5 passos para reduzir custos no seu laboratório

No atual cenário de crise e intensa concorrência, reduzir custos operacionais de um negócio é um fator de alta relevância — e essa prática pode se tornar vital para as empresas no mercado.

Economizar recursos consiste em melhorar a sua distribuição e estar preparado para eventualidades, dando a oportunidade de investir em serviços e estruturas que trarão mais benefícios para o negócio.

No entanto, muitas dificuldades são encontradas no setor de gestão de custos. Por isso, selecionamos algumas informações sobre a importância de manter uma estrutura de custos mínima na sua empresa, apresentando 5 dicas para ajudá-lo a reduzir custos do seu laboratório.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A importância de reduzir custos

Para manter a saúde organizacional de um laboratório, é fundamental ter um eficiente controle de custos. Afinal, é justamente com a redução dos gastos que os lucros do negócio começam a expandir, o que gera diversos benefícios à empresa.

Se você tem custos muito altos, consequentemente oferecerá serviços mais caros para cobrir os gastos das operações — que muitas vezes excedem o da concorrência. Ao reduzi-los, você pode oferecer melhores condições e serviços de qualidade, ganhando mais espaço no mercado.

Para isso, é necessário ter disciplina e avaliar com frequência os procedimentos financeiros, além de organizá-los em planilhas e buscar oportunidades de investimentos para melhorar a rentabilidade e a competitividade da empresa — a fim de crescer de forma sustentável.

Para realizar a gestão de custos da melhor forma possível é necessário conhecer as diversas possibilidades, fazer as adaptações necessárias e aplicar, avaliar e implementar as melhorias sempre que possível, de acordo com as particularidades de cada empresa.

Diante disso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a reduzir os custos do seu laboratório. Confira a seguir!

5 dicas para reduzir custos no laboratório

1. Identificar gargalos e desperdícios de materiais

Identificar e administrar corretamente as dificuldades e os desperdícios de materiais disponíveis é um fator importante para o bom andamento do seu negócio.

Primeiramente, é imprescindível planejar o gasto que você terá com todos os materiais utilizados no laboratório e estabelecer um limite rigoroso sobre a utilização e o consumo deles, adotando métodos de controle e organização de estoque para evitar desperdícios e, consequentemente, reduzir custos.

O desperdício limita a possibilidade de gratificações e benefícios, por isso é preciso conscientizar os colaboradores sobre a importância do reaproveitamento dos insumos e da economia — além de investir em compras de equipamentos mais eficientes e em práticas que ajustem o consumo de energia elétrica ou a utilização de papel, por exemplo.

2. Otimizar e automatizar processos

Otimizar e automatizar os processos é uma prática essencial para a redução de custos. Ela permite aperfeiçoar os métodos de trabalho e alcançar melhores resultados na execução das tarefas.

A otimização e automatização dos processos garantem não apenas que as atividades sejam realizadas mais rapidamente, mas que as análises laboratoriais sejam feitas de maneira mais eficiente. Se os processos não estiverem ajustados e não forem realizados de forma ágil e eficiente, os procedimentos do laboratório podem ficar comprometidos e, como resultado, refletir nos custos.

3. Melhorar o processo de compras

Por meio do mapeamento dos processos internos e das operações é possível melhorar a etapa de compras do laboratório. Estabelecer um plano de metas é uma excelente opção para determinar um parâmetro dos resultados e definir o que deve ser comprado.

Outro fator importante diz respeito à gestão de estoque. Se você monitorar adequadamente tudo o que entra e sai do estoque, não vai adquirir itens em excesso. Essa projeção eficiente da quantidade comprada resultará em mais economia para o seu laboratório.

A fim de eliminar os gastos desnecessários, o gestor precisa estar ciente de tudo o que acontece dentro da sua empresa para visualizar os pontos fortes e fracos do negócio e investir apenas em produtos de qualidade e baixo preço.

4. Terceirizar serviços

Uma boa opção também para diminuir custos — tanto operacionais quanto administrativos — é encontrar parceiros que ofereçam serviços com o melhor custo-benefício. Isso reduz significativamente o valor dos encargos que são pagos, resultando em economia para a empresa e contribuindo para o crescimento dos associados.

Além disso, terceirizar os serviços faz com que você adquira produtos e serviços de qualidade, com melhores preços e que ofereçam operações que agilizam suas atividades.

5. Investir em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada na rotina dos profissionais da saúde. Afinal, executar e gerir todos os processos manualmente é quase impossível.

Investir em um sistema de gestão para laboratórios é uma ótima opção para manter o controle das despesas e receitas do laboratório — além, é claro, de reduzir os custos. Um sistema de gestão facilita a administração dos processos e melhora os serviços prestados, auxiliando no gerenciamento eficiente dos custos.

Vale salientar que, devido ao avanço da tecnologia, existem inúmeras opções de softwares no mercado com diversas funcionalidades. Portanto, é essencial conhecer as necessidades do seu negócio para escolher o sistema mais adequado.

Empresas com ferramentas modernas, como a Autolac, oferecem serviços com processos automatizados, que possibilitam mais agilidade e segurança na liberação dos seus resultados de exames. Além disso, é possível melhorar a produtividade da equipe, a satisfação do cliente e o faturamento da empresa.

Esses sistemas permitem o controle de procedimentos do laboratório de modo ágil e eficiente, e transformam os resultados do seu laboratório em soluções integradas, inteligentes e totalmente personalizáveis.

Por fim, diversas vantagens são proporcionadas com a diminuição dos custos: aumento da rentabilidade, competitividade no mercado, disponibilidade de capital, mais controle e mais eficiência nos processos.

Portanto, gerir os custos no seu laboratório com o objetivo de reduzi-los é essencial para o funcionamento eficaz do seu negócio. Nesse sentido, não se esqueça de contar com a ajuda de recursos tecnológicos que otimizam o seu trabalho, melhoram o desempenho das atividades e auxiliam na gestão de custos.

Agora que você já conhece nossas principais dicas para reduzir custos no seu laboratório, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mails!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *