com base em seus registros, além de mostrar aos pacientes que você conhece sua área, também ajuda a mostrar que você se preocupa com o bem-estar deles. Manter um canal de comunicação é muito útil para divulgar boas notícias, construir a marca e ter o melhor retorno dos pacientes.

Automatize suas operações

Dê aos pacientes a chance de se surpreenderem quando visitarem seu laboratório!

Normalmente, os pacientes e familiares visitam o laboratório quando precisam de atendimento clínico e tornando a experiência da visita mais fácil, simples e o mais livre de estresse possível você garante o sucesso laboratorial.

Um bom software para gestão laboratorial pode realmente ajudar a agilizar os processos e melhorar a experiência do paciente, desde o balcão de registro até a coleta final dos relatórios.

Nunca é demais enfatizar que os sistemas de gestão laboratorial são a verdadeira virada de jogo na indústria de laboratórios de análises clínicas. Mas, o que é ainda mais importante para um analista ou proprietário de laboratório é escolher a ferramenta que desempenha todas as funções esperadas enquanto economiza custos para o laboratório.

Siga estas dicas e observe a diferença que irão trazer para o seu laboratório, você mesmo ficará surpreso com os resultados!
Se você é um gestor e está em busca de uma solução para o seu laboratório de análises clínicas, agende uma conversa com a gente e saiba como podemos ajudá-lo a seguir em frente.

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