Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Vazamento de dados: proteção é prioridade nos laboratórios de análises clínicas

Nos dias de hoje, a informação vale ouro. Ainda mais quando falamos de laboratórios de análises clínicas, que lidam diariamente com informações sensíveis, pessoais e valiosas. Os dados dos pacientes, diagnósticos, resultados de exames, são informações que envolvem histórias, saúde, confiança. Por isso, essas informações não são algo que ninguém quer ver sofrendo um vazamento de dados, não é mesmo?

Imagine, você chega no laboratório e, de repente, tudo para. Os resultados ficam atrasados, a rotina do laboratório parada, dificuldade em explicar para os clientes que seus dados foram roubados e aquele medo de pensar na palavra hackers. Com o crescimento da tecnologia e da internet, os profissionais do crime virtual não apenas ampliaram, como também desenvolveram métodos mais sofisticados para praticarem os crimes.  

Um clique errado, uma falha no sistema, e pronto: vazamento de dados na certa.

Mas não precisa se desesperar! Se você se interessou sobre esse assunto, fique na página, leia nosso artigo completo e saiba mais sobre os problemas que o vazamento de dados pode causar no seu laboratório e como o Autolac pode ser uma solução para proteger seu laboratório.

O problema com o vazamento de dados

“Ah, mas aqui tá tudo sob controle. Meu computador tem senha, então não tem como dar algum problema, certo?” Tem! Infelizmente, não é bem assim que funciona. As senhas ainda são uma boa opção para segurança dos seus aparelhos e informações, porém, nos dias de hoje elas não são mais uma garantia exclusiva de proteção. 

Como já dito nesse artigo, ao longo do tempo os hackers aprenderam a desenvolver e melhorar suas técnicas de invasão de sistemas, acesso de informações e dados sigilosos, e roubos. Por isso, só colocar senhas, apesar de ser uma forma de proteção importante, não é mais suficiente. Para eles, uma senha simples ou sistemas desatualizados são como um convite para entrar.

A verdade é que, sem as ferramentas e as precauções certas, os dados do seu laboratório — e especialmente dos seus pacientes — ficam expostos a um verdadeiro arsenal de ataques digitais, como:

  • Ransomware: sabe aquela mensagem tenebrosa que tranca seus arquivos e exige um “resgate” para devolvê-los? É isso. Eles invadem o sistema, criptografam seus dados e, de repente, o controle de tudo o que você precisa para trabalhar desaparece.
  • Phishing: aqueles e-mails que parecem super legítimos (tipo de um fornecedor ou até do banco), mas escondem armadilhas digitais que roubam suas informações e instalam softwares maliciosos no sistema. Um clique é tudo o que eles precisam.
  • Brechas no sistema de segurança: um antivírus desatualizado, senhas fracas, ou até uma rede Wi-Fi mal configurada. Qualquer uma dessas “portinhas” pode ser usada para invadir e causar estragos.
  • Falta de backup: não adianta fugir, porque os imprevistos sempre aparecem. Se você não tiver um backup contínuo e atualizado, qualquer ataque ou falha (até uma queda de energia) pode vir e acabar com tudo o que é importante para o seu negócio.

Os impactos de uma vazamento de dados no laboratório

Agora que já passamos sobre os problemas que o vazamento de dados e a invasão de hackers no sistema podem causar, vamos observar para dentro, em como esse problema pode refletir na rotina dos laboratórios

Uma vez que expor dados sensíveis tanto da empresa, como também dos pacientes é muito mais do que um simples transtorno. Trata-se de um impacto na confiança, nas finanças e até mesmo na reputação do laboratório. 

A confiança dos pacientes com o laboratório é um dos pontos mais importantes e que deve ser prezado. No momento em que alguém escolhe um laboratório para fazer os seus exames, ela não só prioriza um atendimento ágil e preciso, mas também suas informações pessoais e de sua saúde. Um vazamento dos dados dos pacientes, podem colocar essa confiança em risco. 

Fazer um trabalho de reconquistar a confiança perdida também pode ser uma tarefa complicada. Isso porque, o mercado é competitivo e qualquer falha pode ser suficiente para que o paciente procure outro laboratório. 

Um outro problema a ser considerado também é o prejuízo financeiro dos vazamentos de dados. Os valores para recuperar os dados ou consertar  sistemas comprometidos são muito altos. 

Além disso, o tempo de paralisação do laboratório para consertar o que foi comprometido pode gerar perda de receita direta e desgaste com fornecedores, parceiros e pacientes.

O vazamento de dados também pode gerar problemas legais com a LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta como as informações sensíveis devem ser tratadas, armazenadas e protegidas. Quando ocorre um vazamento de dados, além de todos os outros problemas, ocorre também a violação grave da lei.

 Isso pode gerar multas altíssimas, processo jurídicos e a marca pode ficar com a reputação negativa, impactando não só na imagem, mas também na posição do laboratório de análises clínicas no mercado. 

O Autolac pode te ajudar na proteção contra os vazamentos de dados

Agora que já passamos por todos os pontos negativos e problemas que um vazamento de dados pode gerar, existe uma luz no fim do túnel. Equipar seu laboratório com equipamentos, sistemas e serviços de qualidade que priorizam pelo atendimento, suporte e proteção máxima das rotinas do seu laboratório, como o Sistema Autolac, é o caminho.

 O Autolac é um braço direito dos laboratórios de análises clínicas, além de organizar e automatizar as rotinas, ele se preocupa totalmente com a segurança. Abaixo, vamos te contar como o sistema pode te ajudar a blindar o seu laboratório contra vazamentos de dados:

Os backups contínuos podem ajudar a recuperar os dados perdidos com um vazamento. Com o Autolac, principalmente com a nossa solução Cloud, todos os dados são salvos automaticamente e armazenados na nuvem. Assim, o risco de perder as informações e nunca mais conseguir acessá-las diminui.

Além disso, o Autolac apresenta um monitoramento 24 horas, durante os 7 dias da semana. O sistema está sempre sendo supervisionado para identificar possíveis ameaças, correção de vulnerabilidade, correção de possíveis problemas, para que seja possível evitar e solucionar rapidamente problemas que afetem o funcionamento e a segurança do laboratório.

O Autolac também conta com uma equipe técnica do Autolac dedicada a dar o suporte necessário para qualquer intercorrência negativa ou fora do padrão correto. Os especialistas estão prontinhos para ajudar a qualquer momento, solucionar dúvidas e agir em casos de urgência. 

Conclusão

Proteger os dados do seu laboratório pode parecer algo complicado, mas não precisa ser. Com o Autolac, você vai muito além de proteger dados. Você mostra para seus pacientes que está comprometido com a privacidade e a segurança deles, algo que gera confiança e valoriza ainda mais o seu trabalho. O Autolac simplifica tudo! Entre em contato com nosso time comercial e saiba mais!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *