Você já ouviu falar em marketing laboratorial? Saiba que essa estratégia pode fazer toda diferença para a imagem, visibilidade e, principalmente, competitividade do seu laboratório, em um mercado tão exigente como o da medicina diagnóstica.
Contextualizando: o crescimento da demanda sobre os serviços de saúde, sobretudo em razão da popularização dos planos de saúde e da evolução dos hábitos de vida das pessoas, tem fomentado a expansão desse mercado, possibilitando a atuação de diferentes empreendimentos em todos os cantos do país.
Porém, como reflexo dessa realidade, a concorrência aumentou significativamente no mercado de medicina diagnóstica, exigindo das empresas uma postura mais estratégica para se destacar e atrair o público. Nesse sentido, o marketing laboratorial tornou-se uma necessidade.
Continue a leitura e entenda como essa estratégia pode melhorar o posicionamento do seu laboratório, alavancando os resultados do negócio!
Quais são os desafios do Marketing Laboratorial?
Sabemos o quanto o marketing é importante para o sucesso de qualquer tipo de empresa. No caso dos laboratórios de análises clínicas, a realidade é a mesma. Hoje, com um mercado em plena expansão e o surgimento de novos empreendimentos, é fundamental traçar estratégias eficientes para se aproximar do público-alvo, melhorando a percepção sobre a imagem e credibilidade do negócio. Afinal, são os diferenciais competitivos que fazem com a empresa se destaque.
Sem dúvida alguma, o marketing pode ser a ferramenta ideal para promover essa aproximação com os destinatários dos serviços. Contudo, é preciso ter uma certa atenção na hora de desenvolver as campanhas, já que existem alguns desafios, como os limites estabelecidos por legislações específicas.
Sendo assim, as estratégias de marketing laboratorial precisam ser planejadas com muita responsabilidade. A seguir falaremos sobre algumas dicas essenciais para o sucesso da sua campanha, acompanhe!
Utilização de imagens de pacientes em materiais promocionais
Não utilize fotografias de pacientes, ainda que autorizada, a fim de demonstrar os resultados de tratamentos e procedimentos em materiais de cunho promocional. Isso vale tanto para mídias impressas, como folders e cartazes, quanto mídias digitais, em TV e Internet.
Utilização das redes sociais
Embora não seja vedado o marketing por meio desse tipo de canal, é preciso estar ciente dos limites de utilização. Assim, por exemplo, é aconselhada a divulgação de endereço e telefone do estabelecimento em redes sociais, mas não é recomendada a veiculação de conteúdos de tom sensacionalista e que garantam resultados de procedimentos.
Divulgação de equipamentos
Laboratórios que operam com o apoio de equipamentos modernos certamente são mais bem-vistos no mercado. Logo, é comum que esse tipo de diferencial faça parte das ações de marketing do estabelecimento.
Porém, ao fazer referência ao uso de determinado equipamento, deve-se ter cuidado para não fazer afirmações que dão a entender que o seu uso traz garantia de resultado.
Expressões não recomendadas
Outro ponto que merece atenção na hora de desenvolver ações de marketing do negócio é a maneira com a abordagem é realizada. Isso porque existem expressões que são totalmente desaconselhadas.
Nesse sentido, dizeres como “o melhor”, “o mais eficiente”, “resultado garantido”, entre outros com sentidos similares, não são recomendados.
Como desenvolver um Marketing Laboratorial eficiente?
Feitas essas ressalvas sobre alguns dos desafios e limites existentes na hora de realizar o marketing no meio médico e laboratorial, passamos agora a falar sobre as melhores estratégias para alcançar o sucesso nessa tarefa. Acompanhe!
Invista no relacionamento com os clientes
Essa é, talvez, a dica mais importante para quem deseja melhorar a imagem do seu laboratório e se destacar no mercado. Afinal, estamos falando de um tipo de empreendimento que lida essencialmente com o atendimento ao público, razão pela qual o relacionamento com cada paciente é essencial para a construção de um negócio de sucesso.
Nesse contexto, a nossa dica é valorizar ao máximo cada paciente, dando total atenção e prestando os serviços de maneira ética e responsável.
Além disso, outro fator que merece a atenção é a personalização do atendimento. Assim, a depender do perfil geral do público do laboratório, é preciso estabelecer um padrão mais alinhado a ele, de modo sempre seja oferecido um atendimento humanizado, preciso e eficiente.
Desenvolva uma estratégia digital
Dado os padrões do mercado atual, estratégias pensadas e desenvolvidas com base nos meios digitais estão em total alinhamento com os hábitos das pessoas. Hoje, é muito comum se utilizar redes sociais, e-mail marketing, mecanismos de buscas, blogs e conteúdos online para pesquisar a respeito de empresas e também sobre as inovações no meio médico.
Sendo assim, desenvolver uma estratégia digital é, de longe, uma das melhores alternativas para reforçar o marketing laboratorial. Para tanto, a utilização de um site próprio, na qual os usuários possam se relacionar com o laboratório, tirando dúvidas, ou mesmo agilizando determinados expedientes, como a marcação de exames, pode representar um reforço interessante na credibilidade da empresa.
Além disso, o marketing digital também pode ser utilizado para aumentar o alcance dos serviços do laboratório, a partir da publicação de conteúdos de interesse geral, como inovações na área da saúde, novos procedimentos, exames e a importância dos cuidados preventivos para se ter uma vida saudável, que acabam chamando a atenção de novos usuários e reforçando a sua marca.
Esse tipo de relação com o público tende a elevar a qualidade da percepção das leads, tornando-as ainda mais propensas a utilizar os serviços do laboratório.
Pense em campanhas de fidelização
Tão importante quanto trazer um novo paciente até o seu laboratório é fidelizá-lo, prolongando a sua relação com a empresa. Para isso, diferentes medidas podem ser adotadas.
A primeira delas, certamente, é oferecer um atendimento de qualidade. Qualquer pessoa que se sente bem atendida e acolhida, tende a voltar a utilizar os serviços, ou mesmo compartilhar essa experiência.
Logo, atender bem é uma forma de investir no marketing boca a boca, no qual os próprios usuários compartilham a sua boa experiência com outras pessoas, melhorando a imagem e posicionamento do negócio.
Portanto, como foi possível perceber, o marketing laboratorial é uma ferramenta de grande valia para os empreendimentos que desejam mostrar seus diferenciais ao mercado e provar que está totalmente apto a operar de maneira eficiente e alinhada às demandas do seu público.
Gostou deste post? Quer saber mais a respeito de estratégias de marketing que podem ser empregadas no meio médico? Confira nosso post sobre e-mail marketing e entenda como utilizá-lo!