Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como fazer a gestão laboratorial de análises clínicas?

Como fazer a gestão laboratorial de análises clínicas?

Provavelmente, você decidiu trabalhar com análises clínicas porque se fascinou com o potencial da área e queria descobrir em um nível molecular as maneiras pelas quais a vida humana existe.

Mas, como gestor de um laboratório de análises clínicas, você já se viu perdido?

Você deseja estar no comando do laboratório, dirigindo testes, analisando dados e propondo melhorias, mas se vê preso a tarefas de rotina, como fazer pedidos de reagentes, participar de reuniões, ou seja, tudo menos as ações capazes de otimizar de fato a sua gestão e, consequentemente, seus resultados.

Por isso, se você quer saber mais sobre como fazer a gestão laboratorial de análises clínicas, confira o conteúdo sobre o tema!

Como fazer a gestão laboratorial de análises clínicas?

Você descobriu que ser o gestor do laboratório é mais do que apenas fazer grandes operações, trata-se de administrar uma empresa.

Habilidades de gerenciamento de laboratório, embora usadas diariamente por especialistas, não são ensinadas diretamente. Em vez disso, eles são aprendidos de segunda mão.

Embora muito deva ser aprendido com essa abordagem de seguir pelo exemplo, ela tem seus limites.Todos nós já ouvimos péssimas histórias de gestores com habilidades fracas de liderança e organização, mas como podemos deixar de nos tornar um personagem em uma dessas histórias?

Acompanhe as dicas a seguir e saiba como fazer a gestão laboratorial de análises clínicas!

A gestão laboratorial deve ser aprendida de maneira direcionada

Os gestores de laboratórios de análises clínicas são frequentemente promovidos diretamente da equipe técnica.

Se um indivíduo tem a capacidade de aprender a ciência da medicina laboratorial, ele pode aprender as habilidades de gestão necessárias, dado o desejo e aptidão para fazê-lo.

Habilidades de gestão são importantes para carreiras de todos os tipos. Quer você trabalhe na bancada ou fora dela, a capacidade de organizar seu trabalho e supervisionar aqueles que estão sob você é crítica.

Uma boa gestão laboratorial pode ser dividida em quatro categorias principais:

  • O planejamento permite que o gestor do laboratório saiba para onde o laboratório está indo;
  • A organização também é uma característica importante para um gestor de laboratório, pois ele determina quem faz cada projeto e qual técnica será utilizada, gerencia os cronogramas e orçamentos para várias equipes e se mantém atualizado com as pesquisas na área;
  • A liderança é extremamente importante para um gerente de laboratório, pois geralmente define o ambiente e o ritmo do laboratório. Uma boa liderança pode inspirar os funcionários do laboratório para a produtividade e criatividade e ajudá-los a trabalhar juntos;
  • Controlar um laboratório envolve a avaliação do progresso dos funcionários do laboratório, dos projetos e da capacidade de corrigir os problemas à medida que eles surgem e, para isso, o investimento em tecnologia é fundamental.

Abaixo falaremos um pouco mais sobre cada uma dessas características, por isso, continue a leitura com a gente!

Planejamento e a gestão laboratorial

Com todas as responsabilidades que a gestão do laboratório acarreta, é fácil ter certeza de que os dedos estão cruzados, mas perder de vista o objetivo maior.

A autoconsciência é vital na gestão do tempo! É tão fácil acreditar que você está sendo produtivo quando está apenas ocupado. Ser capaz de recuar e avaliar verdadeiramente sua eficácia é difícil, mas é a única maneira de fazer cada dia valer a pena.

Uma sugestão comum dos especialistas é ter uma estratégia de cinco anos. Estudos revelam que a maioria dos laboratórios bem-sucedidos e prósperos utilizaram planos de três a cinco anos.

Embora os funcionários do laboratório precisem de habilidades técnicas para realizar tarefas individuais, é função do gestor do laboratório garantir que todos os testes sejam direcionados a um objetivo comum.

A capacidade de ver o panorama geral permite que os funcionários do laboratório avaliem o progresso de uma entrega e determinem entregas futuras. Um plano de cinco anos permite que você avalie o progresso de seu laboratório e o mantenha orientado para um objetivo.

Depois de saber onde deseja estar, você pode planejar tudo com muito mais eficiência. Isso se torna especialmente importante quando um laboratório está gerenciando várias análises de complexidade variada.

Ter um plano de longo prazo também é útil para toda a equipe, para que eles possam se manter dentro do cronograma e cumprir os requisitos necessários para a estabilidade no tempo apropriado.

Talvez os gestores laboratoriais não criem planos de cinco anos porque não acham que precisam: eles estão sobrecarregados com detalhes e confiam que, ao cuidar dos detalhes do dia a dia, o caminho surgirá. Normalmente não. Ele apenas se torna mais obscuro com tarefas infinitas.

Da mesma forma, uma declaração de missão pode guiar um laboratório e mantê-lo sob controle. Uma declaração de missão ajuda a lembrar quais são suas prioridades. É difícil manter os olhos no prêmio com todo o pessoal, financiamento e decisões administrativas que precisam ser tomadas diariamente. Lembrar-se de que sua missão é, digamos, a saúde das pessoas ou a orientação de analistas ajuda você a reconhecer quais tarefas o ajudarão a cumprir seus planos e, assim, ser mais produtivo.

Escreva uma declaração de missão que ajudará você e os funcionários do seu laboratório a lembrar, quando as coisas ficam difíceis, por que você está na ali e por que seu projeto é importante.

Organização e a gestão laboratorial

A organização assume várias formas no gerenciamento do laboratório de análises clínicas. O tempo, as pessoas e o espaço físico do seu laboratório devem ser organizados e ordenados para que a pesquisa ocorra sem problemas.

Nunca haverá tempo suficiente durante o dia para concluir todas as tarefas que você espera realizar, por isso é importante saber quando dizer não.

Embora um relacionamento aberto com os funcionários do laboratório seja incentivado, às vezes você precisa fechar a porta do escritório. Com o tempo e a experiência, você deve desenvolver a capacidade de saber melhor quais solicitações o ajudarão e quais o impedirão.

As reuniões de laboratório são uma ótima maneira de ajudar a manter um grupo de pessoas organizado e focado em seus objetivos. Reuniões com toda a equipe permitem que os funcionários do laboratório e o gestor permaneçam informados sobre os eventos dentro do laboratório. Elas também podem ser um bom fórum para brainstormings e solução de problemas.

Estudos sobre laboratórios de sucesso também descobriram que os melhores laboratórios têm reuniões regulares, tanto formais quanto informais. As reuniões individuais também são importantes para os funcionários do laboratório e o gestor, pois os experimentos e os problemas podem ser discutidos em mais detalhes.

No entanto, as reuniões de laboratório podem se tornar um uso ineficiente do tempo se não forem organizadas. Ter uma agenda de reunião pode manter as conversas sob controle e evitar a necessidade de várias reuniões sobre um único assunto. Registros de reuniões de também podem ser usados ​​para medir o progresso do laboratório.

Como fazer a gestão laboratorial de análises clínicas?

Liderança e a gestão laboratorial

Muitos gestores observam que nem todos os líderes de sucesso são iguais. O primeiro passo para alcançar seu potencial de liderança é reconhecer seu estilo de liderança.

Existem vários recursos online que permitem reconhecer e analisar a maneira como você lidera. Em seguida, você pode se concentrar nos pontos fortes e fracos desse estilo de liderança e trabalhar para melhorá-lo.

Além disso, você pode comparar o tipo de líder que você realmente é com o tipo que gostaria de ser. É vantajoso identificar um mentor de sucesso que pode não apenas ser um modelo para o seu comportamento, mas também uma caixa de ressonância para questões com as quais você pode não ter lidado anteriormente.

O mentor deve ter experiência além do laboratório, especialmente em lidar com protocolos organizacionais e indivíduos fora do laboratório.

Otimize seu estilo de gerenciamento para cada funcionário do laboratório. Você não pode motivar ou ajudar a todos da mesma forma. Por exemplo, algumas pessoas respondem bem a muita atenção. Outras pessoas gostam de ter mais tempo para pensar sobre os dados ou em sua próxima tarefa entre as discussões. Você precisa ser capaz de modular seu estilo para otimizá-lo para cada pessoa em seu laboratório.

É importante os funcionários do laboratório saberem que você está envolvido e disponível. Uma maneira de conseguir isso é caminhar. Todos os dias, faça um esforço para caminhar pelo laboratório e visitar cada funcionário do laboratório. Essas conversas não precisam ser profundas, em vez disso, este método permite que você se mantenha atualizado sobre as atividades diárias e mostra que você está aberto e interessado no trabalho dos funcionários do seu laboratório.

Em uma nota relacionada, muitas pessoas enfatizaram que os gerentes de laboratório devem praticar o que dizem. Em outras palavras, faça o que você diz. Essa ação gera confiança e respeito entre colegas e funcionários.

A maioria dos especialistas também enfatiza a importância de ouvir. Um bom líder não apenas direciona os funcionários do laboratório e lhes diz o que fazer, mas também ouve seus funcionários.

Certifique-se de que você não é a pessoa que mais fala na reunião do laboratório. Se estiver, há um problema. Em vez disso, capacite os funcionários mais antigos da equipe para ensinar e orientar os mais novos.

Reservar um tempo para ouvir também é importante porque muito pode ser ganho com os funcionários do seu laboratório. Uma maneira de fazer isso é organizar sessões de brainstorming. Isso faz com que a criatividade flua, capacita as pessoas a pensar em novas direções para si mesmas e para o resto do grupo e, muitas vezes, gera boas ideias.

Isso não apenas faz os funcionários do laboratório se sentirem apreciados, mas também lhes proporciona uma experiência de aprendizado. Mais importante ainda, dá-lhe uma perspectiva diferente sobre a sua área do que teria se trabalhasse isoladamente.

Por fim, saiba quando relaxar e se divertir. Reservar um tempo para comemorar com o time do laboratório é ótimo para o moral e pode servir como um incentivo para atingir os objetivos do laboratório. Destinar um tempo para relaxar e desfrutar de suas realizações dará aos funcionários do laboratório e a você a energia para continuar. Tenha senso de humor, este é provavelmente o conselho mais importante.

Tecnologia e a gestão laboratorial

Gerenciar um laboratório significa que há momentos em que as coisas dão errado e você deve consertar.

Os gerentes muitas vezes lamentam que todos os problemas vêm de erros humanos, o que destaca a importância de aprimorar suas habilidades com as pessoas e de investir em tecnologias eficientes, como os softwares laboratoriais.

Uma das melhores maneiras de evitar problemas com os funcionários é ser claro sobre os padrões e expectativas desde o início. Cada membro do laboratório vem de uma formação diferente e a maioria dos problemas surge da falta de comunicação sobre as expectativas.

Sem expectativas claras, você não pode esperar que os funcionários do laboratório façam algo exatamente como você gostaria. É igualmente importante que os padrões do laboratório sejam mantidos, ou eles não serão seguidos.

Motive os funcionários do laboratório por meio de recompensas em vez de medo. Quando as pessoas estão indo bem, certifique-se de dizer isso a elas! Quando as coisas estão indo devagar, certifique-se de encorajar junto com os conselhos.

É mais provável que as pessoas sejam produtivas e criem um trabalho de alta qualidade quando estão felizes e trabalhando por uma meta, em vez de temer o castigo e essas recompensas não precisam ser significativas ou monetárias, o que importa é que sejam sinceras.

Por último, tente dar aos funcionários do laboratório uma sensação de controle sobre seu trabalho e ofereça as ferramentas apropriadas.

Por meio da tecnologia adequada, a maioria dos funcionários poderão focar em tarefas realmente importantes e verão os erros causados por falhas humanas desaparecerem. Além disso, um sentimento de satisfação pode ajudar muito a motivar os funcionários e, ao mesmo tempo, liberar você para dedicar mais tempo a outras questões.

O segredo para o sucesso é gerenciar bem seu laboratório por meio de planejamento, organização, liderança e tecnologia. Tudo isso pode exigir algum trabalho, mas a recompensa será valiosa para você e seus funcionários.

Gostou de saber mais sobre como fazer a gestão laboratorial de análises clínicas? Então não deixe de conferir como escolher um software de fácil implementação para laboratórios!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *