Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

8 dicas para administrar um laboratório em tempos de crise

8 dicas para administrar um laboratório em tempos de crise

À medida que os laboratórios são afetados pelos impactos causados pela pandemia da Covid-19, os gestores e os profissionais de análises clínicas buscam diferentes maneiras para lidar com as adversidades.

Mas, como os tomadores de decisão podem mitigar os riscos e os prejuízos neste cenário?

Devido à crise provocada pelo novo coronavírus, os líderes de laboratórios de análises clínicas estão tendo que lidar com muitos obstáculos sem precedentes, incluindo a gestão dos funcionários que trabalham na linha de frente, as mudanças nas configurações de trabalho, os métodos de comunicação, a operação, o atendimento e a gestão financeira.

Como é provável que a situação atual seja diferente de qualquer outra que os laboratórios encontraram antes, é provável também que haja muita incerteza entre as forças de trabalho que os líderes precisarão gerenciar.

Por isso, se você quer saber mais sobre como administrar um laboratório em tempos de crise, confira o confira o conteúdo sobre o tema!

Como administrar um laboratório em tempos de crise?

Como administrar um laboratório em tempos de crise?

Apesar do volume de pacientes que necessitam de exames recorrentes por tratarem complicações crônicas de saúde e daqueles que necessitam de análises por questões de urgência, muitas pessoas estão em pânico com a disseminação da Covid-19 e inúmeros laboratórios estão notando uma queda significativa no fluxo diário de pessoas.

De maneira geral, para o setor laboratorial, o trabalho pode continuar de uma forma ou de outra, embora sejam tomadas precauções extras de segurança. E esta é uma ótima notícia!

Entretanto, a pergunta que queremos fazer é: como gestor, você tem um plano para administrar o laboratório durante uma crise?

Confira as dicas a seguir e saiba como administrar um laboratório em tempos de crise!

1. Coloque os valores humanos em primeiro lugar

Seja um humano antes de ser um gestor laboratorial!

O que queremos dizer com isso é que este é o momento de ser compassivo com as pessoas, ter diálogos e trabalhar com as diferentes partes interessadas para se certificar que o que você está fazendo é a coisa certa para todos.

Isso, pode incluir o gerenciamento de contratos de funcionários e fornecedores. No caso dos funcionários, é importante determinar se é melhor para eles diminuir as horas trabalhadas ou dispensá-los inteiramente.

Ao invés de dispensar uma quantia significativa de funcionários, talvez você queira que algumas pessoas façam apenas a redução da jornada. Mas, novamente, pode ser melhor para eles serem demitidos, porque assim eles podem obter o auxílio do governo. Portanto, são casos diferentes e por isso o diálogo é tão importante.

No caso de fornecedores, parceiros ou até mesmo clientes,, os líderes de laboratório precisarão ser cautelosos com as cláusulas para entenderem se vale a pena mantê-las sob as circunstâncias. Entretanto, sem os valores humanos em evidência, dificilmente o sucesso será alcançado.

2. Mantenha a racionalidade ao tomar decisões

Em segundo lugar, ressaltamos a importância de tomar decisões racionais rapidamente, embora isso possa parecer contraditório com a dica anterior, se seu laboratório não sobreviver, ninguém ganha.

Quanto mais rápido você tomar essas decisões, melhor! Por exemplo, demitir pessoas. Se você não pode, mas resolve ficar com os funcionários por mais uma semana ou um mês, isso realmente pode comprometer a sua gestão financeira.

Então, se você vai tomar este caminho, é melhor que seja feito rapidamente!

É importante dizer que você precisa ter certeza de não estar tomando essas decisões por medo. Você precisa tomar essas decisões com base em dados e análises bem pensadas.

A tomada de decisão para os líderes laboratoriais também deve acomodar a gestão do fluxo de caixa, considerando que a crise do coronavírus deve impactar as empresas nos próximos meses.

3. Seja criativo e negocie

A terceira dica aos líderes laboratoriais para administrar os laboratórios durante esta pandemia é considerar a renegociação com os proprietários de imóveis nos aluguéis.

Se você tem um aluguel alto que não pode pagar, o locador provavelmente não vai expulsá-lo, porque eles provavelmente não têm ninguém para substituí-lo.

Você pode ir pedir o que é chamado de redução do aluguel, especialmente se você estiver em uma situação difícil. Vá em frente e tente acertar algo com o proprietário.

É importante, no entanto, garantir que essas negociações sejam feitas antes que se torne impossível honrar os contratos.

Quando você quiser renegociar este tipo de pagamento, apenas seja realmente autêntico, aberto e proativo. Não deixe para iniciar uma conversa quando você não puder pagar por algo que foi contratado, por isso, comece essa conversa o mais cedo possível.

4. Faça um plano de gestão de crise

Para proteger seu negócio e mantê-lo funcionando em meio a uma crise, é necessário fazer um grande planejamento de risco.

Ter um plano definirá as etapas que seu laboratório deve tomar em caso de crise. Seu plano deve estabelecer claramente as medidas que você vai tomar em relação aos seus funcionários e às operações comerciais.

Durante uma crise de pandemia, como esta, certifique-se de incluir: as etapas que você está tomando para proteger seus funcionários, o que você planeja fazer se um surto acontecer em seu laboratório, as maneiras como os funcionários podem entrar em contato com você em casos de emergência e o que pode acontecer com suas operações comerciais se o negócio estiver comprometido.

5. Transforme a sua presença digital

A maioria dos laboratórios pode transformar sua presença digital com algumas adaptações nos negócios e com a adoção de tecnologias eficientes!

Uma crise é o momento final em que você deve utilizar todos os recursos em suas mãos para manter seu negócio funcionando.

Adaptar-se a como as coisas estão durante uma crise e colocar seu negócio online pode aumentar suas chances de sobreviver e até mesmo de prosperar ainda mais quando a crise chegar ao fim.

6. Considere uma fusão ou aquisição

Se você está enfrentando uma crise atual devido à pandemia causada pelo coronavírus, saiba que outros laboratórios de análises clínicas também estão no mesmo barco.

Por isso, a situação atual pode ser uma boa oportunidade para fazer uma fusão ou aquisição a fim de manter o negócio ativo.

Este também pode ser um ótimo momento para comprar em grandes quantidades, antecipar o pagamento de matérias-primas, suprimentos ou serviços.

7. Seja um líder positivo

É fundamental enfatizarmos sobre a importância de ser positivo durante esses tempos difíceis, focando nos benefícios e ao mesmo tempo sendo realista e verdadeiro com os funcionários.

Você realmente quer manter todos em sua empresa focados em superar isso da melhor forma possível e, em seguida, se preparar para realmente fazer otimizações assim que estiverem prontos.

Se você estiver um pouco deprimido, tudo bem, apenas tome cuidado para não transparecer para sua equipe quando não estiver em um ótimo dia. Afinal de contas, você é uma referência para eles. Se o percebem desanimados, provavelmente, eles também ficarão.

Além disso, não deixe de se cuidar! Para permanecer positivo, isso é essencial! Converse sempre com seus amigos e familiares, pratique o autocuidado, tenha atenção com o que você come, o que você bebe e tudo o que envolve sua saúde e seu bem-estar.

8. Seja adaptável e adote a tecnologia

Às vezes, os gestores laboratoriais estão tão focados em tarefas específicas que é difícil para eles aprenderem como usar uma nova ferramenta ou até mesmo pensar sobre a existência dela.

Se isso acontece com você, é importante se perguntar: como um novo software laboratorial ajudará na gestão do meu laboratório?

Reserve um tempo para pesquisar sobre as diferentes tecnologias e pense nas necessidades da equipe, seus problemas e como esta nova ferramenta os aborda. Como dissemos anteriormente, não há mais espaço para o negacionismo tecnológico no mercado laboratorial.

As pessoas precisam se adaptar às novas circunstâncias, especialmente em tempos de crise. Isso o ajudará a evitar uma difícil batalha e a alcançar seus objetivos mais rapidamente e de maneira eficaz.

Gostou de saber mais sobre como administrar um laboratório em tempos de crise? Então não deixe de conferir como escolher um software de fácil implementação para laboratórios!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *