Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

6 vantagens do faturamento eletrônico para laboratórios

6 vantagens do faturamento eletrônico para laboratórios

Além de manter o controle sobre as atividades que se relacionam diretamente com o foco do empreendimento, o sucesso empresarial também depende de uma série de processos e tarefas administrativas que fazem parte da rotina de qualquer negócio.

No caso dos laboratórios, estabelecer expedientes administrativos organizados e eficientes é, sem dúvida, um grande reforço à qualidade final dos serviços. Nesse contexto, o faturamento eletrônico é um dos melhores aliados de estabelecimentos que atuam na área da saúde.

Por meio dessa tecnologia, os empreendimentos conseguem se manter em consonância com os padrões obrigatórios impostos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como é o caso do TISS — Troca de Informações na Saúde Suplementar — cujo objetivo é melhorar interoperabilidade dos prestadores de serviços de saúde privados e os agentes da Saúde Suplementar.

Em outras palavras, o faturamento eletrônico TISS permite a padronização de rotinas administrativas, melhorando o controle das empresas prestadoras de serviços de saúde e também a qualidade destas, dando mais segurança ao usuário.

Você já aderiu ao faturamento eletrônico para laboratórios? Não? Então, confira 6 vantagens que essa mudança pode trazer para o seu negócio!

1. Maior segurança na manipulação de dados

Maior segurança na manipulação de dados

Uma das maiores vantagens da utilização da tecnologia é a substituição de processos manuais e mais suscetíveis a riscos por versões digitais, muito mais seguras e confiáveis. No caso do faturamento eletrônico, por exemplo, o laboratório recebe um grande reforço na sua segurança da informação, já que expedientes complexos e altamente importantes para o sucesso do negócio são mais bem controlados via softwares.

De maneira geral, riscos como a perda de informações sensíveis e quebra de sigilo são significativamente reduzidos. Além disso, melhora-se a acessibilidade dos dados, o que permite ao empresário e aos colaboradores encontrar e repassar as informações tanto aos usuários quanto para as agências que regulam o setor.

Redução do uso do espaço físico do laboratório

2. Redução do uso do espaço físico do laboratório

Mais uma vantagem do faturamento eletrônico é a menor dependência de espaço físico para lidar com as rotinas administrativas do laboratório. Como grande parte das tarefas recebe um reforço da tecnologia, uma roupagem digital é dada aos processos, transferindo o trabalho para as plataformas virtuais dos softwares.

Assim, o laboratório não terá mais que dispor de um espaço físico exclusivo para organizar e armazenar seus dados, dispensando-se as tradicionais fichas de papel, os prontuários manuais e os grandes arquivos. Os softwares podem não só organizar, mas armazenar uma enorme quantidade de informações pelo tempo que for necessário, dependendo de bem menos infraestrutura física e espaço.

Redução de custos

3. Redução de custos

A tecnologia trabalha para facilitar a vida das pessoas tornando tudo mais simples e ágil. Nesse sentido, em razão da otimização da manipulação dos dados do laboratório trazida pelo faturamento eletrônico, os processos administrativos do negócio se tornaram mais simples, dependendo cada vez menos de espaço físico, como vimos, e também de insumos como papel, impressoras, pastas e arquivos.

Desse modo, percebe-se que a redução de custos também é um grande benefício do faturamento eletrônico. Primeiro porque reduz os gastos com insumos, a exemplo dos que citamos; segundo porque depende de menos mão de obra e trabalho para manter os processos em conformidade e em execução.

Acesso remoto às informações do paciente

4. Acesso remoto às informações do paciente

Com o faturamento eletrônico, grande parte dos expedientes relacionados às informações de procedimentos e aos atendimentos aos usuários passa a ser registrado digitalmente. Essa mudança torna os processos muito mais dinâmicos, sobretudo no que se refere à manipulação dos dados pelo laboratório.

Por exemplo, é possível ter acesso remoto a uma série de informações do histórico do paciente, identificando quais procedimentos já foram realizados pelo convênio, valores pagos, entre outras informações de interesse dos órgãos que fiscalizam o setor e que eventualmente podem ser solicitados.

Aprimoramento no atendimento e na prestação dos serviços

5. Aprimoramento no atendimento e na prestação dos serviços

Outra grande vantagem do faturamento eletrônico é a forma como suas otimizações refletem na qualidade do atendimento ao público do laboratório. Afinal, a partir do momento em que o empreendimento trabalha conforme as exigências e normas da área, adota novos sistemas e faz da tecnologia uma aliada da rotina do laboratório, isso certamente é percebido pelos usuários do serviço.

Com um maior nível de organização, melhor gestão de dados e transparência na atuação da empresa, o paciente pode ser melhor atendido, ter as suas demandas solucionadas em um espaço menor de tempo, além de estar menos suscetível a sofrer com erros e outras inconsistências que possam afetar a confiabilidade do laboratório.

iferencial competitivo

6. Diferencial competitivo

Em um mercado empresarial cada dia mais competitivo, investir em otimizações que melhorem a dinâmica do trabalho e fortaleçam a regularidade e qualidade das entregas certamente é um diferencial competitivo valioso.

Nesse contexto, o faturamento eletrônico, além dos benefícios citados, gera também um diferencial interessante no mercado, sobretudo quanto ele está associado a um software de gestão.

Com esse tipo de integração, o laboratório consegue estruturar de forma mais eficiente seus processos, melhorando pontos-chave, como a comunicação com o cliente, a gestão da informação e a conformidade com as normas do setor.

Em um único sistema, líderes e colaboradores podem ter acesso e controle sobre diversos aspectos e atividades do empreendimento, tais como:

  • faturamento eletrônico TISS;
  • recepção eficiente, na qual é possível autorizar online procedimentos por convênios;
  • resultados de exames, dando mais agilidade nas respostas ao paciente;
  • comunicação ágil com parceiros, facilitando as demandas externas do paciente;

Além desses pontos, há também que se mencionar que um bom software de gestão de laboratório proporciona um nível de automação significativo, reduzindo a necessidade de que pessoas desempenhem tarefas burocráticas, lentas e manuais, podendo se dedicar por mais tempo a ações verdadeiramente focadas nos objetivos da empresa, que é atender bem os seus usuários.

Por fim, como vimos, o faturamento eletrônico, especialmente quando integrado a um bom software de gestão de laboratórios, pode ser um grande reforço para o empreendimento, otimizando não só a parte burocrática exigida pela ANS, mas também toda a rotina operacional do negócio.

Então, o que acha de trazer todas essas vantagens para dentro do seu laboratório? Nós podemos ajudar: entre em contato conosco e conheça a solução ideal para a sua empresa!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *