As tecnologias para o gerenciamento de laboratórios de análises clínicas são ferramentas capazes de facilitar todas as operações relacionadas às rotinas laboratoriais, automatizando e modernizando a maioria deles.
Um software para gestão laboratorial completo, inclui sistemas de gerenciamento de demandas e informações, ferramentas de planejamento de recursos integrados, ferramentas de análise e gestão de dados, entre outras funcionalidades.
Embora seja possível executar manualmente a maioria das operações envolvidas no gerenciamento laboratorial, por que vale a pena investir em soluções tecnológicas para laboratório?
Se você quer saber mais sobre por que investir em soluções tecnológicas para laboratório, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!
Vantagens de um software para gestão laboratorial
Um sistema de gerenciamento de informações laboratoriais permite o controle efetivo do fluxo de amostras e de dados associados para melhorar a eficiência do laboratório.
Desta forma, um software laboratorial ajuda a padronizar fluxos de trabalho, testes e procedimentos, fornecendo controles precisos do processo.
Os instrumentos podem ser integrados ao software para automatizar a coleta de dados de teste, garantindo que sejam calibrados e operados adequadamente apenas pela equipe responsável e treinada para isso.
Atualmente, os laboratórios de análises clínicas geram um grande volume de dados importantes. Por isso, o rastreamento de amostras e dos dados de testes associados através do laboratório e o uso desses dados para gerar certificações de análises, relatórios de gerenciamento e outras informações baseadas em materiais reais são importantes para gerenciar e otimizar o laboratório e os negócios que ele suporta.
Os sistemas de gerenciamento de informações laboratoriais evoluíram para controlar o fluxo de trabalho do laboratório, organizar os dados com eficiência e dar suporte aos negócios laboratoriais. Além disso, eles podem orientar e dar suporte à conformidade com normas e regulamentos.
É importante ressaltar que nem todas as ferramentas e softwares laboratoriais são iguais, mas um software bem desenvolvido ajudará a impulsionar a eficiência dentro do laboratório e a integrá-lo a funções comerciais mais amplas. As principais vantagens de um software laboratorial incluem:
- Definição e aplicação de fluxos de trabalho padronizados, garantindo que os procedimentos sejam sempre seguidos;
- Eliminação de erros de transcrição através da integração de instrumentos;
- Integração entre diversos setores para aumentar a eficiência do processo;
- Redução das despesas gerais de gerenciamento e de geração de relatórios do laboratório, mantendo um único repositório eletrônico para todos os dados operacionais e tornando o laboratório sem papel uma realidade;
- Redução de custos e aumento a produtividade através de um trabalho mais eficiente;
- Suporte à conformidade regulamentar, entre outras.
Embora nem todas as organizações tenham que trabalhar com diretrizes ou padrões regulatórios específicos, muitos recursos dos softwares laboratoriais são projetados para oferecer suporte à conformidade e são relevantes para a maioria dos laboratórios. Esses recursos incluem:
- Aplicação de procedimentos operacionais padrão para garantir repetibilidade;
- Gerenciamento de treinamento e competência da equipe;
- Manutenção e calibração adequada dos instrumentos;
- Gerenciamento de estoque e suprimentos;
- Rastreando e gerenciando o local das amostras;
- Gerenciamento de ações corretivas e preventivas como parte do ciclo de melhoria da qualidade, entre outros.
10 motivos para investir em soluções tecnológicas para laboratório
1. Eliminação de erros laboratoriais
Eliminar os erros é a primeira e mais importante característica do software laboratorial!
Sendo o gerenciamento do laboratório um processo tedioso que envolve muitos estágios, a probabilidade de incompatibilidade de dados, leituras incorretas e atualizações erradas são maior quando tratadas manualmente.
Portanto, um sistema automatizado como pode ajudar bastante a garantir a precisão dos registros.
2. Acesso centralizado aos dados do laboratório
O software laboratorial amplia a facilidade de acesso aos registros e relatórios dos pacientes.
Assim, qualquer referência ou verificação dos detalhes do paciente pode ser feita rapidamente, ou compartilhada com médicos, técnicos e outros instantaneamente. Além disso, a ferramenta atualiza automaticamente valores críticos e situações de crise, garantindo assim atenção imediata aos casos exigentes.
3. Integração aos instrumentos laboratoriais
As análises e testes realizados em instrumentos clínicos podem ser diretamente vinculados ao software.
A ferramenta deve obter automaticamente os resultados dos testes do instrumento e armazená-los em seu banco de dados primário, que pode ser compartilhado, revisado e mantido a qualquer momento.
Isso elimina completamente a necessidade de manuseio manual, com chances muito altas de erros e que consome muito tempo.
4. Satisfação e atualizações instantâneas para os pacientes
Sem precisar ir e voltar para obter os resultados dos testes laboratoriais, os pacientes são atualizados automaticamente por meio de mensagem instantânea ou e-mail, conforme preferirem.
Os resultados dos testes são enviados como mensagem ou como anexo em PDF. O software também mantém os pacientes informados sobre o andamento dos testes laboratoriais de tempos em tempos, o que os ajuda a ganhar confiança e afirmar sobre o progresso.
5. Rastreamento de amostras laboratoriais
O software laboratorial inicia um histórico das amostras desde o momento em que a amostra é coletada dos pacientes.
Os registros mantidos incluem relatórios clínicos, informações fenotípicas, localização do congelador, entre outros. Em muitos casos, o local do congelador é alimentado em detalhes, de modo que a linha, coluna, caixa e prateleira sejam especificadas com precisão.
A ferramenta mantém um histórico completo de todos os ciclos de congelamento e descongelamento aos quais a amostra é submetida, detalhes do centro de coleta, clínico e técnico do laboratório que manipulou a amostra, rastreamento de movimento da amostra e assim por diante.
Com essas informações, o software laboratorial garante que, no final, a amostra não será incompatível ou perdida em nenhum momento durante todo o curso do processo.
6. Mais agilidade para o laboratório
O tempo total necessário é reduzido desde o início, ou seja, desde quando a amostra é coletada até quando os resultados forem compartilhados com os pacientes ou médicos para procedimentos adicionais.
O manuseio manual é diminuído, reduzindo o erro e a necessidade de verificação cruzada em vários pontos.
O software laboratorial também gerencia e calibra automaticamente os instrumentos conectados a ele e atualiza automaticamente em caso de leituras ou relatórios alarmantes. E tudo isso melhora o tempo de resposta geral de todo o processo.
7. Fluxo de trabalho laboratorial sem complicações
O software laboratorial automatiza o fluxo de trabalho e a manutenção de registros, economizando muito mais tempo.
Conforme você codifica os processos com o software laboratorial, ele instrui sobre qual instrumento deve ser usado a seguir, qual técnico deve lidar com o processo na fase seguinte, e assim por diante.
Portanto, a intervenção manual para instruir ou direcionar o movimento e rastreamento de registros é amplamente eliminada. Em outras palavras, o software laboratorial gerencia e atribui trabalhos ao técnico do laboratório e torna o processo livre de problemas em geral.
8. Fluxo de trabalho laboratorial mais rápido
O software laboratorial permite o acesso perfeito aos médicos e pacientes com seus respectivos canais de login.
Ele possui modelos predefinidos para gerar e enviar resultados para pacientes e relatórios para o laboratórios. Além disso, também é fácil fazer análises comparativas com a conveniência de compará-las com resultados anteriores e histórico do paciente, facilitando o fluxo de trabalho mais rápido em geral, já que o paciente demandará menos ao laboratório.
9. Aumento da produtividade do laboratório
O software laboratorial aumenta a produtividade e, portanto, atua de maneira muito vantajosa.
Automaticamente, os resultados dos testes de laboratório são compartilhados entre os usuários e o histórico do paciente pode ser rapidamente acessado.
Os relatórios são sincronizados permitindo o acesso rápido. Em casos de anormalidades, atualizações e alertas automáticos são gerados sem a necessidade de intervenção manual.
O software também permite a assinatura digital e reduz o tempo de espera para a aprovação de um documento físico.
10. Melhor controle de qualidade laboratorial
Durante o curso dos testes, as análises acionadas por máquinas permanecem sujeitas a alterações que podem exigir ajustes e calibrações.
Com a ajuda de eficazes medidas de controle de qualidade, identificar essas variações se torna um processo muito mais fácil!
De forma simplificada, o controle de qualidade oferecido pelo software laboratorial ajuda a garantir a exatidão e a precisão dos dados. Além disso, os resultados são armazenados em um banco de dados e podem ser comparados com os resultados reais, permitindo o controle completo sobre os desvios ou erros, quando houver.
Com um software para a gestão de laboratórios de análises clínicas, as acreditações laboratoriais se tornam bem mais acessíveis, já que qualidade dos resultados e o fluxo de trabalho são garantidos por meio da tecnologia.
Gostou de saber mais sobre por que investir em soluções tecnológicas para laboratório? Então não deixe de conferir o conteúdo sobre como escolher um software de fácil implementação para laboratórios!