Como deve ser a estrutura de um laboratório de análises clínicas?

Em razão das particularidades desse tipo de empreendimento, a estrutura de um laboratório de análises clínicas demanda a presença de uma série de elementos.

Desde os equipamentos necessários para a realização dos procedimentos até a adequação das instalações físicas, tudo deve ser devidamente pensado não só para atender bem os pacientes, mas para cumprir as inúmeras regulamentações a que os laboratórios estão sujeitos.

Como sabemos que gerir um laboratório toma bastante tempo, resolvemos facilitar as coisas para você e elaborar um post mostrando aquilo que é mais importante para compor a estrutura desse tipo de negócio. Acompanhe!

O que é mais importante na estrutura física de um laboratório?

A estrutura física de um laboratório é, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes para o sucesso do empreendimento.

Dispor de instalações adequadas para os serviços, além de ser um dos fatores que mais impactam na satisfação do usuário, também está relacionado com o cumprimento das normas e regulamentações impostas pelo poder público.

Nesse sentido, existem itens que merecem a atenção dos líderes e gestores da empresa, pois são determinantes para os bons resultados e para a atuação regular. Como exemplos, podemos citar:

Recepção

A recepção é como um cartão de visita do seu laboratório. Logo, é imprescindível que esse ambiente seja devidamente pensado para acolher bem os destinatários dos serviços.

Inicialmente, a estrutura que se espera de uma recepção é aquela em que o conforto e a organização estejam presentes. Desse modo, é fundamental que o espaço seja adequado e suficiente para comportar o volume de atendimentos que o laboratório realiza diariamente.

O fato é que uma recepção apertada, na qual os clientes tenham que aguardar em pé, por exemplo, pode ser extremamente prejudicial para a imagem do negócio ao prejudicar a experiência dos usuários.

Outro ponto crucial para compor uma recepção eficiente é contar com a quantidade ideal de profissionais. Isso agiliza as interações no balcão, reduzindo o tempo de espera e a aglomeração de pessoas no ambiente.

Do mesmo modo, empregar recursos tecnológicos que auxiliem o trabalho dos colaboradores é, de longe, um dos pontos-chave para compor uma recepção ágil, moderna e organizada.

Salas específicas para exames e análises

Um laboratório também deve contar com espaços adequados para a realização dos serviços. As especificidades das atividades do laboratório exigem instalações adaptadas às necessidades dos procedimentos que ali serão realizados. Nesse sentido, fatores como os seguintes devem ser levados em consideração:

Todos esses quesitos têm um papel fundamental na qualidade dos exames realizados no local, já que as condições externas podem interferir na precisão das análises, especialmente quando dificultam o trabalho dos profissionais que ali atuam.

Além disso, existem algumas condições obrigatórias para as instalações de um laboratório de análises:

  • sanitários separados para clientes e funcionários;
  • copa;
  • sala de espera e registro de pacientes;
  • paredes brancas ou em cores neutras, revertidas com tinta acrílica;
  • luzes claras (em tonalidade branca) e ventilação;
  • sala para coleta;
  • sala de preparo de soluções;
  • laboratório de emergência;
  • sala de preparo de reagentes;
  • sala para extração de ácidos nucleicos;
  • sala de PCR;
  • sala de revelação de géis.

Quais equipamentos não podem faltar?

O aparato instrumental, isto é, os equipamentos e dispositivos necessários para os procedimentos, também é um fator de grande importância para o correto funcionamento do empreendimento.

Hoje, com a sofisticação dos métodos de análise e a crescente dependência de recursos informatizados, os laboratórios de ponta necessitam dispor dos equipamentos necessários não só para o atendimento das demandas dos pacientes, mas também para as rotinas internas, administrativas, as quais são elementares para a boa organização, agilidade e competitividade da empresa.

Na era da informação, cada vez mais os computadores e dispositivos automatizados se tornam peças indispensáveis nos negócios. No caso do laboratório, essas ferramentas são a base para uma grande variedade de processos.

Desde o cadastramento dos clientes na recepção até o suporte a outros dispositivos de análise, os computadores e softwares podem auxiliar. Os resultados obtidos pela avaliação feita por máquinas, por exemplo, podem ser apresentados na tela, otimizando o processo de análise do profissional.

De modo geral, os computadores auxiliam em diferentes frentes do laboratório ao facilitar a manipulação de informações. Além deles, existem outros equipamentos e objetos altamente necessários para as rotinas do laboratório, tais como:

  • autoclave;
  • balanças;
  • agitador orbital;
  • centrífuga clínica;
  • microscópio;
  • racks para tubos e microtubos;
  • contador de células;
  • termômetros;
  • estufa;
  • pipetas;
  • centrífuga sorológica, entre outros.

Os recursos humanos também são importantes?

Sem dúvidas, os recursos humanos de um laboratório têm um papel decisivo sobre os resultados do empreendimento. Por essa razão, escolher bem os colaboradores é uma medida altamente estratégica para garantir a boa prestação dos serviços.

A escolha dos membros da empresa deve seguir os parâmetros ideais para cada função a ser desempenhada pelo indivíduo. Os profissionais da recepção, por exemplo, devem ser escolhidos com base em critérios relacionados à interação humana.

Nesse sentido, avaliar a eficiência da comunicação do colaborador, a humanidade, civilidade e paciência é imprescindível para compor uma equipe capaz de atender da melhor maneira possível os clientes.

De forma semelhante, os profissionais ligados diretamente às rotinas analíticas do laboratório também precisam ser bem selecionados. Em razão do caráter técnico das atividades, avaliar as habilidades, experiências e formações desses profissionais é um fator de suma relevância para que o negócio consiga imprimir uma alta qualidade nos seus procedimentos, reduzindo a probabilidade de ocorrência de erros.

É importante mencionar também a importância dos profissionais ligados às rotinas administrativas. Afinal, como em qualquer tipo de empresa, um laboratório também possui expedientes administrativos relacionados às finanças, ao fisco e ao RH, principalmente.

A estrutura de um laboratório de análises clínicas de qualidade depende da presença de uma série de fatores. Ao longo deste post citamos aqueles que têm mais relevância para o sucesso geral do empreendimento. Esteja sempre em busca de melhorias e inovações na sua empresa, pois esse é o caminho para uma atuação regular e competitiva.

Gostou deste post? Tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar suas impressões? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *