Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Por que investir em soluções tecnológicas para laboratório?

Por que investir em soluções tecnológicas para laboratório?

As tecnologias para o gerenciamento de laboratórios de análises clínicas são ferramentas capazes de facilitar todas as operações relacionadas às rotinas laboratoriais, automatizando e modernizando a maioria deles.

Um software para gestão laboratorial completo, inclui sistemas de gerenciamento de demandas e informações, ferramentas de planejamento de recursos integrados, ferramentas de análise e gestão de dados, entre outras funcionalidades.

Embora seja possível executar manualmente a maioria das operações envolvidas no gerenciamento laboratorial, por que vale a pena investir em soluções tecnológicas para laboratório?

Se você quer saber mais sobre por que investir em soluções tecnológicas para laboratório, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema! 

Vantagens de um software para gestão laboratorial

Vantagens de um software para gestão laboratorial

Um sistema de gerenciamento de informações laboratoriais permite o controle efetivo do fluxo de amostras e de dados associados para melhorar a eficiência do laboratório.

Desta forma, um software laboratorial ajuda a padronizar fluxos de trabalho, testes e procedimentos, fornecendo controles precisos do processo.

Os instrumentos podem ser integrados ao software para automatizar a coleta de dados de teste, garantindo que sejam calibrados e operados adequadamente apenas pela equipe responsável e treinada para isso.

Atualmente, os laboratórios de análises clínicas geram um grande volume de dados importantes. Por isso, o rastreamento de amostras e dos dados de testes associados através do laboratório e o uso desses dados para gerar certificações de análises, relatórios de gerenciamento e outras informações baseadas em materiais reais são importantes para gerenciar e otimizar o laboratório e os negócios que ele suporta.

Os sistemas de gerenciamento de informações laboratoriais evoluíram para controlar o fluxo de trabalho do laboratório, organizar os dados com eficiência e dar suporte aos negócios laboratoriais. Além disso, eles podem orientar e dar suporte à conformidade com normas e regulamentos.

É importante ressaltar que nem todas as ferramentas e softwares laboratoriais são iguais, mas um software bem desenvolvido ajudará a impulsionar a eficiência dentro do laboratório e a integrá-lo a funções comerciais mais amplas. As principais vantagens de um software laboratorial incluem:

  • Definição e aplicação de fluxos de trabalho padronizados, garantindo que os procedimentos sejam sempre seguidos;
  • Eliminação de erros de transcrição através da integração de instrumentos;
  • Integração entre diversos setores para aumentar a eficiência do processo;
  • Redução das despesas gerais de gerenciamento e de geração de relatórios do laboratório, mantendo um único repositório eletrônico para todos os dados operacionais e tornando o laboratório sem papel uma realidade;
  • Redução de custos e aumento a produtividade através de um trabalho mais eficiente;
  • Suporte à conformidade regulamentar, entre outras.

Embora nem todas as organizações tenham que trabalhar com diretrizes ou padrões regulatórios específicos, muitos recursos dos softwares laboratoriais são projetados para oferecer suporte à conformidade e são relevantes para a maioria dos laboratórios. Esses recursos incluem:

  • Aplicação de procedimentos operacionais padrão para garantir repetibilidade;
  • Gerenciamento de treinamento e competência da equipe;
  • Manutenção e calibração adequada dos instrumentos;
  • Gerenciamento de estoque e suprimentos;
  • Rastreando e gerenciando o local das amostras;
  • Gerenciamento de ações corretivas e preventivas como parte do ciclo de melhoria da qualidade, entre outros.
10 motivos para investir em soluções tecnológicas para laboratório

10 motivos para investir em soluções tecnológicas para laboratório

1. Eliminação de erros laboratoriais

Eliminar os erros é a primeira e mais importante característica do software laboratorial!

Sendo o gerenciamento do laboratório um processo tedioso que envolve muitos estágios, a probabilidade de incompatibilidade de dados, leituras incorretas e atualizações erradas são maior quando tratadas manualmente.

Portanto, um sistema automatizado como pode ajudar bastante a garantir a precisão dos registros.

2. Acesso centralizado aos dados do laboratório

O software laboratorial amplia a facilidade de acesso aos registros e relatórios dos pacientes.

Assim, qualquer referência ou verificação dos detalhes do paciente pode ser feita rapidamente, ou compartilhada com médicos, técnicos e outros instantaneamente. Além disso, a ferramenta atualiza automaticamente valores críticos e situações de crise, garantindo assim atenção imediata aos casos exigentes.

3. Integração aos instrumentos laboratoriais

As análises e testes realizados em instrumentos clínicos podem ser diretamente vinculados ao software.

A ferramenta deve obter automaticamente os resultados dos testes do instrumento e armazená-los em seu banco de dados primário, que pode ser compartilhado, revisado e mantido a qualquer momento.

Isso elimina completamente a necessidade de manuseio manual, com chances muito altas de erros e que consome muito tempo.

4. Satisfação e atualizações instantâneas para os pacientes

Sem precisar ir e voltar para obter os resultados dos testes laboratoriais, os pacientes são atualizados automaticamente por meio de mensagem instantânea ou e-mail, conforme preferirem.

Os resultados dos testes são enviados como mensagem ou como anexo em PDF. O software também mantém os pacientes informados sobre o andamento dos testes laboratoriais de tempos em tempos, o que os ajuda a ganhar confiança e afirmar sobre o progresso. 

5. Rastreamento de amostras laboratoriais

O software laboratorial inicia um histórico das amostras desde o momento em que a amostra é coletada dos pacientes.

Os registros mantidos incluem relatórios clínicos, informações fenotípicas, localização do congelador, entre outros. Em muitos casos, o local do congelador é alimentado em detalhes, de modo que a linha, coluna, caixa e prateleira sejam especificadas com precisão.

A ferramenta mantém um histórico completo de todos os ciclos de congelamento e descongelamento aos quais a amostra é submetida, detalhes do centro de coleta, clínico e técnico do laboratório que manipulou a amostra, rastreamento de movimento da amostra e assim por diante.

Com essas informações, o software laboratorial garante que, no final, a amostra não será incompatível ou perdida em nenhum momento durante todo o curso do processo.

6. Mais agilidade para o laboratório

O tempo total necessário é reduzido desde o início, ou seja, desde quando a amostra é coletada até quando os resultados forem compartilhados com os pacientes ou médicos para procedimentos adicionais.

O manuseio manual é diminuído, reduzindo o erro e a necessidade de verificação cruzada em vários pontos.

O software laboratorial também gerencia e calibra automaticamente os instrumentos conectados a ele e atualiza automaticamente em caso de leituras ou relatórios alarmantes. E tudo isso melhora o tempo de resposta geral de todo o processo.

7. Fluxo de trabalho laboratorial sem complicações

O software laboratorial automatiza o fluxo de trabalho e a manutenção de registros, economizando muito mais tempo.

Conforme você codifica os processos com o software laboratorial, ele instrui sobre qual instrumento deve ser usado a seguir, qual técnico deve lidar com o processo na fase seguinte, e assim por diante.

Portanto, a intervenção manual para instruir ou direcionar o movimento e rastreamento de registros é amplamente eliminada. Em outras palavras, o software laboratorial gerencia e atribui trabalhos ao técnico do laboratório e torna o processo livre de problemas em geral.

8. Fluxo de trabalho laboratorial mais rápido

O software laboratorial permite o acesso perfeito aos médicos e pacientes com seus respectivos canais de login.

Ele possui modelos predefinidos para gerar e enviar resultados para pacientes e relatórios para o laboratórios. Além disso, também é fácil fazer análises comparativas com a conveniência de compará-las com resultados anteriores e histórico do paciente, facilitando o fluxo de trabalho mais rápido em geral, já que o paciente demandará menos ao laboratório.

9. Aumento da produtividade do laboratório

O software laboratorial aumenta a produtividade e, portanto, atua de maneira muito vantajosa.

Automaticamente, os resultados dos testes de laboratório são compartilhados entre os usuários e o histórico do paciente pode ser rapidamente acessado.

Os relatórios são sincronizados permitindo o acesso rápido. Em casos de anormalidades, atualizações e alertas automáticos são gerados sem a necessidade de intervenção manual.

O software também permite a assinatura digital e reduz o tempo de espera para a aprovação de um documento físico.

10. Melhor controle de qualidade laboratorial

Durante o curso dos testes, as análises acionadas por máquinas permanecem sujeitas a alterações que podem exigir ajustes e calibrações.

Com a ajuda de eficazes medidas de controle de qualidade, identificar essas variações se torna um processo muito mais fácil!

De forma simplificada, o controle de qualidade oferecido pelo software laboratorial ajuda a garantir a exatidão e a precisão dos dados. Além disso, os resultados são armazenados em um banco de dados e podem ser comparados com os resultados reais, permitindo o controle completo sobre os desvios ou erros, quando houver.

Com um software para a gestão de laboratórios de análises clínicas, as acreditações laboratoriais se tornam bem mais acessíveis, já que qualidade dos resultados e o fluxo de trabalho são garantidos por meio da tecnologia.

Gostou de saber mais sobre por que investir em soluções tecnológicas para laboratório? Então não deixe de conferir o conteúdo sobre como escolher um software de fácil implementação para laboratórios!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *